segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Pelos caminhos de Portugal - Vila de Penedono


Uma vista do Castelo de Penedono


"Um tesouro" muito antigo.

Um Castanheiro Gigante.


Uma bela moldura da vila

«Penedono é uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, Região Norte e subregião do Douro, com cerca de 1 100 habitantes.

É sede de um município com 132,70 km² de área e 3 445 habitantes (2001), subdividido em 9 freguesias. O município é limitado a norte e noroeste pelo município de S. João da Pesqueira, a leste por Vila Nova de Foz Côa e por a sul por Meda, Trancoso e a oeste por Sernancelhe..

Erguendo-se a mais de 900 metros de altitude, o airoso e esbelto Castelo de Penedono, pentagonal, classificado como Monumento Nacional, data de cerca de 900.

A vila de Penedono foi berço de Álvaro Gonçalves Coutinho, o célebre Magriço, eternizado por Luis de Camôes no poema épico "Os Lusíadas".

O sincelo, congelamento das gotas de água nos telhados das casas, é próprio de uma região habituada a geadas e orvalhos durante o rigoroso o Inverno. "O Sincelo" também é um grupo de cantares de Penedono.

Este é um concelho que vive essencialmente da castanha, a sua maior colheita anual, exportada para os Estados Unidos da América, entre outros mercados.»

(Wikipédia)

Se puder, visite. É um lugar muito interessante. Eu já estive lá e gostei muito.

Senhora Ministra da Saúde: Como pode isto acontecer?


Ambulância.

Num dos noticiários televisivos da semana passada, passou a informação sobre um homem de oitenta e dois anos, que reside em Vila Real - Trás - os - Montes - que tendo de se deslocar várias vezes de ambulância para tratamento, no Hospital de S. João no Porto, andou durante um tempo a juntar os cêntimos que podia até perfazer sessenta Euros, quantia que ele pensava ser suficiente para pagar as deslocações de ambulância. Só que, a factura que lhe foi apresentada era bem superior - ultrapassava os cem euros. O octagenário doente decidiu deitar mão de um último recurso: Pedir de porta em porta as moedas que lhe faltavam para saldar a conta da ambulância.
Eu, entre incrédula e revoltada pergunto: Senhora Ministra da Saúde mas o que é isto? Como pode isto acontecer? Tenho setenta anos de idade, fui enfermeira durante cerca de quarenta anos e, nunca tal vi!
Que o Ministério da Saúde poupe dinheiro onde ele é mal gasto é uma coisa admissível e louvável, agora que se tente gastar menos á custa dos mais desprotegidos e indefesos, é que que não se pode de modo algum tolerar ou permitir.
Faça o favor de rever as decisões que tomou e as ordens que deu, creio que, de uma forma insensível.

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Porque hoje é Domingo (143)


Capela das Azenhas do Mar - Sintra

«Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,

Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;

Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;

Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.

Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.

Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, E deu dons aos homens.

Ora, isto-ele subiu-que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra?

Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas.

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,

Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente.

Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;

Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.

Mas vós não aprendestes assim a Cristo,

Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus;

Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;

E vos renoveis no espírito da vossa mente;

E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

Por isso deixai a mentira, e falai a verdade cada um com o seu próximo; porque somos membros uns dos outros.

Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.

Não deis lugar ao diabo.

Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.

Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós,

Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.»

( Ep. de S. Paulo aos Efésios cap. 4: 1 a 32)

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Até as minhocas são importantes



Hoje, no programa "Minuto Verde," que passa na R.T.P. logo pela manhã, tive oportunidade de constatar a importância das humildes minhocas. Elas são usadas na compostagem, que é como quem diz, na transformação do lixo doméstico, ou outro, em Humus fertilizante para as plantas e para a terra. Elas comem os detritos e mexem e remexem a terra, construindo galerias por onde o ar entra e acelera o processo de drenagem. E se houver sacos de plástico misturados no lixo, não há problema, pois segundo a apresentadora, elas passam saco por saco, limpando-os completamente e deixando-os preparados para a reciclagem.
Existem empresas que produzem estas minhocas vermelhas conhecidas por Eisénia Foétida que podem ser enviadas pelo correio em pequenas caixas de 1kg ou 0,5 kg. Quanto ao preço a caixa maior custa 31, 80 Euros e a mais pequena 21, 20 Euros.

Desculpem o riso, mas estou a imaginar-me a receber pelo correio uma caixa de minhocas. Logo eu, que, não sei porquê, só de pensar em tocar-lhes me arrepio, apesar de saber que elas são inofensivas e incapazes de me fazer mal algum.
Já as cobras atraem-me. Vá lá a gente compreender isto.,,

Uma coisa é certa, este assunto fez-me reflectir sobre como toda a criação de Deus é importante, incluindo as simples minhocas.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Apresentando a minha Mira - Sintra


Um aspecto do Parque.
Clique em cima para ver melhor.


Topo norte do Bairro


O bosque junto á Ribeira


A velha ponte sobre a Ribeira


O que vejo da minha janela


A Ribeira das Jardas


O parque infantil.


Vista da minha janrela á noite


A Serra de Sintra vista ao longe

Apresento-vos hoje, o lugar onde vivo há trinta e cinco anos:

A minha querida Mira - Sintra.

