quarta-feira, 22 de maio de 2013

As Astromélias estão no auge



Em Portugal, estamos em plena Primavera, e há flores e  mais flores, por todo o lado; quer nos montes, nas serras, nas beiras dos caminhos, nos campos e nos jardins, e até, imaginem...em cima dos telhados das casas velhas!

Dentre as muitas, hoje quero apresentar aqui uma flor - a Astromélia -  que está no seu auge. É uma flor cultivada quer em campos ou jardins, e que tem uma beleza e uma variedade de cores extraordinárias.

Não são flores da minha infância, nem nada que se pareça, pois delas, apenas guardo memória da decada dos anos noventa.Creio ter sido nessa altura que terão sido introduzidas em Portugal, vindas de fora.Recordo que o bouquet de noiva da minha nora Teresa, era composto com astromélias de tons suaves.A partir daí, elas começaram a ver-se mais por cá,mas creio que mais importadas, do que cultivadas.Hoje, aqui perto em Morelena, onde o meu irmão é Pastor da Casa de Oração da Igreja Baptista, as astromélias são cultivadas  nos jardins das casas das famílias que frequentam a Casa de Oração.
Ontem, estive lá, no Culto festivo da celebração dos oitenta e oito anos  como Igreja, e o templo estava ornamentado duma forma belíssima, com oito arranjos de Astromélias lindíssimas.Simplesmente, um encanto! Lamentávelmente, não tinha comigo a máquina fotográfica, pois caso contrário, teria muito gosto de vo-las apresentar aqui.
Tambem ontem, colhi no jardim da casa da aldeia um ramo de astromélias em tons de rosa suave, e coloquei-as  na campa onde a minha mãe descansa. Ficou linda, a jarra.

Para aqueles a quem possa interessar, aqui deixo alguma informação sobres estas lindas flores:
 Fonte da imagem:www.mundodeflores.com -

«As Astromélias são originárias do Brasil, Chile e Peru. Apesar de seu nome não muito atrativo, são de uma beleza ímpar. Suas flores lembram os lírios e é por esse motivo que em muitos lugares são conhecidas por “miniaturas de lírios”. Outra particularidade das Astromélias é que suas flores são “torcidas” na base – ou seja, o que parece ser a pétala superior, na verdade, é a inferior (como se estivéssemos as olhando de cabeça para baixo).

O significado das Astromélias, independente de sua cor, é amizade eterna e felicidade plena. Ou seja, são flores ideais para presentear em quaisquer ocasiões – para acompanhar o presente de aniversário de um amigo querido ou mesmo para ajudar o compor um presente com flores de agradecimento ou saudade.

 Cultivo das Astromélias

 Fonte da Imagem: www.MySweets4u.com

As astromélias  adaptam-se  muito bem ao sol pleno. Entretanto, é melhor cultivada em meia-sombra. O solo deve ser húmido e fértil – com adubações regulares. Ou seja, não são muito tolerantes com estações muito frias e/ou secas.
Quando em solo propício, muitas vezes elas é considerada uma praga, pois seu crescimento é muito rápido e ela se alastra com muita facilidade – chegando ao ponto de “abafar” o crescimento de outras espécies de flores. (http://www.flores-online.com)

3 comentários:

Maria disse...

Parabéns pelo aniversário da amada igreja de Morelena. Que Deus sempre lhe acrescente crentes fiéis.

As astromélias são lindas. Não conhecia o nome, mas já gostava delas.

Beijos.

esperança disse...

Olá maninha querida, que estejas bem, assim como todos os que amas.

O teu poste de hoje foi útil para mim, pois gosto muito destas flores e não sabia o nome delas. Costumo dizer que são as primas humildes, das orquídeas. Ainda há dias, eu e o João Pedro falávamos nisso. Estavam á venda numa florista junto á esplanada aonde vamos tomar o café e ler o jornal. São lindas!!! E o melhor que elas têm é que duram muito…Uma senhora amiga, tinha-as no jardim e de vez em quando levava-me um ramo para enfeitar a minha lojinha. (que já não tenho). Eu ficava encantada e a D. Fernanda dizia: Isto é uma praga, D. Esperança. Achei graça tu escreveres isso no teu poste.


Lilasesazuis disse...

Viviana, são originárias também do Brasil? Nossa, quase que não vejo essa flor por aqui. E eu nem sabia que tinham esse nome.

Vou observar mais nas floriculturas, pois aqui onde moro, não há flores nas ruas...o povo da cidade não tem esse carinho, de florir as ruas...

Tenha um lindo dia,

beijinhos,

Lígia e =^^=