segunda-feira, 5 de maio de 2008

Ainda, e mais uma vez... a violência doméstica


O caso que vou apresentar ocorreu na 5ª feira passada no SO (Sala de Observações) da urgência do Hospital de Amadora – Sintra.
A Ana chegou sozinha, sem acompanhante, deitada numa maca, meia adormecida.
A maca foi colocada ao lado das muitas outras que ali estavam, á frente do lugar onde eu estava ao lado da maca do Jorge.
Passado algum tempo chegou um homem grande, musculado e com aspecto de “touro”, que assim que a viu, sorriu e avançou para ela e imediatamente a começou a tratar mal, falando muito alto e gritando com ela, dizendo-lhe palavras desagradáveis que toda a gente podia ouvir e entender perfeitamente.
Começou por dizer-lhe que ela fez mal de tomar todos aqueles comprimidos, ao que ela respondeu com uma voz muito sumida e sofrida, que os tinha tomado porque ele não tinha nada que lhe bater daquela maneira, que tinha a cabeça “cheia de altos” e o corpo todo dorido e magoado.
Ele a “rir” disse-lhe que lhe bateu porque ela merecia e que lhe bateria todas as vezes que fosse preciso.

Todos estavam espantados e revoltados com aquela cena. Enquanto isto, ela só dizia, com uma voz muito sumida: “Deixa-me descansar que estou muito cansada”. Ele continuou insultando-a e disse-lhe: “ Eu não tenho medo de ninguém! Nem de ti, nem da tua mãe nem da polícia!” Ouviste!? E disse-lhe mais: “ Tu ficas aí sozinha, porque eu vou-me embora! Ela respondeu: “Olha que parece mal ires-te embora e deixares aqui a tua mulher sozinha!!” Olha que amanhã estou novamente internada!” Ele ficou furioso, arregalou-lhe os olhos e saiu, foi-se embora.
Eu aproximei-me dela, acariciei-lhe rosto e os cabelos e disse-lhe: Ele foi muito bruto consigo! Ele não tem o direito de fazer isto! Ela olhando-me nos olhos com o ar mais triste deste mundo… disse-me que ele lhe batera muito e pegando na minha mão levou-a á sua cabeça para eu palpar “os altos” que ele lhe tinha feito. Disse ainda que ele a maltratava muitas vezes. Contou-me que estava ali porque tinha tomado 15 comprimidos, porque queria morrer, que só tinha 30 anos mas que queira morrer; que estava muito cansada e farta de sofrer.

Eu respondi-lhe que ela não tinha nada que morrer, que era uma mulher muito linda e deveria ter esperança, que a situação podia mudar e ela ainda vir a ser feliz, que nenhum homem merece que uma mulher queira morrer por causa dele.
Disse-me que era de étnia cigana e ele não, e que tinha casado com ele há três anos mas que estava muito arrependida Perguntei-lhe se tinha filhos e ela disse que tinha um rapaz com 15 e uma menina de 13, de um outro casamento anterior.
Eu tentei fazê-la compreender que a vida dela não poderia continuar assim, que um dia destes ele acabaria por matá-la e que portanto ela tinha que sair de junto dele o mais rápido possível. Também lhe disse que um homem que bate numa mulher não merece ter mulher, deve ficar sozinho.
Instrui-a o melhor que eu pude, sobre como ela deveria fazer para se libertar dele, e ela disse-me que há muito tempo que o quer fazer mas tem medo.
Disse-me ainda que é doente do foro psiquiátrico, e que já esteve várias vezes internada no Hospital Psiquiátrico Miguel Bombarda. Disse que ia pedir ao médico que a atendesse ali na urgência para a mandar internar nesse Hospital, pois ali davam-lhe muito carinho e não queria ir para casa.
Entretanto o Jorge foi chamado para mostrar os exames e ela ali ficou. Quando voltei ela já lá não estava, tinham-na levado para fazer qualquer exame.
Tive pena de não me poder despedir dela e dar-lhe um terno e carinhoso beijo no rosto.
Fiquei arrasada! Toda a gente ali, doentes, acompanhantes, médicos, enfermeiros, auxiliares, e certamente os polícias que estão á entrada da urgência, todos confirmaram os maus tratos infligidos pelo marido àquela mulher! Mas, segundo a recente Lei acabada de sair, o malfeitor não poderá ser preso se não fôr apanhado em flagrante delito. que è o caso deste homem que fica a rir-se e á vontade para bater e maltratar a Ana sempre que quiser. Que raiva!!!

10 comentários:

Anita disse...