O projecto de construção desta zona habitacional é um esmerado trabalho do grande Arquitecto Português - Ribeiro Teles.
Todas as habitações recebem abundante luz solar e os espaços entre os prédios é considerável. Abundam as zonas verdes e a Junta de Freguesia de Mira-Sintra, bem como a Câmara Municipal de Sintra, manifestam grande cuidado na manutenção das zonsas verdes e jardins, bem como a implementação de várias infra-estruturas, tais como o Centro de Dia, o Parque Urbano e a Casa da Cultura.
Uma das muitas coisas que me prendem e fazem gostar muito de aqui viver, é a limpeza; não se vê um papel no chão. Tudo impecavelmente limpo. As pessoas têm um alto grau de civismo. Mesmo junto aos contentores do lixo - temos recipientes para os vário tipos de lixo, incluindo pilhas, óleo usado, roupas usadas para beneficiência, ect. ect. - mesmo aí, não se vê nem um pouco de lixo fora dios recipientes.
Posso dizer com toda a verdade que não conheço nenhum lugar tão limpo e cuidado como Mira-Sintra. Isso é muito, muito bom!

«Mira- Sintra é uma Freguesia portuguesa do concelho de Sintra. População: 6 106 habitantes. Foi recentemente desanexada da antiga freguesia de Agualva - Cacém.

Em termos populacionais e geográficos é a mais pequena das quatro freguesias que constituem a cidade de Agualva-Cacém. sendo a mais nórdica.

Em termos turísticos, situa-se entre a cidade de Lisboa e a Costa do Estoril, perto de dois grandes estabelecimentos de ensino, como é o caso da Universidade Católica Portuguesa, em São Marcos (Sintra), e do Instituto Superior Técnico, (Taguspark - Parque de Ciência e Tecnologia de Oeiras, Porto Salvo).

A freguesia foi nomeada "Mira Sintra", dada a sua localização geográfica, uma vez que é possível contemplar a bela vista da serra de Sintra. Mira Sintra é o resultado da expansão de um antigo bairro de área reduzida, chamado "Bairro de Mira Sintra", onde os terrenos eram propriedade do estado, nos extremos da antiga freguesia de Agualva-Cacém. Hoje em dia, já praticamente não existe, ou as suas construções foram completamente demolidas.

Mira Sintra fornece uma localização demasiado central na área da Grande Lisboa, estando apenas a 10 minutos de Lisboa, a 10 minutos das praias da Linha de Cascais, ou a 10 minutos da vila de Sintra. Constitui um dos terminais da Linha de Sintra (Mira Sintra-Meleças), sendo uma zona ampla, rodeada de espaços verdes, onde a cidade se mistura com o campo, podendo ver-se o Oceano Atlântico dos seus pontos mais altos. É uma freguesia recente e demasiado extensa para a construção de grandes vivendas, nomeadamente a metade do preço que se vê nas zonas da Linha de Cascais. Mira Sintra oferece uma vasta oferta de transportes, nomeadamente da rede "Vimeca/LT - Lisboa Transportes", quer no sentido Lisboa quer no sentido Oeiras quer para a zona urbana da própria cidade.

A estação de Mira Sintra-Meleças é deveras importante na rede REFER/CP, uma vez que inicia a Linha do Oeste.

Em termos sociais, a freguesia de Mira Sintra destaca-se das restantes da cidade, uma vez que é a que contempla menor criminalidade.»

(Wikipédia)

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Os meus Hinos queridos - (7)


Imagem da net.

O mundo vive dias de muita agitação, muita incerteza e muito medo. Os acontecimentos que tiveram lugar recentemente na Tunísia, no Egipto e agora na Libia e noutros países como o Bahrein e o Iémen, estão a pôr a cabeça á roda, dos vários dirigentes mundiais.Ninguém faz ideia sequer como é que estas situações vão acabar.
Vemos povos que viveram sob ferozes ditaduras durante décadas, a exigir e a revindicar o seu direito á liberdade e á livre escolha. Querem ter uma palavra a dizer sobre o seu futuro e o futuro dos seus países. Estão cansados e não estão dispostos a esperar mais pela "sua libertação." Tantos e tantos já deram a vida por esse seu nobre ideal de serem homens e mulheres livres.
No meio de tudo isto, eu, como mulher crente no Deus Eterno e no seu Filho o Senhor Jesus Cristo, tento não me deixar perturbar com o que está a acontecer.
Eu sei, pela Palavra Sagrada, que Deus está no controle da história deste nosso mundo. Aliás, tudo o que está a acontecer está escrito. Tempos bem difíceis virão e temos de estar prevenidos e preparados para, com a presença bendita de Deus em nós, enfrentarmos esses difíceis tempos.

Ao olhar as multidões naquelas praças e ruas, clamando, sem desistir, por libertação, tem-me vindo á memória um belíssimo Hino Cristão que eu gosto imenso de cantar. Foi escrito e composto há cerca de trinta/quarenta anos, por um jovem universitário da cidade do Porto, neto de um dos Pastores Baptistas pioneiros em Portugal, o querido e saudoso Irmão Pastor João de Deus Ferreira.
O jovem compositor, seu neto, chama-se Sérgio Paulo Ferreira de Matos e é Pastor da Igreja Evangélica Maranata, creio que no norte do país. Não o vejo nem sei nada acerca dele há mais de trinta anos. Constituíria para mim uma alegria enorme encontrá-lo, estar com ele. Quem sabe? Talvez Deus me satisfaça esse desejo.

Eis o Hino:

Convite á Liberdade

Ó vinde vós os povos de todas as nações,
Erguei-vos e cantai com alegria,
Fazei nos ares soar a nova melodia:
Que Jesus Cristo traz libertação.
É tempo de romper a vil escravidão,
Que em vós exercem homens ou idéias.
É tempo de dizer que só Deus pode ser,
o único Senhor da humanidade.

