quinta-feira, 15 de maio de 2008

As Phisalis







Hoje quero apresentar-vos a minha última aquisição para o meu pomar: A phisalis.

A phisalis é oriunda da Amazónia e dos Andes, e é uma planta arbustiva que pode chegar aos dois metros de altura.

A planta é muito parecida com o tomateiro vulgar e cresce rapidamente, sendo muito resistente, não precisando de grandes cuidados.

Os frutos são delicados, pequenos e redondos, com coloração que vai do amarelo ao alaranjado. Está envolto numa folha fina e seca, em forma de balão, e quando o fruto já está bem maduro, esta folha seca fica arrendada, com efeitos finíssimos parecendo autêntica filigrana dourada. São extremamente belos.

Os frutos têm um sabor doce, levemente ácido, rijos e parecendo pequeninos tomates, mas com um sabor totalmente diferente.
Os phisalis são consumidos ao natural, usados na preparação de doces, geleias, sorvetes, bombons e em molhos de saladas e carnes.

São ricos em vitamina A, C, Fósforo e ferro alem de Alcalóides e flavonoides.

Purificam o sangue, fortalecem o sistema imunitário, aliviam dores de garganta e ajudam a baixar a taxa do colesterol.
Fotos de: 1ª de cima para baixo -Pedro Brasão Pires
2ª - Semska Kamenica
3ª de cima para baixo - Dragisa Savic

16 comentários:

Vilma disse...

Interessante!
e lindos!
Se o sabor for tão bom como a sua beleza! Hummm! :D

Anita disse...

Amiga querida bom dia. Hoje celebra-se o dia internacional da família, por isso desejo-te um dia maravilhoso cheio de muita paz e amor de Jesus.
Sabe que uma das professoras do meu filho tem uma planta dessas, já me deu um pézinho mas não deu aqui no meu terreno, pois é muito ventoso. Mas é tão lindo... que fiquei cheia de pena.
Muitos beijinhos.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

O Profeta disse...

Solta nota de uma flauta
Um retrato preso à mão
Um tambor fora do compasso
Segue o bater de coração


Convido-te a partilhar as emoções
Deixadas pelos ponteiros de um relógio…


Doce beijo

João Moreira disse...

As belas maravilhas da natureza.

Luna disse...

que lindos os frutos
Bj

gaivota disse...

boa maneira de apresentar este fruto diferente a muita gente, as fotos estão muito bonitas
será que consegue crescer com os nossos terrenos e o nosso clima?
ou fica, tipo em estufa, talvez
beijinhos

esperança disse...

Que estejas a ter uma boa noite, querida maninha. Quando vi a linda e colorida planta, e percebi que é mais uma para a tua colecção, pensei para com os meus botões: esta é a minha Viviana!!! Pois por onde quer que vás, admiras tudo quanto é plantinha, e apanhar sementes, é contigo. lembraste na Madeira? Que bom foi!!!
Um xi-coração apertado e beijos gordos, como diria a nossa muito querida NENA.
Esperança

Viviana disse...

OLá Vilma,

São muito lindos, mesmo!

O sabor é bem agradável.

Sobretudo é muito fresco.

um beijinho
viviana

Viviana disse...

Olá Anita,

Obrigada pelos desejos de um bom dia da Família.

Quanto ao fruto, eles dão-se bem em quase todo o sitio.

tenho os meus num canteiro do jardim em frente á casa; o sitio é resguardado do vento.

Ele está carregadinho de frutos.

Posso lhe dar um pézinho, mas não sei como fazê-lo chegar...

Um beijinho e uma boa noite
viviana

Viviana disse...

Olá Profeta,

Palavras cheias de beleza, as suas!

Já fui até ao seu blog e gostei imenso do Poema sobre o relógio.

Um abraço
viviana

Viviana disse...

Olá João,

Sim, na verdade a natureza está repleta de maravilhas criadas por Deus para mos alegrar!

Tenha uma boa noite
viviana

Viviana disse...

Olá Multiolhares,

São belos, não são?

A mim, esta beleza encanta-me!

Um beijinho

viviana

Viviana disse...

Olá Gaivota,

Sim, achei que seria interessante "apresentá -lo2, pois creio que não deve ser muito conhecido.

Eu plantei-o num canteiro e quase me esqueci dele, mas quando me lembrei ele já estava a crescer por todo o lado e atá já tinha os frutos!

Neste momento está carregadinho deles!

Creio que se poderá plantar em qualquer sítio.

um beijinho
viviana

Viviana disse...

Olá minha linda maninha Esperança,

Aabei de chegar do culto em Morelena.

Só agora vi o teu comentário.

Gostáste então dos frutos!?

Eu acho-os muito lindos!

Têm um formato e uma cor muito bela1
A plantinha está carregadinha de frutos.

Já lá como uns quantos a semana PASSADA.

Temos que combinar um dia deses quando o tempo melhorar, ir-mos lá passar um dia.

Beijinhos para ti e para o João Pedro

viviana

dinorah disse...

na minha terra (açores) chamam-se "tomates capucho", exactamente pelo aspecto que têm! e são deliciosos!

beijos
dinorah

bete p.silva disse...

Que rica! que delicadeza! é você mesma que tira as fotos? parabéns!