domingo, 20 de janeiro de 2019

Porque hoje é Domingo (521)


E Jesus prosseguiu: Um certo homem tinha dois filhos. O mais novo pediu ao pai: "Pai, dá-me a parte da herança que me pertence."  E o pai repartiu os bens pelos dois filhos. Poucos dias depois, o mais novo reuniu tudo que era dele e partiu para uma terra muito distante, onde gastou tudo o que possuía. Depois de ter gasto tudo, e como houve uma fome naquela  região, começou a ter necessidade. Foi pedir trabalho a um homem da região que o mandou para os seus campos guardar porcos. Desejava encher o estômago mesmo  com as bolotas que os porcos comiam, mas ninguém lhas dava. Foi então que caiu em si e pensou: "Tantos trabalhadores  do meu pai têm quanta comida querem e eu estou para aqui a morrer de fome! Vou mas é ter com o meu pai e digo-lhe: Pai, pequei  contra Deus e contra  ti. Já nem mereço ser tu filho, mas aceita-me como um dos teus trabalhadores". Levantou-se e voltou para o pai. Mas ainda ele vinha longe de casa e já o pai o tinha visto. Cheio de ternura, correu para ele, apertou-o nos braços e cobriu-o de beijos. O filho disse-lhe: "Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já nem mereço ser teu filho."  Mas o pai ordenou logo aos empregados: "Tragam depressa o melhor fato e vistam-lho. Ponham-lhe também um anel no dedo e sandálias nos pés. Tragam o bezerro mais gordo e matem-no- Vamos fazer um banquete, porque o meu filho estava morto e voltou a viver, estava perdido e apareceu.."E começaram com a festa.
   Ora o filho mais velho estava no campo. Ao regressar, quando se aproximava ca casa, ouviu a música e as danças. Chamou um dos empregados e perguntou-lhe o que era aquilo. E o empregado disse-lhe: " Foi o teu irmão que voltou e o teu pai matou o bezerro mais  gordo, por ele ter chegado são e salvo." Ao ouvir isto,ficou zangado e nem queria entrar. O pai saiu para o convencer. Mas ele respondeu: "Sirvo-te há tantos anos sem nunca ter desobedecido ás tuas ordens, e não me deste sequer um cabrito para fazer uma festa com os meus amigos.Vem este teu filho, que desperdiçou o teu dinheiro com prostitutas, e mataste logo o bezerro mais  gordo." «Meu filho", respondeu-lhe, "tu estás sempre comigo e tudo o que eu tenho é teu, mas era preciso fazermos uma festa e alegrarmo-nos porque o teu irmão estava morto e voltou a viver, estava perdido e apareceu."»

(Ev. de S. Lucas 15:11 a 32 -na Bíblia para Todos)

2 comentários:

Rosa disse...

«Meu filho", respondeu-lhe, "tu estás sempre comigo e tudo o que eu tenho é teu, mas era preciso fazermos uma festa e alegrarmos-nos porque o teu irmão estava morto e voltou a viver, estava perdido e apareceu."»


É um dos textos Bíblicos que gosto de reler.

A certeza de que, sempre que nos afastamos ou desviamos... e voltamos, ELE, espera-nos de braços abertos e faz festa.

Obrigado, Senhor, por tantas e tantas vezes que nos afastamos, nos distraímos.

Por tantas e tantas vezes que Te rejeitar-mos nos outros...

Pela indiferença, com que lidamos quando elegemos outras "palavras"

Quando esbanjamos a Tua herança e os Teus dons...e Tu continuas aí à nossa espera, pronto a fazer festa.


Boa semana.

Viviana disse...

Querida Rosa:

Lindo! o seu comentário!
Apreciei muito.
O meu abraço
Viviana