Refrão

A verdade vos libertará.
Sereis em Cristo verdadeiramente livres.
Vinde todos! Sim, ó vinde já!
E celebrai com alegria a vossa libertação!

E vós os oprimidos, e vós os explorados,
E vós os que viveis em agonia.
E vós os cegos, coxos, vós cativos, sós,
Sabei que em breve vem um novo dia.
Um dia de justiça, um dia de verdade.
Um dia em que haverá na terra paz,
Em que será vencida a morte pela vida
E a escravidão enfim acabará.

Autor da letra e música: Sérgio Paulo Ferreira de Matos

Peço desculpa por não inserir a musica, mas não a encontrei.
Eu, sei-o todo de memória e conheço bem a música.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

É preciso tão pouco...


Caía a tarde do último domingo. O sol já se afastara a caminho do mar da Praia das Maçãs onde se esconderia para "ir dormir".
Terminámos o ensaio do Grupo Coral na "nossa Igreja" e, como a nossa querida irmã Sidónia Valador passava o seu 86º aniversário nesse dia, decidimos passar por casa dela para a felicitarmos e estarmos um pouco com ela e com o marido, o nosso querido irmão Moisés Valador, que tem a bela idade de 95 anos.
Vivem sózinhos.
Encontrámo-los sentados um ao lado do outro, junto á janela da sala a ver um programa de televisão. Colocámos cadeiras e sentámo-nos os cinco ao redor.
A Teresa levou um lindo ramo de flores que a Irmã Sidónia apreciou muito.
Conversámos algum tempo, cantámos alguns belos hinos, sugeridos por eles. Foi lida a Palavra pelo Pastor no Salmo 121. Curiosamente, enquanto era lida, a irmã Sidónia acompanhava a leitura recitando o Salmo pois conhecia-o desde a sua infância e sabia-o de memória.
A certa altura, enquanto conversavamos, o irmão Moisés com um brilho muito especial nos olhos e com um lindo sorriso, naquele rosto rosado como que de criança, disse-me: "Irmã Viviana: Conto todos os dias que Ele (O Senhor) me vai acrescentando."
Quando nos despedimos ele disse: "Quanta alegria nos deram com a vossa visita!
Obrigada, muito obrigada! Eu disse-lhe: Também nós, querido irmão, estamos muito alegres por estar aqui convosco.
Chegou a hora de nos separarmos e, ele e eu, num longo e fraterno abraço e em lágrimas, despedimo-nos, esperando voltar a encontrar-nos um dia destes. Com ela, a mesma cena , ficámos abraçadas e eu acarinhei o seu rosto e os seus cabelos brancos.
Ele, repetiu vezes sem conta, enquanto descíamos as escadas: "Que Deus vos guarde!" E nós, nos nossos corações rogávamos ao Deus de amor que os guardasse também e sempre estivesse com eles.
Ficaram tão contentes! E, afinal, por tão pouco!

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Mais uma, dos nossos queridos governantes


O Primeiro Ministro Sócrates

A gente lê e fica deveras revoltada.
Vejam só, o que eles são capazes de fazer ao povo, incluindo os pobres, os idosos e os desempregados.
Tudo, para arranjar dinheiro, para "remendar" os enormes buracos que fizeram.
Temos que reagir. Não podemos aceitar. É injusto demais.

segunda-feira, 21 de Fevereiro de 2011 | 09:28

Água: Facturas pagas fora de prazo vão custar o dobro

»O novo Orçamento de Estado para 2011 estipula que os consumidores que não paguem a factura da água dentro do prazo-limite sejam alvo de um processo imediato de execução fiscal, passando a pagar o dobro do que consta da factura.

A notícia é avançada na edição desta segunda-feira do jornal Correio da Manhã, com base num estudo feito pela Câmara Municipal de Lagos, no Algarve.

Com a entrada em vigor da lei do Orçamento do Estado «deixa de haver um período de cobrança voluntária na tesouraria municipal apenas com acréscimo de juros, passando o pagamento, após o prazo, a efectuar-se somente em processo de execução fiscal, o que implica o pagamento adicional de encargos legais [custas processuais]».

Ainda de acordo com o exemplo avançado pelo estudo, se o consumidor não pagar uma factura no valor de 7,57 euros dentro do prazo, ficará obrigado a pagar, posteriormente, 18,42 euros. »

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ser útil á Pátria


Imagem da net.

"O modo mais eficaz de seres útil á tua Pátria é educares o teu filho."
(Ramalho Ortigão)

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Porque hoje é Domingo (142)


Terceira Igreja Baptista de Lisboa.

Lança o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás.

Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra.

Estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra, e caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair ali ficará.

Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará.

Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas.

Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.

Certamente suave é a luz, e agradável é aos olhos ver o sol.

Porém, se o homem viver muitos anos, e em todos eles se alegrar, também se deve lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade.

Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.

Afasta, pois, a ira do teu coração, e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.

(Livro do Eclesiastes cap.11)

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Uma árvore cheia de vida


Carvalho - Quercos Robur

Hoje, dia de chuva miudinha, de tarde, fiquei em casa sózinha e com toda a calma e boa disposição tratei de arrumar algumas prateleiras de livros. Fui olhando os títulos e decidi pôr de lado alguns que me interessaram. Entre eles está " A Vida das Plantas," da Colecção "Ver e Saber", da Verbo Editora. A data registada é 1979, tem portanto 32 anos. Nessa altura, os filhos mais velhos tinham respectivamente - 12 e 11 anos e foi certamente para eles que comprámos esse livro, que faz parte de uma colecção de dez.
Fui folheando e encontrei um capítulo intitulado "A àrvore da Vida" que gostei imenso de ler e daí a publicá-lo aqui num post foi uma tentação.

