segunda-feira, 18 de abril de 2011

Estamos á beira da Páscoa


(pastoralfamiliarpsg.blogspot.com/)


As pessoas que como eu cresceram num lar cristão de verdade, são sensíveis á aproximação da Celebração da Páscoa, e têm um respeito muito especial por esta semana que a antecede, ou seja "A Semana Santa" que teve início hoje, segundo as Escrituras Sagradas, com a "Entrada Triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém" conforme nos relata o capítulo 12 do Evangelho de S. João, versículos 12 a 17:

«No dia seguinte, ouvindo uma grande multidão, que viera à festa, que Jesus vinha a Jerusalém,

Tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor.

E achou Jesus um jumentinho, e assentou-se sobre ele, como está escrito:

Não temas, ó filha de Sião; eis que o teu Rei vem assentado sobre o filho de uma jumenta.

Os seus discípulos, porém, não entenderam isto no princípio; mas, quando Jesus foi glorificado, então se lembraram de que isto estava escrito dele, e que isto lhe fizeram.

A multidão, pois, que estava com ele quando Lázaro foi chamado da sepultura, testificava que ele o ressuscitara dentre os mortos.

5 comentários:

esperança disse...

Bom dia minha muito querida maninha.

Boa e rica leitura para ler com o coração cheio de sentimento…Tens carradas de razão, quem como nós nasceu num lar cristão, e teve o privilégio de ter pais como os nossos, não pede de maneira alguma viver esta semana,como uma de todas as outras semanas do ano.
Eu tenho um respeito e sentimento tão profundo que modifica a minha maneira de viver e de olhar tudo ao meu redor. Penso no que a nossa querida mãe nos dizia e vejo que é verdade, ela dizia, meus filhos reparam como o dia parece triste e até os passarinhos estão diferentes nestes dias. E não é que me parece, em todos os anos da minha já longa vida, verdade o que a nossa mãe nos dizia. Vê como o dia está triste, fui á janela de um lado e do outro da casa e não vi os passarinhos a chilrear como é costume.
A mãe nesta semana fazia só o indispensável, e na 6º-feira Santa fazia os possíveis para nem o lume acender. Tu lembras-te destas e de muitas outras… Da nossa infância?
Antigamente, a rádio transmitia, nestes dias, música especial,e depois apareceu a televisão e também aí a programação era mais para o religioso durante a Semana Santa, muito especialmente 6ª-feira Santa. Hoje tudo, ou quase tudo se perdeu. Será que o Senhor pode estar contente connosco? Por essas e outras é que o nosso querido país está no fundo de um enorme buraco.
Tem, tenhamos todos uma santa ""SEMANA SANTA""

Viviana disse...

Olá, minha linda maninha Esperança

Quantas coisas trouxeste á minha memória com este teu comentário!

Revivi-as novamente.

Fomos sem dúvida afortunadas !

Por isso, e por tantas, tantas outras coisas...eu sou, e serei, eternamente grata para com o Senhor nosso Deus.

Costumo dizer-lhe que a vida é tão curta que não chega para lhe agradecer...por isso continuarei a fazê-lo na eternidade.

Um beijo

viviana

Rosa disse...

O comentário da Esperança é interessante e real.
Havia mais "cuidado" em viver e em respeitar estes dias, em que se faz memória dos passos de Jesus até há Sua morte e ressurreição.
Tudo nos convidava à reflexão e ao recolhimento.

Mas, ainda que com ruído e distracções, vamos tentar acolher e viver a Sua Palavra.

Para as minhas duas amigas, desejos de uma noite tranquila e na paz do Senhor.
Eu vou também descansar, chegamos agorinha do ensaio do coral, e o dia começou muito cedinho.

Beijos.

Viviana disse...

Querida Rosa

Imagino o quanto estará cansada, boa amiga.
Desejosa de "cair" na caminha...
Admiro-a muito, creia.

"Mas, ainda que com ruído e distracções, vamos tentar acolher e viver a Sua Palavra"
Vamos sim, amiga.

Durma bem e até amanhã se Deus quiser

Abraços meus e do Jorge para si epara o Helder
viviana

Marlene Maravilha disse...

Hosana! Bendito o que vem em nome do SEnhor!!! Sinto-me como Lázaro, totalmente ressuscitada por Cristo, e minha boca fala do que está cheio o meu coracao!!! Amor!!
beijos