segunda-feira, 19 de abril de 2010

O que pode acontecer quando um vulcão "acorda"


Imagem da net.

Nos últimos dias, todos os jornais noticiosos quer da Televisão, quer da imprensa escrita, ou mesmo da Internet, despejam sobre nós, por longos períodos de tempo, montes e montes de informação sobre o acontecimento fulcral do momento: O acordar de um vulcão na Islândia.
Depois dos acontecimentos no Haiti, no Chile, na Madeira, no Rio de Janeiro e na China, este vulcão que estava adormecido há cerca de duzentos anos, lembrou-se de acordar e fazer das suas, fazendo elevar a milhares e milhares de metros de altura, a sua lava incandescente, que em contacto com o gelo, desenvolveu um tipo especial de nuvem, com cerca de 11quilómetros de extensão, que se está a espalhar pelos céus da Europa, principalmente na Europa do Norte.
Ouvimos que milhares e milhares de pessoas estão a ficar retidas nos aeroportos, impossibilitadas de chegarem aos seus destinos.Alguns esgotaram o dinheiro e não têm um cêntimo para se alimentar ou alojar-se num hotel.Hoje de manhã terá lugar uma reunião entre os responsáveis de diversos organismos, a fim de descobrir uma forma de socorrer estas pessoas.
Há confusão e mais confusão nos aeroportos por aí; os responsáveis das companhias aéreas falam em milhões e milhões de Euros de prejuizo, e algumas delas interrogam-se se seria mesmo necessário proibir os aviões de voar nos céus da Europa, isto, porque afinal alguns aviões voaram e chegaram ao destino sem lhes acontecer nada. Indagam já quem é que lhes irá pagar os elevadíssimos prejuízos que estão a ter.Acho impressionante, e considero um sinal dos tempos, esta capacidade do pessoal se "fazer ao subsídio".
Eu oiço falar que o céu lá em cima, é uma verdadeira auto-estrada, onde voam milhares de aviões.
Enfim! No meio de isto tudo eu espanto-me e pergunto: Não seria suposto que o vulcão adormecido acordasse em qualquer momento como acontece um pouco por todo o lado?
E penso: Mas como é que os homens organizaram esta sociedade que mal um vulcão "espirra," quer dizer, acorda, já toda a Europa se constipa!? Provávelmente não contaram com o acordar dos vulcões!
O homem, com todo o conhecimento e saber que já adquiriu, fica assim impotente e sem saber que fazer quando a natureza age e entra em acção?
Mas em que mundo vivemos nós?
Para onde é que nos querem levar os "iluminados" e os grandes cérebros?
Não haverá outra forma de estar e viver no mundo?
Tem que ser assim mesmo? Sempre cheios de medo e de pavor do imprevisto, do que possa acontecer?
Sinceramente, eu gostava de ter outras perspectivas de vida para os meus netos.

8 comentários:

Anita disse...

Cada amigo é uma estrela... que ao surgir em nossa vida nos ilumina noite e dia!

Viviana como gostei deste post.
Espero que até dia 6 de Maio tudo se resolva pois a minha filhota vai viajar.
Beijinhos e votos de um inicio de semana abençoada.
Fique bem. Fique com Deus.
Anita (amor fraternal)

Anónimo disse...

Não posso concordar mais com o seu tópico. Como nota de rodapé deixo a expressão com que a nossa primeira dama classificou o vulcão. "Nunca pensei que um vulcãozinho daqueles...".

Isto de viver muito tempo em palácios, dá resultados destes.

Joca grande dos Açores

Pelos caminhos da vida. disse...

Tinha que acordar justo agora, seria bem melhor se ele ficasse mais 200 anos adormecidos, tem acontecido cada coisa he...de assustar mesmo.

Bom dia amiga, obrigada pelo voto.

beijooo.

Viviana disse...

Querida Anita


É mesmo verdade!

"Cada amigo é uma estrela... que ao surgir em nossa vida nos ilumina noite e dia!"

E isso é muito bom!

Obrigada por a sua amizade...nunca me cansarei de agradecer.
Um beijo

Viviana

Viviana disse...

Zé luis

Olá, meu querido amigo!

Que alegria encontrar-te aqui!

Não sabia dessa expressão da nossa primeira dama.

"...um vulcãozinho daqueles...".

Imagina!

Um grande abraço, amigo.

Ontem tive o prazer de estar com a tua mãe.
É uma benção.

Um grande abraço para todos, nessa linda família.

Viviana

Viviana disse...

Olá, Ana linda

É verdade!

Quanta complicação ele trouxe!

E está para durar...

Não tem que agradecer o voto, amiga.
É mais que merecido.

Oxalá vença!

Estou a torcer...

Um beijo

viviana

esperança disse...

Boa noite maninha muito querida.

Quanto a mim, tu tens toda a razão, concordo contigo...Ultimamente a Natureza está zangada e tem mostrado uma pequenina amostra da sua força... Até em Lisboa, aqui na minha zona houve um pequeno tornado, que provocou estragos a 300 metros de minha casa, nas Olaias. Quem diria que acontecesse uma coisa dessas no nosso Portugal ? E tudo o que tem acontecido, é um copo de agua num imenso Oceano sem fim...O que é o homem ? Um grãozinho de pó, impotente. Só sabe pedir subsídios por tudo e por nana. Um vulcão entra em actividade na Islândia, e a Europa fica paralisada, mas o que é isto?
Se pensar-mos na tremenda evolução do século 20 !!!...Tudo e mais alguma coisa foi inventado, ou descoberto: Comboios, carros, aviões, rádio televisão, internet, etc. etc...
As pessoas não param, correm constantemente de uns lados para outros. Quanto a mim, é verdadeiramente : O sinal dos tempos.

Tem, tenhamos todos uma noite tranquila
Esperança

renato disse...

Cara Viviana!

O que acontece é que fica a navegação aérea quase toda paralisada!

E o vulcão também tem o direito de "acordar"! É a natureza!

Um abraço,

Renato