Ei-lo:

Um carvalho adulto é mais do que uma simples árvore: é um centro comunitário onde se albergam outras plantas e animais que, com o andar dos tempos, se reuniram para viver nele ou em seu redor, dependendo todos, duma forma ou de outra, do carvalho e dos seus produtos.
A própria árvore é o suporte. O processo diário da fotossíntese fornece energia para ela e para muitos dos seus habitantes, embora não para todos - a hera, as algas, os musgos e líquenes que lhe enfeitam a casca são também plantas que possuem capacidade fotossintética: servem-se da árvore apenas como suporte, e não recolhem dela alimento. Os maiores ladrões - o primeiro elo das muitas cadeias de alimentação começam a partir do carvalho - são os milhares de insectos que se sustentam da sua folhagem, especialmente dos gomos e das folhas tenras na Primavera. Entre estes encontram-se as lagartas e pequenas mariposas, que nasceram dos ovos postos nos ramos durante o Outono, e que nascem justamente quando aparecem os rebentos.Larvas de himenópteros, dípteros e cinipídios aninham-se no interior das folhas e dos caules. Abrindo galerias por entre as células, estragam os tecidos e provocam uma irritação que produz galhas á superfície. Gorgulhos e piolhos andam á vontade sobre a folhagem, roendo com a tromba as folhas, ramos e glandes, e sugando os liquidos.
Os insectos roedores estão sempre á mercê dos predadores. Os piolhos e outros insectos pequenos são presa fácil da joaninha e das larvas de crisópídeos, e das centenas de aranhas que têm as suas teias invisíveis por entre as folhas. Os insectos maiores são caçados pelos pássaros, em especial pelo colorido chapim, que tem filhos no ninho por essa época, quando as lagartas são mais abundantes. Os chapins fazem os ninhos em buracos dos ramos, outros pássaros constroem-nos entre a folhagem espessa ou nos arbustos ou buracos próximos. No Outono, pássaros de maiores dimensões, incluindo os pombos bravos e os gaios, aparecem para se alimentarem das glandes, competindo nas árvores e no chão com os esquilos e os ratos.
In - A Vida das Plantas - Verbo- 1979

Morreu Sam - o Golfinho mais velho do mundo.


O Golfinho Sam.

Sam, um roaz-corvineiro, era o animal mais velho da sua espécie: tinha 50 anos. Morreu de velhice, no passado domingo, no Zoomarine, no Algarve.

«Desde que foi criado, em 1991, que o Zoomarine era a casa de Sam, um golfinho que passou 42 anos na companhia de Pedro R. Lavia, fundador e actual Presidente do Conselho de Admistração do Zoomarine.

Pai de inúmeras crias e estrela de excelência do parque temático, Sam era o mais velho da sua espécie e a sua morte transtornou particularmente tratadores e responsáveis que com ele lidavam.

Em comunicado, o parque manifesta a sua triteza: "A partir desta semana, a nossa família está mais pequena. A nossa família está mais triste. Porque "algo" muito importante e muito especial deixou de fazer parte das nossas vidas diárias: o nosso "gordo"".

Márcia Pereira, que acompanhou Sam nos últimos 18 anos (os últimos dos quais como treinadora-chefe), explica "As recordações e os momentos únicos passados com o nosso menino grande jamais serão esquecidas. Difícil será gerir a ausência e a saudade que dele ficará. Todo o delfinário lembra a sua existência. E por isso mesmo, para nós, treinadores, a sua presença e a sua rica história de vida será eterna. O seu sorriso e olhar único será sempre relembrado através da herança que nos deixou: os seus filhos e netos, que todos os dias, connosco partilham a vida.»
( Visão Júnior)

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Poema do coração


Imagem da net.

Eu queria que o Amor estivesse realmente no coração,

e também a Bondade,
e a Sinceridade,
e tudo, e tudo o mais, tudo estivesse realmente no coração.
Então poderia dizer-vos:
"Meus amados irmãos,
falo-vos do coração",
ou então:
"com o coração nas mãos".
...
(António Gedeão)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

"O único defeito das mulheres"


Imagem da net.

Um bom amigo e cavalheiro, fez-me chegar, via e-mail, este significativo texto sobre a mulher:

O ÚNICO DEFEITO DAS MULHERES

«Quando Deus fez a mulher, já estava a trabalhar há seis dias consecutivos. Apareceu um anjo que lhe perguntou: "Deus, porque estás a perder tanto tempo com esta criação?" Ao que Deus respondeu: "Já viste a minha lista de especificações para este projecto? Ela tem que ser completamente lavável, mas sem ser de plástico, tem mais de 200 partes móveis, todas substituíveis, e é capaz de sobreviver à base de coca-cola light e restos de comida, tem um colo capaz de segurar em quatro crianças ao mesmo tempo, tem um beijo capaz de curar qualquer coisa desde um arranhão no joelho a um coração ferido e faz isto tudo apenas com duas mãos."
O anjo ficou estupefacto com estas especificações. "Só duas mãos!? Impossível! E esse é apenas o modelo normal? É muito trabalho só para um dia. É melhor acabares só amanhã." "Nem pensar", protestou Deus. "Estou quase a acabar esta criação que me é tão querida. Ela já é capaz de se curar a si própria quando fica doente E consegue trabalhar 18 horas por dia." O anjo aproximou-se e tocou na mulher. "Mas fizeste-a tão macia e delicada, meu Deus". "Sim, mas também pode ser muito resistente. Nem fazes ideia o que ela pode fazer e aguentar." "E ela vai ser capaz de pensar?" perguntou o anjo. "Não só é capaz de pensar como é capaz de negociar e convencer" O anjo então reparou num pormenor e tocou na cara da mulher. "Ups, parece que tens uma fuga neste modelo. Eu disse-te que estavas a tentar fazer demais numa criatura só." "Isso não é uma fuga, é uma lágrima." "E para que é que isso serve?" perguntou o anjo. "A lágrima é o seu modo de exprimir alegria, pena,dor, desilusão, amor, solidão, luto e orgulho." O anjo estava impressionado."És um génio, Deus. Pensaste em tudo."

E de facto as mulheres são verdadeiramente espantosas. Têm capacidades que surpreendem os homens. Carregam fardos e dificuldades, mas mantendo um clima de felicidade, amor e alegria. Sorriam quando querem gritar. Cantam quando querem chorar. Choram quando estão felizes e riem quando estão nervosas. Lutam por aquilo em que acreditam e não aguentam injustiças. Não aceitam um "não" quando acreditam que existe uma solução melhor. Prescindem de tudo para dar à família. Vão com um amigo assustado ao médico. Amam incondicionalmente. Choram quando os seus filhos são os melhores e aplaudem quando um amigo ganha um prémio. Ficam radiantes quando nasce um bébé ou quando alguém se casa. Ficam devastadas com a morte de alguém querido, mas mantêm a força além de todos os limites. Sabem que um abraço e um beijo podem curar qualquer desgosto. Existem mulheres de todos os formatos, tamanhos e cores. Elas conduzem,voam, andam e correm ou mandam e-mails só para mostrar que se preocupam contigo. O coração de uma mulher mantem este mundo a andar. Elas trazem alegria, esperança e amor. Dão apoio moral à sua família e amigos. As mulheres tem coisas vitais a dizer e tudo para dar.
NO ENTANTO, SE EXISTE UM DEFEITO NAS MULHERES É QUE ELAS SE ESQUECEM CONSTANTEMENTE DO SEU VALOR. »

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O presente que recebi no Dia dos Namorados



Ao longo de mais de cinquenta anos, no Dia de S. Valentim ou Dia dos Namorados - 14 de Fevereiro - o Jorge sempre recorda a data e sempre me oferece um presente. Desta vez recebi um belíssimo livro - O Grande Livro do Amor - da Editorial Estampa, do qual deixo aqui um pensamento:

«Amar é aceitar o maior de todos os riscos.

É entregar o futuro e a felicidade

nas mãos de alguém.

É permitir confiar no outro sem reservas.»

(Hellen Exley)

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

As pessoas passam...as suas flores continuam


Os gradeamentos e os vidros destruidos.


A bela rosa cointinua a florir.


No meio da ferrugem florescem os narcisos.

Aqui bem perto do lugar onde moro há uma zona de vivendas. Bem numa esquina, está uma casa abandonada e já bastante vandalizada. Sempre que ali passo não consigo deixar de olhar para ela e, intrigada, tentar perceber a sua história e o motivo porque assim está, e assim continua ano após ano. Há estranhos que entram e saem dela e a vandalizam cada vez mais. Faz-me pena e revolta.
É interessante notar, apesar de tudo, que as rosas e os narcisos plantados ali há muito tempo, sabe-se lá por quem, continuam a teimar em nascer e florir todas as primaveras.
Vão-se as pessoas mas as "suas" flores ficam.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Porque hoje é Domingo (141)


Igreja em Vilar da Veiga - Gerês

« Mas isso desagradou extremamente a Jonas, e ele ficou irado.
E orou ao SENHOR, e disse: Ah! SENHOR! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.
Peço-te, pois, ó SENHOR, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver.
E disse o SENHOR: Fazes bem que assim te ires?
Então Jonas saiu da cidade, e sentou-se ao oriente dela; e ali fez uma cabana, e sentou-se debaixo dela, à sombra, até ver o que aconteceria à cidade.
E fez o SENHOR Deus nascer uma aboboreira, e ela subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu enfado; e Jonas se alegrou em extremo por causa da aboboreira.
Mas Deus enviou um verme, no dia seguinte ao subir da alva, o qual feriu a aboboreira, e esta se secou.
E aconteceu que, aparecendo o sol, Deus mandou um vento calmoso oriental, e o sol feriu a cabeça de Jonas; e ele desmaiou, e desejou com toda a sua alma morrer, dizendo: Melhor me é morrer do que viver.
Então disse Deus a Jonas: Fazes bem que assim te ires por causa da aboboreira? E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte.
E disse o SENHOR: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu;
E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?

(Livro do Profeta Jonas cap.1:1 a 11)

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Que mundo é este em que vivemos?


