quinta-feira, 7 de julho de 2011

In Memoriam - Drª Maria José Nogueira Pinto


A Drª Maria José Nogueira Pinto



Uma rosa branca para a Drª Maria José Nogueira Pinto.

Hoje á tarde, na sua casa no Campo Grande em Lisboa, partiu para a eternidade
uma grande mulher e uma grande senhora - A Drª Maria José Nogueira Pinto.Contava 59 anos, era casada com o Dr. Jaime Nogueira Pinto, era irmã da jornalista Maria João Avilez, era mãe de três filhos: Eduardo, Catarina e Teresa, era avó de cinco netos, o mais novo nascido a 29 de Maio último.
Morreu de cancro do pâncreas.
Jurista de formação, Maria José Nogueira Pinto destacou-se na vida política como figura de Estado e dirigente partidária.Mulher de fortes convicções, defensora de causas, extremamente inteligente e, segundo a Drª Maria de Belém - "uma mulher sem medo". Em 1999, no Parlamento como lider parlamentar do CDSPP. aquando da discusção do aborto, foi Maria José Nogueira Pinto a primeira subscritora de um projecto lei que acabou por chumbar, mas que condicionou todo o debate posterior: o projecto de lei que propunha o reconhecimento pelo Estado da Entidade Jurídica do Embrião.
Hoje, ao saber-se da sua morte, era geral a tristeza e os seus pares falaram dela com enorme apreço e respeito. O Dr. Anacoreta Correia disse: "Ela faz falta ao País, - já está a fazer falta - faz falta á família e faz falta aos amigos."
Dela, disse o Dr. Paulo Portas:
«A memória que tenho sobre a forma como encarou a doença é a de uma pessoa com uma fé serena e completa, que procurou cumprir e cumpriu todos os seus deveres e todas as suas obrigações, fosse como candidata ou como deputada, fosse como comentadora ou como articulista, até ao último fôlego, sem deixar que o sofrimento a diminuísse», declarou."

Eu admirava esta mulher e tinha por ela grande consideração e respeito Acho que soube, de uma forma sábia, aproveitar bem a sua vida e ser um exemplo.
Lembrá-la - ei com saudade e admiração.
Obrigada Maria José, por tudo que fez pelo nosso País, por o nosso povo, e por ter sido a mulher que foi.
Descanse em Paz.

5 comentários:

Maria disse...

Não estando de acordo com o posicionamento político e o estilo, reconheci-lhe sempre inteligência e determinação.

Sabendo das suas convicções religiosas e de fé, que sempre afirmou e defendeu, gostei que na sua última crónica (saída hoje no DN) tivesse deixado um relato biográfico que termina desta forma:

"Nas fraquezas e limites da condição humana, tentei travar esse bom combate de que fala o apóstolo Paulo. E guardei a Fé.
Tem sido bom viver estes tempos felizes e difíceis, porque uma vida boa não é uma boa vida. Estou agora num combate mais pessoal, contra um inimigo subtil, silencioso, traiçoeiro. Neste combate conto com a ciência dos homens e com a graça de Deus, Pai de nós todos, para não ter medo. E também com a família e com os amigos. Esperando o pior, mas confiando no melhor.
Seja qual for o desfecho, como o Senhor é meu pastor, nada me faltará."

Gostei!

Rosa disse...

Fica o seu exemplo, de luta e empenho, em tudo o que acreditava.
Descanse em Paz.

Viviana disse...

Querida mimi
Li o artigo no DN e fiquei impressionada.
O Pastor Leal também...

Só tenho pena de uma coisa:

É que só na última crónica que pôde escrever...é que tenha dado este testemunho da sua fé e dependência de Deus.

Quem sabe poderá tê-lo feito noutras, que eu não conheça...

Mas o que poderia ter acontecido se o fizesse por exemplo na Assembleia da República!?

Nós os crentes evangélicos procauramos dar constantemente e continuadamente tesmunho da nossa fé...para cumprir-mos as ordens do Mestre.
"E ser-me-eis testemunhas"

E..porque o amor de CRisto em nós nos impele a amar os outros como o Senhor ama e daí o desejarmos ardentemente que eles possam ser felizes conhecendo o amor de Deus e aceitando o sacrifício de Cristo na Cruz do Calvário.

Como diz a Palavra:
"se estes (os discípulos)) se calarem...as proprias pedras clamarão"


Um grande abraço
viviana

Viviana disse...

Querida Rosa

Sim, amiga, fica o seu exemplo de vida.
Uma grande senhora e uma grande mulher.
Fé firme...no amor de Cristo!
Impressionante.

Já dei muitas graças ao Senhor por esta vida preciosa que Ele enviou á terra.

Um beijo
viviana

RAMA.LYON disse...

Paz para a alma da Dra Maria José Nogueira Pinto que nos deixou recentemente.