terça-feira, 28 de maio de 2013

Planta Portuguesa muito rara salva de Extinção



Leuza Longifolia - Fonte da imagem: obotanicoaprendiznaterradosespantos.blogspot.com 

A Leuzea longifolia é tão rara que nem nome comum tem, por isso lhe chamam apenas Leuzea. Mas esta planta endémica em Portugal - não existe em mais  sítio nenhum no mundo.  apenas se encontra em três locais muito delimitados do território continental, ela  está hoje,  no centro de uma história com um desfecho feliz.

Em risco de extinção, esta planta de cores delicadas, que lembra uma pequena alcachofra, passa a ter a partir de agora  um espaço de reserva  lhe foi propositadamente dedicado. Trata-se de uma microreserva  da Quercus -  A Quercus  - Associação Nacional de Conservação da Natureza, é uma Onga portuguesa fundada em 1985 na cidade de Braga -  criada na região de Leiria, na área designada  Sítio de Importância Comunitária Azabuxo - Leiria, no âmbito da Rede Nacional da União Europeia.
Mas, para chegar a este "final feliz", como lhe chama a Quercus, houve que passar antes pela boa surpresa da descoberta da planta naquela zona, mas também por momentos de alta tensão em que a população de Leuzea poderia pura e simplesmente ter desaparecido do local.
"Foi um processo longo, que chegou a envolver a GNR (GuardaNacional Republicana), para travar a plantação de um eucaliptal na zona", lembra Paulo Lucas  dirigente nacional da Quercus. Mas tudo desembocou num final feliz, no ano passado, quando a organização ambientalista  chegou a acordo com o proprietário do terreno que acedeu vender a parcela onde agora nasce a microrrserva .

Fonte da imagem. obotanicoaprendiznaterradosespantos.blogspot.com 
Assim se assegura a sobrevivência a uma população de cerca de mil plantas desta espécie rara, da qual só se conhecem mais duas populações. uma na Ota e outra perto de Loures. Esta planta foi descoberta na década de 90, num pinhal, na região de Leiria, por a bióloga Dalila  Espírito Santo. No passado dia 22, dia da Biodiversidade, a bióloga  que a identificou, as autoridades locais, o Secretário de Estado das Florestas e o anterior proprietário do terreno, celebraram no local o final feliz para a Leuzea  e para a biodiversidade.
   (No Diário de Notícias  - Filomena Alves)

Como amante da Natureza,  das plantas e flores, muito me alegro e regozijo com este belo e significativo acontecimento. Desejo á Leueza longifolia  uma excelente reprodução e muito carinho e apoio de todos os portugueses.
Ela é uma riqueza Nacional!



4 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.
Ainda bem que tudo correu pela melhor forma para salvar a Leuzea.

Ao olhar o post lembrei que a leuzea é como (certas) pessoas, de pequena estatura, quase não se dá por ela, no entanto (parece) é portadora de rara beleza e de grande importância.

Viviana, tenha uma tranquila e solarenga tarde.
Abraços.

Avozinha disse...

Lembro-me bem de, nos anos 80, eu andar com a Viviana e o pessoal da igreja por montes e vales na Maceira e a Viviana encontrar uma florinha que nos disse que estava em extinção. Creio que se chamava "boca de lobo" ou algo parecido. Lembra-se? Nunca mais esqueci!

Viviana disse...

Querida Rosa

Sei que ficou contente...

Quem ama e protege a natureza, como a Rosa, dá o devido valor ás "pequenas" flores do campo!

Já combinámos aqui em casa que amanhã se Deus quiser, como é a Folga do Zé, vamos até Loures ver se encontramos por lá a Leuzea.

Vai ser bom.

Um beijo
Viviana

Viviana disse...

Querida Eunice

Tenho uma ideia, sim.

Creio que encontrámos essa flor ao pé dos moínhos de vento.

Não me recordo bem do nome...

Veja que interessante a sua lembrança.

Enfim...as situações vividas ficam connosco.

Um abraço para si e para o Henrique, meu, e do Pastor Leal
Viviana