A senhora foi encontrada no quarto andar
deste prédio na Rinchôa - Sintra


Ouvi a notícia e fiquei estarrecida.
Demorei algum tempo a recuperar a minha habitual tranquilidade.
Já lá vão dois dias e o acontecimento não sai do meu pensamento, perturbando-me ainda.
Pensei logo escrever aqui algo sobre o assunto, porém como o acho tão terrível e tão desagradável, ponderei, ponderei, se seria melhor não falar nele e assim poupar-vos e não vos perturbar.Mas ao terceiro dia e ouvindo os meios de comunicação social falar a toda a hora nele, decidi partilhar convosco o que penso sobre a situação. Sei que corro o risco de me acusarem de citar coisas ruíns demais e chocantes, porém, mesmo assim eu prefiro dizer o que penso e o que acho desta civilização tão pobre dos valores que o cristianismo nos ensina e nos transmite. Os valores do amor ao próximo, da valorização do ser humano, do respeito por os outros, da solidariedade e da bondade.

Aqui muito perto do lugar onde vivo, pegado a Mira-Sintra, fica a Rinchôa que praticamente vejo da minha janela. Num quarto andar de um prédio que fica junttinho do Conservatório onde os meus netos Nuno e Inẽs estudam música, esteve durante nove anos! o cadáver de uma idosa que ali viveu mais de trinta anos, caído de bruços no chão da cozinha, tendo ao lado o esqueleto de um cão e perto, os cadáveres dos passarinhos. Em 2002 uma vizinha deu por falta da senhora e foi á Polícia e á Guarda participar o sucedido e pedir para virem arrombar a porta e ver o que se passava com a senhora.Não quiseram ir alegando que se estivesse alguém morto lá dentro cheiraria mal, o que parece não seria o caso. Um sobrinho, foi durante esses nove anos 13 vezes ao tribunal de Sintra pedir para irem abrir a porta. Não foram. A mesma resposta: se estivesse alguém morto lá dentro cheiraria mal, o que não seria o caso.
Segundo o sobrinho, a última vez que esteve no tribunal foi uns dias antes da notícia sair na comunicação social.
Ao longo destes nove anos a caixa de correio ficou abarrotada de cartas com o vale da Pensão da reforma da senhora, e outras.Nunca, para além do sobrinho ninguém veio saber dela.
Até que o Ministério das Finanças, por uma dívida de 1500 Euros de falta de pagamento da sisa, sem mais, decidiu pôr em leilão o apartamento da senhora, que no caso foi vendido por um preço baixíssimo, creio que cerca de trinta mil Euros, de onde descontou os 1500 da dívida, ficando com 28.500 Euros em seu poder. Pois bem, foi quando uma senhora ucraniana que arrematou o apartamento, acompanhada de um agente da autoridade, procedeu ao arrombamento da porta, que descobriram a senhora idosa caída. na cozinha.
O país inteiro ficou chocado. Agora, o próprio procurador Geral da República ordenou um inquérito para apurar responsabilidades.
E nós perguntamos: Num lugar onde vivem 46.000 pessoas, onde há sempre gente nas ruas, onde há todo o tipo de estruturas e serviços, com vizinhos no prédio por baixo e por cima da casa da senhora, passando á sua porta durante nove anos, como foi possível isto acontecer? Impressiona e assusta.
Vários sociólogos tentam explicar o acontecido, mas, nota-se que também eles estão profundamente tristes e chocados, e avisam: Portugal hoje é o terceiro país da União Europeia com mais idosos a viverem sózinhos o que conduzirá a que acontecimentos deste género tenham cada vez mais lugar.

Eu! - de Fernanda de Castro


Imagem- http://criz-motherofthebride.blogspot.com)

O homem de génio diz: eu sou.
O poderoso afirma: eu posso.
O rico diz: eu tenho.
E o ambicioso: eu quero.
Eu! Eu! Eu!
E afinal
esses que vivem sós,
completamente sós,
quanto dariam para como tu,
ou como eu,
dizerem simplesmente: nós

(Fernanda de Castro, in «39 Poemas», 1942)

Encontrei este poema no blogue da amiga Fernanda
- http://nanda-fernandarocmsncom.blogspot.com/ - e não resisti a partilhá-lo aqui com os amigos.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Novos presentinhos e boas notícias





Mais uma vez (já foram tantas) a minha querida amiga Sandrinha do blogue - http://aotoquedoamor.blogspot.com/ - ofereceu-me estes dois lindos presentinhos.
Eu sei que ela o faz com muita alegria e com muito carinho, e por isso lhe estou muito grata. Obrigada, de coração, amiga. Agradeço ao nosso Deus por ter preparado o "nosso encontro" e peço-lhe que abençoe a nossa linda amizade e a projecte por toda a eternidade.

Boas notícias



Lembram-se de eu ter escrito, não há muito tempo, que a gatinha sem dono, a mãe dos gatinhos, da aldeia, tinha desaparecido? Estávamos muito tristes porque receávamos que alguém lhe tivesse feito mal. Mas ontem, quando chegámos á nossa casa da aldeia ela deu por a nossa chegada e veio lá de não sei de onde, ter connosco e comeu. Foi um alivio. Ela está bem graças a Deus.
Ao vê-la, lembrei-me do que o amigo Manuel deixou no seu comentário:
"Não se preocupe porque se ela estiver viva ela aparece."
E apareceu. Que bom!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

E as visitas são: 150.000!





Ao comemorar as 150.000 visitas a este blogue, quero agradecer a todos aqueles que durante estes três anos e meio tiveram a amabilidade e a gentileza de por aqui passar, manifestando assim o seu interesse por as coisas simples do dia - a dia, que por aqui vou publicando.
Sou grata a Deus por esta oportunidade de, desta forma, abrir o meu coração e partilhar com todos os amigos aspectos da minha vivência que têm significado para mim.
Por tantos amigos e amigas que vieram enriquecer a minha vida, por o carinho e amizade que me têm dispensado, o meu MUITO, MUITO OBRIGADA!
Andaremos por aqui, com alegria e com prazer, até quando Deus assim quiser.
O meu caloroso e afectuoso abraço a cada um.

