sábado, 19 de janeiro de 2013

Morreu a Pedagoga e Pianista Gilberta Paiva

              Concerto apresentado em Peniche por a Academia de Música Santa Cecília.
                                                       (Foto de Carlos Tiago)

"A pedagoga e pianista Gilberta Paiva - de 97 anos - fundadora da Academia de Música de Santa Cecília, em Lisboa, faleceu na passada segunda-feira, em Moreira, no concelho da Maia - informação dada pela família nesta quinta-feira.

Natural de Elvas, Gilberta Custódia da Costa Gouveia Xavier de Paiva terminou o curso superior de Piano - na classe do professor Marcus Garin - com classificação máxima.

Até se casar, aos 22 anos, chegou a dar concertos, tendo tocado, por exemplo, em dois espetáculos com a Orquestra da Emissora Nacional, dirigidos por Pedro de Freitas Branco.
Passando a residir em Santa Maria da Feira, fundou em 1955 a Academia de Música de Santa Maria, "a primeira escola de ensino oficial fora dos grandes centros como Lisboa, Porto e Coimbra", e da qual foi diretora até 1964 - disse nesta quinta-feira a sua neta, Ana Carvalho, à agência Lusa.
Em 1960, fundou o Conservatório Regional de Aveiro, que dirigiu por um ano. Em 1964, funda a Academia de Música de Santa Cecília, em Lisboa, "a primeira escola de ensino integrado em Portugal, da qual foi diretora durante cinco anos".
Em 1972, ingressou, como professora de piano, no Conservatório Nacional de Lisboa, do qual se aposentou em 1985.
De 1986 a 1989 dirigiu e reorganizou o Conservatório de Santarém.
Já no ano de 1996, a Câmara de Santa Maria da Feira distinguiu-a com a Medalha de Mérito Municipal. Em 2000, a autarquia feirense colaborou com a Academia de Música, numa homenagem que lhe foi prestada, e incluiu o seu nome na toponímia local.
Em outubro de 2005, recebeu o grau de comendador da Ordem de Instrução Pública, do Presidente da República da altura, Jorge Sampaio.
"Por seu desejo, encontra-se sepultada no cemitério de Leça da Palmeira, no jazigo da família Sá Carvalho", finalizou ainda a neta".

          ( http://www.cmjornal.xl.pt/)

Presto aqui, a minha homenagem e a minha gratidão a esta grande senhora portuguesa.

Nota:
Quis muito publicar uma foto sua mas não tive acesso a nenhuma.

Sem comentários: