segunda-feira, 28 de julho de 2008

Um soneto de Antero de Quental



A M. C.

Pôs-te Deus sobre a fronte a mão piedosa:
O que fada o poeta e o soldado
Volveu a ti o olhar, de amor velado,
E disse-te: «vai, filha, sê formosa!»

E tu, descendo na onda harmoniosa,
Pousaste neste solo angustiado,
Estrela envolta num clarão sagrado,
Do teu límpido olhar na luz radiosa...

Mas eu... posso eu acaso merecer-te?
Deu-te o Senhor, mulher! o que é vedado,
Anjo! deu-te o Senhor um mundo à parte.

E a mim, a quem deu olhos para ver-te,
Sem poder mais... a mim o que me há dado?
Voz que te cante e uma alma para amar-te!

(Antero de Quental)
1842-1891
Em cima: Pintura de Berthe Morisot


14 comentários:

esperança disse...

Olá bom dia minha estrela! Que tenhas um belo dia, aqui em casa, nunca pior, o J. Pedro está quase bom, só tem cuidado com o que come; não sei o que lhe fez mal, todos nós comemos bacalhau à Braz, e estivemos bem; talvez algum ovo, e calhou logo a ele, que , como sabes, é mais frágil. A Maria tem estado com um pouquinho de temperatura, está constipada, mas pouco.
Hoje estou a falar contigo logo de manhã, são 9 e tal, e está um dia com Sol envergonhado, espreita de vez em quando.
Este lindo soneto, aplica-se muito bem a ti, e a mim,que tanto te admiro...
Tem com o Jorge um dia feliz... que poças dar com alegria, algumas das tuas contagiantes gargalhadas.
Um xi-coração apertadinho.

Viviana disse...

Olá! minha linda maninha Esperança

Tão cedinho, por aqui?

Que bom que o João Pedro Já está melhor!...

Gostáste então do soneto!'

Estava a procurar um, e entre muitos... escolhi este.
Tambem o achei lindo!

Publico-o aqui, como sendo uma homenagem a todas as mulheres "lindas" que Deus criou.

Por aqui está tudo bem, graças a Deus.

O João e a Joana acabaram de vir buscar a Sara para passar férias com eles, que começaram hoje.
Está tufdo fe férias neste momento!

Só nós aqui em casa é que não!

Desejo um dia lindo para vocês aí.

Beijos
Viviana

BC disse...

OBRIGADA POR TUDO,ESPECIALMENTE PELAS PALAVRAS
Isabel

Viviana disse...

Olá querida Isabel,

Se alguem tem que agradecer PALAVRAS...sou eu.

Mas é de todo o coração!

PALAVRAS, SORRISOS, ABRAÇOS, AFECTOS, CARINHO, TERNURA...

Tenha um lindo resto de dia

Um beijo
Viviana

BC disse...

Quando poder passe por lá,quero que veja a homenagem que me fizeram
Beijinhos
Isabel

Viviana disse...

Claro, Isabel

Vou concerteza... e com muito gosto.

viviana

bete p.silva disse...

Viviana, querida, deixe o seu e.mail em sibety@gmail.com, eu acho arriscado falar em métodos terapêuticos pela internet, ainda mais que é uma planta forte, que se usada incorretamente pode trazer sérios problemas. Eu agora estou em casa, estou de licença médica (não estou bem) e talvez amanhã também não abra e.mail, mas na primeira oportunidade eu respondo. Procurei teu e.mail por aqui e não achei. Um beijo.

Rosa disse...

Olá Viviana.
Mais uma boa escolha para post, como já nos vem habituando.
Gostei.
Obrigada, e boa noite

R.I.

Viviana disse...

Olá querida Bete,

Obrigada.

Eu farei isso sim.

Um beijo

Viviana

Viviana disse...

Olá Rosa,

È lindo e profundo o poema, não é?

Assim que o li gostei logo dele.

Tenha uma boa noite de descanso e um bom acordar amanhã.

Um beijo
Viviana

Malu Godinho disse...

Olá Viviana...
Obrigado pelos elogios.
Tbm virei sempre por aki!
UM grande bjo...
Ah... o poema lindo!
rs
Até mais!

Ana Maria disse...

Amiga, lindo poema.
Quero agradecer pelas visitas nos 3 blogs, e pelas palavras de incentivo nessa hora.
Desejo uma semana cheia de felicidades.
Beijinhos minha querida amiga.

Viviana disse...

Olá Malu,

Que coisa boa, vê-la por aqui!

Obrigada por a visita e as amáveis palavras.

Apareça sempre que quiser e puder.

Um abraço
Viviana

Viviana disse...

Olá querida Ana Maria,

È sempre uma enorme alegria vê-la por aqui!

Obrigada por o seu cuidado.

Quero muito que tenha uma boa semana, e que o bom Deus alegre o seu coraçãozinho, melhorando a sua mana Odete.

Gosto muito de si, amiga.

Está sempre no meu coração.

Um beijo
viviana