Colher e semear


Flores do bosque - Viviana

"Se temos de esperar,
que seja para colher a semente boa
que lançamos hoje no solo da vida.
Se for para semear,
então que seja para produzir
milhões de sorrisos,
de solidariedade e amizade."

(Cora Coralina)

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Até onde pode levar o egoísmo ?


Imagem da net.

A tragédia vem relatada no Diário de Notícias de hoje e teve lugar em Mamarrosa - Oliveira do Bairro.
Um engenheiro agrónomo de 63 anos, disparou uma arma de fogo sobre o ex- genro, um advogado do Porto, causando-lhe morte imediata. O advogado viveu em união de facto com a filha do engenheiro agrónomo, juíza em Ílhavo, e deste relacionamento nasceu uma menina, agora com três anos, que ficou, por decisão do tribunal, á guarda da mãe, estando há algum tempo o pai da criança a disputar o poder paternal sobre a menina, facto este que o ex- sogro nunca viu com bons olhos e munca aceitou.
Todos os sábados o pai deslocava-se á casa da ex-companheira e levava a filha a brincar no parque da terra e a passar o dia com ele.
Ontem, ao meio da manhã ele estava a brincar com a menina no parque, quando apareceu o ex- sogro que depois de uma troca de palavras, disparou friamente sobre ele, matando-o. A seguir, foi entregar-se ás autoridades.

Este acontecimento impressionou-me bastante.
Depois de o meu marido me ler a notícia fiquei longo tempo a reflectir sobre ela e concluí:
Este avô, agiu da forma que agiu, tão somente por egoísmo e amor próprio.Ele na verdade não ama a menina, sua neta, porque se a amasse verdadeiramente não seria o causador da imensa tragédia que se abateu sobre esta inocente criança, matando-lhe o pai, que muito a amava ao ponto de passar os sábados com ela.
Ela ficou orfã para sempre.E uma criança orfã sofrerá a vida inteira a perda irreparável de um pai.
Quando a criança compreender a imensidão da tragédia que o avô lhe causou, certamente não poderá jamais amá-lo como acontece com todos os netos.
E penso:
Até onde o egoísmo e o amor próprio podem levar um ser humano!?
Afinal, toda esta situação poderia muito bem ser resolvida de uma forma amigável e normal e todos poderiam ser felizes.

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Porque hoje é Domingo (140)


Capela rural da Zona de Mandaguaçú -
Maringá - Brasil

«E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração.

Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.

Sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmurações,

Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.

Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse;

Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis.

Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado.

Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios;

Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte.

Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes ao evangelho de Deus?

E, se o justo apenas se salva, onde aparecerá o ímpio e o pecador?

Portanto também os que padecem segundo a vontade de Deus encomendem-lhe as suas almas, como ao fiel Criador, fazendo o bem.»

(I Epistola de S. Pedro cap. 4:7 a 19)

Um momento bonito


Pisco de peito ruivo ou-Erithacus Rubecula.

Hoje de manhã, com um sol radioso e um céu azul de anil, seguia eu por um caminho ladeado de belas árvores e arbustos que separa a escola primária da secundária, aqui perto de casa, quando vi um lindo passarinho - um pisco de peito ruivo - que desfrutava dos quentes raios de sol e cantava uma linda melodia, em cima de um candeeiro público.
Assim que o vi e ouvi, parei para o não perturbar no seu feliz momento matinal, e ali fiquei deliciada a ouví-lo cantar ao mesmo tempo que ele, viradinho para mim, me observava, até que passou um jovem mesmo junto do candeeiro e ele, assustado, levantou vôo e foi pousar bem no alto de uma árvore.
Nesta altura do ano há muitos passarinhos destes em Portugal; eles vêm de muito longe passar o inverno connosco, aproveitando o nosso belo clima.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

"Beleza" - de Almeida Garrett


Imagem da net.

...Sorrindo entre dores
Ao filho que adora
Inda antes de o ver
- Qual sorri a aurora
Chorando nas flores
Que estão por nascer –
A mãe é a mais bela das obras de Deus.
Se ela ama! - O mais puro do fogo dos céus
Lhe ateia essa chama de luz cristalina:

É a luz divina
Que nunca mudou,
É luz... é a Beleza
Em toda a pureza
Que Deus a criou.

Almeida Garrett, in 'Folhas Caídas

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Temos pontes muito bonitas


Ponte Romana de Vila Formosa - Alter do Chão
Clique em cima para ampliar e ver melhor.

Veja-se quanta beleza há nesta ponte e na zona circundante!

«A Ponte de Vila Formosa é Monumento Nacional. Construída pelos romanos nos finais do séc. I, início do séc. II d.C. sobre a Ribeira de Seda, na estrada que liga Alter do Chão a Chança e Ponte de Sôr. Construída em grossa cantaria aparelhada e almofadada. Consta de 6 arcos iguais entre si e compostos nas frentes por trinta e três aduelas e cinco olhais em forma de pórtico.»