Amiga querida que a sua semana seja maravilhosa!
Com muitas flores e alegria nos seus caminhos.
Infelizmente há muitas mulheres como esta Ana, mas a nossa lei é muito permissiva a que homens como este continuem a "pavoniarem-se" por aí como se grandes homens fossem... enfim...
Muitos beijinhos.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

Lou H. Mello disse...

Sendo mulher e serva de Deus, imagino o quanto isso deve ter lhe afetado. Vivemos em um mundo repleto de covardes e suas vítimas espalham-se por aí. Poucos há, dispostos a estender a mão e acariciar-lhes o rosto, como você fez. Parabéns!

Você chegou a ver a postagem da sua homenagem que fiz na Gruta?

Ana Maria disse...

Amiga do coração, li esse texto que vc escreveu e teve a oportunidade de estar com essa mulher; foi como se eu tivesse visto também. Me machuca bastante essas barbaridades. E o tal sujeito ainda fica rodando por ai.
Essa lei!!! Sei não,
mas a lei de Deus não falha.
Viviana, vc é muito importante pra mim.
Fique com Deus.
Beijosssss

BC disse...

Infelizmente, como diz a sua amiga,existem muitas Anas na terra.
Ela infelizmente não é única, o problema é que estas mulheres têm medo de denunciar os companheiros, e isto vai-se tornando num ciclo sem fim!
Depois mexer nestes casos é muito complicado, há que ter certezas e isso ainda faz com que os problemas se vão arrastando mais.
Mas temos que denunciar se soubermos de algo, e as mulheres não podem definitivamente continuar a ter medo...
Fique bem, as melhoras do seu jORGE
bjs

BC disse...

Infelizmente, como diz a sua amiga,existem muitas Anas na terra.
Ela infelizmente não é única, o problema é que estas mulheres têm medo de denunciar os companheiros, e isto vai-se tornando num ciclo sem fim!
Depois mexer nestes casos é muito complicado, há que ter certezas e isso ainda faz com que os problemas se vão arrastando mais.
Mas temos que denunciar se soubermos de algo, e as mulheres não podem definitivamente continuar a ter medo...
Fique bem, as melhoras do seu jORGE
bjs

Viviana disse...

Olá Anita!
Obrigada por as suas amáveis palavras.

Tambem desejo que tenha um óptima semana.

Um abraço
viviana

Viviana disse...

Olá Lou!

È isso. Eu creio que o Lou me compreende bem.

Sofro imenso com estas coisas!

Tambem porque acho que se faz muito pouco para evitar estas tristezas.

Ninguem quer saber! Cada um que se arranje!

A homenagem? Vi sim, e peço desculpa por ser tão pouco cortêz, não tendo tido uma palavra de agradecimento.

Hoje deixei lá um comentário.

Fiquei muito sensilizada, pois não esperava que valorizasse assim o meu humilde bloguinho.

Estou-lhe muito grata.

Tudo de bom para si
um abraço
viviana

Viviana disse...

Olá Ana Maria!

Obrigada pelas suas amáveis palavras e pelo seu carinho.

A Ana Maria tambem é muito importante para mim, creia.

Dou muitas graças ao bom Deus por ter cruzado os nossos caminhos.

Ele lá sabe porquê!

Nada acontece por acaso.

Há sempre um propósito em tudo.

Tenha uma boa noite

um beijinho

viviana

Viviana disse...

Olá Isabel!

Sábias as suas palavras! Apreciei.

È. Não podemos deixar de lutar para que as coisas melhorem.

E temos tambem de despertar consciências...

Obrigada pelo desejo de melhoras para o Jorge. Tem sido difícil baixar o "febrão de 40! Tres dias com 40...
Mas agora já anda elos 37/38, felizmente.

Tenha uma boa noite de descanso e até amanhã se Deus quiser.
viviana

Anita disse...

_________@@@@@@@@__________@@@@
________@@@________@@_____@@@@@@@
________@@___________@@__@@@______@@
________@@____________@@@__________@@
__________@@________________________@@
____@@@@@@______@@@@@___________@@
__@@@@@@@@@__@@@@@@@_________@@
__@@____________@@@@@@@@_______@@
_@@____________@@@@@@@@@_____@@
_@@____________@@@@@@@@___@@@
_@@@___________@@@@@@@______@@
__@@@@__________@@@@@________@@
____@@@@@@_______________________@@
_________@@________________________@@
________@@___________@@__________@@
________@@@________@@@@@@@@@@@@
_________@@@_____@@@_@@@@@@@@
__________@@@@@@@@ @@@@@@
___________@@@@@_@
____________________@
____________________@
_____________________@
______________________@
_______________________@____@@@
_______________@@@@__@__@____@@
_____________@_______@@@____@@
______________@@@@____@__@@
______________________@
_____________________@


Amiga querida hoje apenas te deixo uma flor.
Muitos beijinhos.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)