quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O Cristão e o Mundo


Fonte da imagem:www.martynlloyd-jones.com  

Para que haja vitória é preciso haver luta. A vida cristã vitoriosa é vitoriosa  porque enfrenta lutas; enfrenta-as triunfalmente. Sem lutas não há vitórias; sem obstáculos não há ascenção.
Uma das barreiras vencidas pela vida cristã triunfante é o mundo. Felizmente, não há inimigos invencíveis para o crente fiel. O Apóstolo Paulo ensina-nos que Deus  permite provações na vida  do cristão, mas juntamente com a prova, comunica-lhe poder para vencê-la.(I Ep. de S. Paulo aos Cor. cap.1o:31) Quem está com Deus em Cristo é que participa desta capacidade que de Deus provém, como Jesus adverte:"...sem mim, nada podeis fazer". Ev. de S. João cap. 15:5) O Apóstolo João afirma que o mundo é vencido pelo homem cuja confiança repousa em Cristo Jesus. (I Ep. de S. João cap.5:4 e 5)

O mundo deve ser encarado como adversário do cristão.

Não os seres humanos propriamente, mas a presente ordem de coisas  e circunstâncias em que o mal dá sempre voz de presença.
Há referências bíblicas, muito claras, ao assunto. Se o mundo é vencido pelo cristão, como diz o texto que nos serve de base, é porque merece ser combatido; se deve ser combatido é porque é  adversário. O Apóstolo João aconselha-nos: "Nã ameis o mundo", e oferece-nos um contraste entre  o cunho mau e passageiro deste mundo e a duração eterna daquele que faz a vontade de Deus: "Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência: aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente". (I Ep. de S. João cap.2:15 a 17). Paulo refere-se  ao mundo chamando-o de "perverso"  e nos recomenda imperativamente:"E não vos conformeis  com este nundo, mas transformai-vos  pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa , agradável e perfeita vontade de Deus". (Ep. de S. Paulo aps Gálatas cap.1:14; Ep. de S. Paulo aos Romanos cap.12:1)

"ESTA, A VITÓRIA QUE VENCE O MUNDO: A NOSSA FÈ"

4 comentários:

Maria disse...

Somos peregrinos...(e que bem a foto o mostra).
Sem dúvida, a vida do crente é vitoriosa, mesmo no meio das adversidades do mundo.

Beijos.

Rosa disse...

" A VITÓRIA QUE VENCE O MUNDO: A NOSSA FÈ"

E só com a Fé, derrubamos muros, transpomos obstáculos, conseguiremos o quase impossível.

Com Fé, olhamos com outros olhos,veremos outras cores, o mundo terá outro encanto,não será necessário luta nem haverá adversário (como isso era bom)

Viviana, boa noite.

Abraços.

Viviana disse...

Querida Mimi

Sim, amiga e irmã querida

Cada dia a luta nos espera...

Porém com Ele...somos mais do que vencedores.

Toda a Glória, ao seu Santo Nome.
Um abraço
Viviana

Viviana disse...

Querida Rosa

"Com Fé, olhamos com outros olhos,veremos outras cores, o mundo terá outro encanto,não será necessário luta nem haverá adversário (como isso era bom)"

Mas é mesmo isso!

Com Fé nEle...a vida vale a pena!
É, até...um presente bonito!

Uma boa noite
Um beijo
Viviana