(http://noticiasdecastelodevide.blogspot.com/)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A gata e a cadela


A gatinha sem dono


A cadela que alguém abandonou por ali

Hoje, eu e a Teresinha viemos tristes da aldeia.A gatinha-mãe não voltou a aparecer.Já há duas semanas que não a vemos. Como ela estava sempre por ali, muitas vezes deitada no tapete da nossa porta de entrada, e vinha logo roçar-se nas nossas pernas e miava com uma voz muito fraquinha, estranhámos o facto.
Conhecêmo-la há cerca de quatro meses quando ela trouxe um a um pendurados pelo cachaço os quatro filhos pequeninos e escondeu-os num buraco no meio de umas ervas altas. Começámos a dar-lhe comida e ela vinha sempre á nossa procura.Era tão magra e tão fraquinha que quase não acreditámos que pudesse ser mãe e amamentar os quatro gatinhos.
Os gatinhos foram crescendo e a minha irmã trouxe sempre comida para eles e eles estão fortes e bonitos.
Um homem que vive só numa casinha ali ao lado, gostou muito deles e quando a chuva começou a cair ele levou-os para casa dele, onde ainda hoje estão.
A minha irmã vai carregada de latas de comida para toda a semana, pois nós só vamos a aldeia uma vez por semana.Ela deixa ficar a comida com o Chico, assim se chama o homem, e ele dá-lhes uma lata por dia.
Ele insiste em querer ajudar a comprar as latas.
Ao todo são cerca de 10 os gatos que ali vão comer até ficarem saciados.
A gatinha-mãe era a única que se aproximava de nós e entrava pela porta dentro percorrendo toda a casa e o pátio.
A última vez que ela fez isso foi há três semanas. Chovia muito, muito, e nós tínhamos que fechar a porta da rua para ir-mos embora e enxutámo-la para sair mas ela recuava e não queria sair e ir para a chuva.
Teve mesmo que sair, contrariada, pois nos tínhamos que ir embora...
Saíu e trepou para cima do murinho do jardim á chuva e ali ficou olhando-nos quando vínhamos embora.
Foi a última vez que a vimos. Estamos preocupadas e tristes pois não fazemos ideia do que é que lhe aconteceu.
Terá morrido?
Os filhos estão praticamente adultos e andam sempre a brincar no nosso jardim.

Quanto á cadela preta, ela foi abandonada por alguém ali junto do caminho. O meu amigo Inácio que vive logo ali começou a cuidar dela consoante podia, pois também não tem lá grande fartura.
Quando chegáva-mos com o carro a bichinha aparecia logo e estava junto do carro quando saíamos para nos cumprimentar.
A Teresinha comprou-lhe comida de cão mas é curioso que ela preferia e comia muito bem comida de gato e, os gatos também comem comida de cão.
Ela deixou de apaecer há umas três semanas e nós ficámos logo preocupadas porque ela não andava muito bem.
Hoje, ao chegar vi o meu amigo Inácio á porta e fui perguntar-lhe pelo animalzinho.
Ele contou-me uma cena triste....
Durante dois dias ela não veio ter com ele e não saíu do lugar onde costumava dormir - um palheirito ali perto. Ele foi lá procurá-la e ela lá estava deitadinha.Sacudiu a cauda e baixou as orelhas como que a cumprimentá-lo.

No outro dia o Inácio pediu ao amigo para levar a comida á cadela.
Na manhã seguinte, uma manhã de muita chuva, quando ele abriu a porta a cadela estava morta deitada ao lado da porta dele.Quer dizer, ela veio morrer á porta do amigo. Ele ficou muito triste porque gostava da cadela e foi chamar a Domicília, uma vizinha que mora logo ali pertinho e, qual não é o espanto do Inácio, ao chegar e verificar que o corpo da cadela já não estava lá no lugar onde três minutos antes o deixaram.
Perguntaram a toda a gente, foram verificar os caixotes de lixo e contentores e nada...o corpo da cadela desapareceu mesmo.

Resumindo e concluindo:
Estou triste por a gatinha mãe que desapareceu e pela cadela preta que morreu e desapareceu. É que a gente afeiçoa-se aos bichinhos e quer-lhes bem e depois ...sofremos quando lhes acontece qualquer coisa de ruím.
O que vale é que eu lhes tirei várias fotografias que vou imprimir e colocar numas molduras.
Ainda bem que as acarinhámos.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Aprecio muito a forma como ele o faz


Este é "o meu Presidente," ou seja, o Presidente da Câmara Municipal de Sintra:
Dr.Fernando Jorge Loureiro de Roboredo Seara.
Porém para nós os munícipes ele é o Fernando Seara, apenas.
Gosto deste homem e admiro-o muito.Na minha opinião foi até hoje o melhor Presidente da Câmara de Sintra.
Reconheço-lhe muitas qualidades e acho-o um homem bom.
Há um aspecto que eu aprecio imenso, que é a forma bela e respeitosa como ele sempre se refere ao seu pai e á sua mãe.
Creio que posso afirmar sem correr o risco de mentir, que em todas as vezes que assisti aos seus discursos públicos ou ás suas entrevistas televisivas, ele faz questão por um motivo ou outro, de falar dos seus pais.
E ele fá-lo sempre da mesma forma:

"O senhor meu pai, a senhora minha mãe."

Creio saber que a sua mãe já partiu.O seu pai ainda vive.
Numa entrevista a semana passada ele comoveu-se ao falar do seu pai.Com a voz embargada e os olhos húmidos ele disse: "O senhor meu pai que tem muita idade e está doente, continua a dar-me muitas alegrias."

Num tempo em que muitos idosos são tão pouco acarinhados pelos filhos, este homem é para mim um exemplo a seguir.
Obrigada Dr. Fernando Seara.