sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

47 anos se passaram...


Recebendo o Diploma e um sorriso feliz do Dr, Coroliano Gonçalves


O bonito grupo. Sou a terceira á esquerda, na fila de trás.
Clique em cima para ver melhor.

... desde aquele dia tão bonito, e tão marcante, na minha vida - 8 de Dezembro de 1964 - quando após três anos de intenso estudo e muito trabalho e...numa entrega completa e total...recebi o meu Diploma do Curso Geral de Enfermagem, no Anfiteatro do Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
Tenho esse dia tão presente, tão gravado na memória...como se tivesse acontecido ontem.
Como foi útil este curso! De quanto me serviu! Com ele criei filhos mais saudáveis e ajudei milhares de mães a criá-los melhor também. Trabalhei com adolescentes e famílias duma maneira específica na área da Educação Sexual, num tempo em que era "tabu" tratar esse tema. Estive envolvida no inicio do Planeamento Familiar em Potugal, de uma forma organizada, quase ás escondidas. Percorri o país a fazer os primeiros Cursos de Educação Sanitária á população, quer na área Habitacional, Alimentar, Ambiental, na Prevenção de Acidentes, Cuidados pessoais de saúde, e, imaginem...nessa altura, há quase cinquenta anos..- apresentava ás mães uma palestra sobre a prevenção da TIMIDEZ nas crianças. Andava sempre com uma máquina de Filmes de 16 milímetros...não de oito...e projectava filmes sobre os mais diversos temas, como um da timidez...que ia por minha iniciativa, pedir emprestados á Embaixada dos Estados Unidos e do Canadá, que já na altura apresentavam os melhores materiais auxiliares na área da saúde. Eu é que preparava os materiais que usava e, como hoje me espanta! A Direcção do Instituto Maternal, onde trabalhava, concedia-me total e absoluta liberdade de acção na preparação e organização dos temas. Por exemplo: O Instituto recebia os pedidos dos cursos e encaminhava-os para mim. Assim, por telefone: "Enfermeira Regueiras, pedem um curso de Educação Sanitária, em Gramaços - Oliveira do Hospital!" Eu, que nem fazia ideia onde ficava Gramaços...em poucos dias estava de partida, por uma semana, com materiais e bagagens, de autocarro ou de combóio, e lá ia alegremente, deixando muitas vezes o Pedro, bébé, com o pai e uma ama.
Ah! já me esquecia! A Televisão - RTP. sabendo destes cursos, convidou-me a estar presente numa mesa redonda, sobre a Mulher Rural Portuguesa, que passaria num célebre programa dedicado ás mulheres, ao sábado ás cinco da tarde. Lá fui, sem hesitar, enfrentar as câmaras e, foi tal o sucesso, que me convidaram para colaboradora oficial do programa!!! E não é que eu aceitei...e responsabilizei-me por uma rúbrica do programa sobre Saúde Infantil! Apresentei 12 programas, totalmente concebidos por mim! E, depois destes doze ainda me convidaram para apresentar outros doze sobre Saúde Materna! E eu, a Vivianita, aceitei todos estes desafios e só deixei de colaborar por minha iniciativa, por entender que já chegava. Recordo-me que recebia de "cachet" - 750 escudos por programa - o que na altura era um bom dinheirinho.
Ainda hoje, passados tantos anos... encontro pessoas que me reconhecem e me falam desdes programas que viam.
Também não psso esquecer que foi com ESTE CURSO...que consegui "criar" quatro filhos, dado que o Jorge, como Pastor, sempre teve um pequeno salário.
Por tudo isto, e por muito mais, lembro estes 47 anos como uma ENORME BENÇÃO.
Obrigada meu bom Deus por me teres conduzido por este caminho.
Aceita, Pai, a minha enorme, a minha eterna gratidão. Peço-te, que no caminho que ainda tenho para percorrer, possas continuar a usar as minhas competências para ajudar os outros e para Te glorificar e honrar,
Suplico-te, em Nome de Jesus.
Amen.

11 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana

É uma bênção olhar para trás e "gostar" do caminho percorrido.

É bom ver e pensar que os passos escolhidos foram os mais acertados.
Mas "acredito" nada disto aconteceria se fossemos nós unicamente a decidir, tem a mão, tem a vontade, tem o querer Daquele a que devemos dar conta da "nossa" vida.

"Se usarmos nossos talentos do modo planejado por Deus Ele nos recompensará. Romanos 2.6 nos assegura que “Ele recompensará cada um de acordo com o que fez”.

Viviana, tenha uma bonita tarde.
Beijos

Maria disse...

Parabéns pelo percurso de vida. Graças a Deus que nos dá capacidade e memória.
Shalom!

Avozinha disse...

Lembro-me bem de boa parte desse glorioso trabalho! Que Deus continue a usar o bem que foi feito a tanta gente!

dilita disse...

Olá Viviana|

Tudo tão lindo! Tão linda a enfermeira!E ainda hoje o seu coração é lindo! Bem haja,e Parabéns pela data,e por todo o seu percurso de amor.
Também um abraço de felicitações pelo aniversário (segue atrasado),mas creia é com igual gosto. Sempre que somamos mais um ano de vida é uma benção. Pois que muitas bençãos lhe estejam reservadas para muitos anos receber.
Um beijinho,e bom fim de semana.
Dília

Passe no meu blog, quer entrar na roda? Eu a espero lá...

dilita disse...

Ainda voltei, só para falar no Gaitã.
Mesmo caladinho ele diz-nos que está em boas mãos.
Bem tratadinho,dá gosto ver!

Viviana disse...

Querida Rosa

Agradeço, de coração, as suas boas palavras, amiga.

Na verdade, se fossemos nós a decidir o nosso destino, creio que nos poderíamos dar muito mal...

Quando deixamos isso nas mãos de Deus, saímo-nos bem.

Que bom que o conhecemos pessoalmente como Senhor e Salvador!



Um abraço
viviana

Viviana disse...

Querida Mimi

A amiga conhece...tudo tão bem.

Seguiu a minha vida de perto.

É verdade! Graças a Deus pela memória.

Um abraço grande

viviana

Viviana disse...

Querida Eunice

É verdade.Está a par de muita coisa.
Está feito.
Que continue a ser para glória de Deus e benção dos homens.
Obrigada pela terna amizade

beijos
viviana

Viviana disse...

Querida Dilita

As suas palavras sensibilizaram-me, creia.

Sim, acho que a enfermeira era bonitinha...
Desculpe a falta de modéstia, amiga.

Olhando para trás, creio que tudo valeu a pena. Sorrio quando trago todas estas coisas á memória.

Deus seja engrandecido elouvado porque sempre me orientou e apoiou.

Um beijo
viviana

Já fui ao seu blogue. Voltarei lá breve, se Deus quiser.
Um grande abraço
viviana

Viviana disse...

Dilita

Estou muito feliz por saber e ver...que o Gaitàn está tão bem.

Que bom!

Um beijo
viviana

Marlene Maravilha disse...

Honrada e vitoriosa!!
Junto-me a ti para dar honras ao nosso Deus!
beijos!