sábado, 9 de abril de 2011

As Glicínias estão no auge da sua beleza


Glicínias. Imagem da net.

Lembro-me delas desde criança. Achava muito bonitos aqueles enormes cachos de flores azuis, habitualmente pendurados em caramanchões ou debruçados sobre os gradeamentos de jardins ou escolas. Ao longo dos anos fui-me apercebendo que esta bela flor começou a ser secundarizada em relação a outras que, importadas sobretudo da Holanda, ganhavam a preferência das pessoas.
Nesta última semana, nas minhas saidas diárias, tenho reparado que há por aqui perto algumas, a maioria em jardins e gradeamentos de casas antigas, as quais estão no auge da sua floração e beleza. Elas encantam-me! Frequentemente paro para as acariciar e falar com elas; com muito cuidado claro, porque as abelhas e os zangãos andam numa roda viva recolhendo o seu perfumado polen e a mais pequena distração pode corresponder a uma valente picada.

Para os amantes destas lindas flores deixo aqui algumas dicas sobre elas:

«No início da primavera, ela se "veste" de lindos cachos de flores: é a glicínia, uma trepadeira versátil que pode ser cultivada até como bonsai!

Pertencente à família das Leguminosas, a glicínia ‚ uma planta trepadeira de grande valor ornamental. Por suas características, pode ser cultivada como um arbusto e até mesmo como um bonsai, dependendo das podas que forem realizadas.

Planta vigorosa e lenhosa, a glicínia produz belos cachos de flores nas colorações branca, lilás ou rosadas. São três as espécies disponíveis: Wisteria sinensis, Wisteria floribunda ou multijuga e Wisteria macrostachya. A espécie Wisteria sinensis, nativa da China, apresenta cachos de flores com tamanho que não ultrapassa 30 cm. Já a Wisteria floribunda ou multijuga produz cachos floridos que podem atingir até 45 cm.

A glicínia se reproduz bem e floresce mais rapidamente por meio de estacas de galho, entretanto, o plantio pode ser realizado também através de sementes, apesar da floração ser mais demorada.

A planta necessita de sol direto para se desenvolver bem e florir bastante. Quanto ao clima, não é muito exigente, mas o ideal para o cultivo é o clima temperado. O solo para o plantio deve apresentar boa drenagem.

Um cuidado especial: as glicínias necessitam de boas regas, principalmente nos períodos de crescimento e floração, portanto, não descuide das regas, evitando deixar o solo excessivamente seco.

As podas, que devem ser realizadas durante os meses de abril e maio, é que vão determinar o formato da planta. De qualquer forma, a glicínia vai precisar ser tutorada para que seu crescimento seja ordenado.

Como planta de grande valor ornamental, a glicínia pode ser cultivada isoladamente ou combinada com uma ou mais variedades, resultando em belos efeitos no revestimento de caramanchões ou enroscando-se em troncos de árvores, colunas, grades e portões. Nos jardins ou varandas, pode até ser plantada em vasos grandes ou caixas que suportem bem o crescimento das raízes.

Sob outro aspecto, é importante destacar que a glicínia é muito apreciada pelas abelhas, sendo uma espécie muito valiosa para os apicultores.

(http://www.jardimdeflores.com.)

9 comentários:

Pelos caminhos da vida. disse...

São muito bonitas amiga, adoro flores essa eu não conhecia, cor maravilhosa.

Fim de semana iluminado.

beijooo.

Rosa disse...

São lindas, e com um aroma fantástico.
Só é aborrecido que (as minhas) me obriguem a andar sempre de vassoura na mão, as suas flores estão agora a desprenderem-se e a dar lugar à folhagem.
Viviana, bom fim de semana.

Beijos

Viviana disse...

Querida Ana linda

São muito belas!

Um beijo, amiga

viviana

Viviana disse...

Querida Rosa

Claro que a amiga tem glícìnias!

A gostar de flores como gosta...

Um abraço

viviana

Anónimo disse...

olá...eu não conhecia, e só de ver as fotos já apaixonei...rs...
gostaria de saber como e onde arrumar sementes? vcpoderia ajudar-me
obrigada , fabíola

Anónimo disse...

Olá...não conhecia esta trepadeira...esó dever algumas fotos apaixonei...rs... será que vc poderia dizer-me onde eu acho as sementes, moro em belo horizonte
um abraço. fabíola

Luciano disse...

Puxa que blog bonito minha irmã. Por conhecidencia o encontrei e já me identifiquei com sua fé e gosto pela natureza. Aliás um versículo que vem à minha memória nesta relação - Criador x criatura é: Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas
Romanos 1:20

Deus abençoe.

Viviana disse...

Olá, Luciano

Foi muito agradável"encontrá-lo" por aqui...

Estou grata pelas palavras de apreço e amizade, aqui deixadas.
Tudo que faço aqui neste espaço, é na verdade para Glória do nome do SENHOR.

A Ele toda a Honra, Glória e Louvor!

Apreciei e gostei muito do versículo que citou.

Desejo-lhe muitas e muitas bençãos dos céus

Um grande abraço
Viviana

Unknown disse...

Obrigada pela informação sobre a planta que cultivo a Glicínia. Assim como você sou apaixonada pela Natureza. Há 30 anos comprei 2 pés de Glicínias um branco e o outro violeta. Plantei em meu jardim e a violeta sempre carrega de flores no final do inverno, mas a branca não já floriu com apenas 4 cachos de flores não mais que isto. Não sei como podar a Glicínia violeta esta trepada em um coqueiro com a altura de 8 metros, e esta chegando na rede elétrica. Queria chamar alguém para podar mas tenho receio de perder a planta porque em Botucatu SP. não tem firma especializada nesta espécie. Se puder me passar algumas informações eu agradeço. Será
que posso podar agora em plena primavera? Ela já floriu este ano. Achei seu blogeer muito lindo você se expressa lindamente. Eu agradeço se puder me informar algo. Tenho uma página no facebook meu nome é Maria Luiza Kruppa meu e mail esta desativado preciso chamar o técnico, mas com a pandemia tenho que esperar.Desde já agradeço por qualquer informação. Boa tarde!