sábado, 3 de setembro de 2016

Frésia (Freesia Refracta)

Frésia fotografada pelo meu amigo Francisco Clamote - na Serra de Monchique no dia 10/3/2016

 Do Blogue - ( http://obotanicoaprendiznaterradosespantos.blogspot.pt/) - da responsabilidade do meu amigo Francisco Clamote - trouxe esta bela flor, para alegrar os olhos e o espírito dos amigos que por aqui passarem.

Sobre a Frésia:

Erva perene, bulbosa, com bolbo cónico ou ovoide; caule liso, erecto, em geral ramificado, com 15 a 40 cm de altura; folhas (7 a 10) linear-lanceoladas,  erectas, com o nervo central bem visível; flores com tépalas esbranquiçadas, verdes, amareladas ou de cor púrpura; as inferiores com manchas alaranjadas, flores que surgem agrupadas (3 a 10) em inflorescências especiformes, horizontais ou decumbentes; fruto com a forma  de cápsula trilobulada, com a superfície lisa ou papilosa.
Tipo biológico: Geófito;
Família: Iridaceae;
Distribuição: Tal como as restantes espécies do género Freesia (pouco mais que uma dezena) também a Freesia refracta é originária da África austral, e, designadamente, da África do Sul e, à semelhança das suas congéneres, também  é largamente cultivada e utilizada como planta ornamental, encontrando-se, por via desse uso, naturalizada em variadas partes do globo.
Em Portugal, onde as plantas do referido género também são usadas para fins ornamentais, só a Freesia refracta se encontrará naturalizada e ocorrerá apenas no Algarve, Alto Alentejo e Estremadura.. Tal é, pelo menos, o entendimento da Flora Iberica.
Ecologia/habitat: terrenos algo perturbados, com frequência, na proximidade de aglomerados urbanos.
Floração: de Fevereiro a Maio.

( http://obotanicoaprendiznaterradosespantos.blogspot.pt/)

2 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.

Que bom ver um post tão bonito.

Só as flores(natureza) para nos alegrar.



Viviana, um bom e tranquilo fim de semana.

Por aqui, sempre mais do mesmo, a rotina de sempre.

Abraços para todos vós.

Viviana disse...

Querida Rosa

É muito bela esta flor!
E, nascer assim, sem ser semeada ou plantada, no meio da serra ou do pinhal!?
Só mesmo o Criador!

Um abraço
Viviana