domingo, 4 de dezembro de 2011

Porque hoje é Domingo (182)


Templo da I Igreja Baptista do Rio de Janeiro - Brasil

Que importa, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se a não põe em prática?
Será que essa fé lhe trará a salvação? Imaginem que algum irmão ou irmã não tem nada que vestir e lhe falta o necessário para comer, cada dia. Poderão dizer-lhe: « Vão em paz! Hão-de encontrar com que se aquecer e matar a fome!» Mas se não lhe dão aquilo de que eles precisam, de que valem essas boas palavras? Do mesmo modo, a fé, se não é posta em prática, está morta.
Mas alguém poderá ainda dizer: « Tu tens a fé e eu tenho as obras. » Então mostra-me lá se a tua fé é verdadeira, sem obras, que eu mostro-te, pelas obras, a fé que tenho. Tu acreditas que há um só Deus. Muito bem! Os espíritos maus também acreditam e até tremem. Ó homem insensato, queres ver como a fé sem obras é inútil? Não foi o nosso antepassado Abraão justificado pelas obras ao oferecer o seu filho Isaac em sacrifício? Deves ver então que a sua fé foi acompanhada pelas obras e que foi por elas que a fé se manifestou. Assim se cumpriu a passagem da Sagrada Escritura que diz: Abraão teve fé em Deus e por isso foi considerado justo e foi chamado amigo de Deus. Vejam, portanto, que é pelas obras que cada um é justificado e não somente pela fé. Lembram-se do exemplo da prostituta Raab, que recebeu os enviados do povo de Israel e lhes indicou outro caminho para fugirem?
Não foi pelas obras que ela foi justificada? Como um corpo sem espírito está morto, também a fé, sem obras, está morta.
(Ep. do Apóstolo S. Tiago cap. 2:14 a 25)

4 comentários:

carmen disse...

Vivi:

Andei adoentada e só agora pude chegar aqui...

Mandarei notícias por email

bjs

Rosa disse...

Mais um boa escolha esta (Ep. do Apóstolo S. Tiago)

É um alerta, uma chamada de atenção para mim e talvez para nós.
Porque amamos, porque acreditamos, porque confiamos... no Senhor Deus nosso Pai e descansamos tranquilos como se nada mais nos fosse necessário.
Como estamos enganados!
Como é grande, ainda, o caminho a percorrer.

E este é um tempo favorável para a mudança, e para a justificação.

Já se ouve o barulho, já se nota a movimentação, já se vêem as luzes coloridas, tudo numa correria constante não se sabendo bem para onde nos levam os nossos pés, nem o que procuram.
Mas de nós, Ele espera muito mais.
Que sirvam as nossas mãos e os nossos pés para caminhar, mas em outro sentido, em direcção aos outros, e são tantos, que esperam, que suplicam, que choram, que clamam...para que a "nossa" minha fé não seja morta mas se transforme em obras.

Que O Senhor nos ajude a viver duma forma empenhada este tempo de Advento e nos encha o coração de sentimentos para a vivência dum verdadeiro Natal.
Ele, que nos pede para estarmos alerta e vigilantes, que demos testemunhos de amor não deixe que a nossa "fé sem as obras seja vã"

Boa semana.

Viviana disse...

Querida Carmen

Estou em falta para consigo, amiga.
Peço perdão.

Um beijo
viviana

Viviana disse...

Querida Rosa

Ah! como eu aprecio a Epístola do Apóstolo Tiago!

Tráz-me tantos ensinamentos preciosos...

Este é sem dúvida um tema actualíssimo.

E eu preciso de estar atenta e nunca me esquecer destas palavras na minha vida de testemunho cristão.

Gostei muito do seu comentário, querida amiga.

Um beijo
viviana