sexta-feira, 4 de julho de 2008

O Canto Cristão


O Cristianismo é a única Religião na qual abunda o canto; o Ateísmo não inspira o canto. O Agnosticismo nada tem que se cante; os vários tipos de paganismo não são melodiosos; No Judaísmo, porém, temos o convite: “Vinde, cantemos ao Senhor; e quando Cristo nasceu, os anjos saudaram com louvores a sua vinda, e, desde então, de século para século, os cânticos cristãos, vão-se multiplicando sempre.

The Christian Digest
(Publicado por Paula Cristina Silva em “Crentes em Cristo”)

13 comentários:

Anita disse...

No início de cada manhã, respire fundo e diga: “Mesmo que eu estrague o dia de hoje, meu Deus ainda assim me amará”.
Então, confiante em sua graça e perdão, busque obter um desempenho perfeito!
Um maravilhoso fim de semana para si amiga querida.
Muitos beijinhos cheios de amor.
Fique bem. Fique com Deus.
Anita (amor fraternal)

Jorge Oliveira disse...

Falastes em mim?
lol

Viviana disse...

Olá! querida Anita

Obrigada pelo incentivo matinal!

Apesar de tudo... Ele continua a olhar-nos com um Amor inegualável!

Apetece cantar:

Meu senhor te agradeço!

Como eu te agradeço!

Te agradeço Senhor!

Tenha um excelente fim de semana

Um beijinho
Viviana

Viviana disse...

Olá Jorge!

Demorei um bocadinho a entender mas cheguei lá!

Veja só a riqueza da nossa língua:

O "Canto", pode ter a ver com "cantar";como pode ter a ver com "Canto" - lugar - espaço.

Neste caso... com o seu canto!

Ou seja. "O Canto do Jo"

giro, não?

Desejo-lhe um abençoado fim de semana

um abraço
Viviana

Rosa disse...

Olá Viviana.

Diz o povo, com alguma sabedoria que: quem canta duas vezes reza.
Pelo canto a nossa oração é mais sublime, mais exaltada.
Quando cantamos sentimos estar em sintonia louvando o Senhor Nosso Deus.
Sei que canto mal, mas como adoro cantar, a Viviana não faz ideia como são animadas as minhas
catequeses.:)

Tenha uma boa noite.

R.I.

Maria disse...

Eu gosto de cantar hinos e nós temo-los bem bonitos e teológicos, pena que na igreja onde estou praticamente não se cantem. Hoje valorizam-se mais os coros, sendo que muitos, mesmo muitos, não dizem nada e só debitam repetições. Tenho saudades de cantar hinos..., para compensar, canto-os sozinha, em casa ou ao ar livre, e continuo na construção do meu hinário informático (creio ser esta a melhor designação).
Beijos e bons hinos.
Shalom!
Mimi

Viviana disse...

Olá Rosa,

Então gosta de cantar!?

E acha que canta mal,é?

Secalhar até canta bem!

Creio que para Deus esse pormenor não seja assim tão importante1

Embora eu ache que Ele merece que nos esforcemos por cantar bem!

Agora fez-me ficar com vontade de conhecer "a sua catequese"...

È um bocadinho longe daqui não é verdade?
Mas quem sabe um dia...tudo pode acontecer.

Continue a cantar! Cante muito!

Sabe que eu mal saio da cama já tenho uma melodia de na cabeça, e levo-a ás vezes por o dia inteiro!?

Tenha uma boa noite
Um abraço
Viviana

Viviana disse...

Olá Mimi,

Minha simpática comadre.

Então eu não sei?

Como gosta de cantar?
Quantas vezes cantámos juntas no Culto em Almada!?

Está como eu, em relação "á moda" de substituir o Cantor Cristão pelos coros brasileiros!

Mas graças a Deus que na Igreja de Morelena...ainda se cantam hinos!

Claro que "não podem faltar" os coros brasileiros...

Um dia destes penso fazer um post sobre o Cantor Cristão.

Tenha uma boa noite

um beijinho
da comadre Viviana

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Há uma música que diz o seguinte:

"Podia escrever-te mil poemas
Uma carta aberta ao coração,
Mas quis falar-te assim,
Como amigo nesta canção.
(...)
Não sei porque te falo assim meu Deus,
Mas é assim que eu falo com amigos meus."

Porque ao som do canto tudo fica ainda mais colorido :)

Um forte abraço!:)

Viviana disse...

Olá André!

Achei tão lindo o excerto do cântico que me deixou... que não me contive sem ir pesquisar e... encontrei completo!

"Podia escrever-te mil poemas, uma carta aberta ao coração
Mas quis falar-te como amigo nesta canção.
Sei que me ouves mais do que eu te oiço a ti
Erro de humano que sou, pelos caminhos que percorri.

Não sei porque te falo assim, meu Deus
Mas é assim que eu falo com os amigos meus.

Há quem diga que a paz se conquista com a guerra
Como se por cada bomba, nascesse uma rosa na Terra
È, mas se o homem conversasse numa canção, falando tanto faz
Descobriria que o Amor é a via da paz.

Não sei se isto é uma oração, um poema que se vai
Mas tenho em mim a certeza de uma conversa de filho para Pai
Comecei por te dizer “olá”, como sempre meu Deus
Amanhã cá estarei, por hoje é tudo, adeus."

Obrigada meu amigo.

Por acaso sabe quem é o autor?

Por acaso sabe onde posso arranjar a musica?

Tenha um lindo dia

um abraço
Viviana

Unknown disse...

Olá!:)

É exactamente essa letra! :)

É uma música que me foi ensinada ainda no início da minha caminhada em Cristo, no meu grupo de jovens.

Estive aqui à procura na internet e não encontrei a melodia. Mas eu tenho os acordes da música para guitarra.
Vou enviar-lhe por e-mail.

Agora, a melodia em si, não a tenho. Mas da próxima vez que a cantarmos eu gravo-a e envio-lhe para a ouvir. :)

Um resto de dia feliz!
André

Viviana disse...

Olá André,

Diz-me que aprendeu este cântico
no "início da sua caminhada com Cristo, no seu grupo de jovens"?

Que excelente notícia me dá!

Feliz é o jovem que "caminha" com Cristo desde a sua juventude...

Não imagina a alegria que me deu!
Eu caminho com Cristo desde criança!

Ele é que me trouxe até aqui, mostrando-me o caminho e enchendo a minha vida de bençãos e alegria!

Cresci numa família onde a Bíblia era lida e explicada pelo meu pai todos os dias, em casa, e onde aprendi a cantar hinos cristãos lindíssimos...que ainda hoje sei de cor.
E quando os canto na Igreja, "eu oiço" a voz forte e fresca do meu pai, no meio das outras vozes. ( O psai já partiu para o Céu há 32 anos)

Pertenço á Igreja Evangélica Baptista de Morelena, perto de Sintra, que tem a linda idade de 83 anos...
E onde amanhã o dia será festivo, porque dois jovens, um rapaz universitário de 18 anos e uma jovem enfermeirinha de 20 anos, acabada de formar... vão dar o testemunho público da sua fé em Cristo, pelo baptismo, por imersão, como Jesus, após terem aceitado Cristo como seu Salvador e Senhor.

Já agora, qual é a sua Paróquia?

Quanto aos acordes para o Cântico e a gravação da melodia, fico-lhe imensamente grata.
Eu depois peço ao jovem Marcos, responsável pela música e pelo Louvor, para aprender e os ensinar na Igreja.

Obrigada por tudo.

Fique bem, fique com Deus e tenha uma boa noite
Um abraço
Viviana