domingo, 20 de janeiro de 2013

Porque hoje é Domingo (233)

    Capela em Asnela - Cabeceiras de Basto - Fonte da Imagem: http://retratoserecantos.pt
                
Então o anjo do SENHOR veio, e assentou-se  debaixo do carvalho que está em Ofra, que pertencia a Joás, abiezrita; e Gideão, seu filho, estava malhando o trigo no lagar, para o salvar dos midianitas.
 Então o anjo do SENHOR lhe apareceu, e lhe disse: O SENHOR é contigo, homem valoroso.
 Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém agora o SENHOR nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas.
 Então o SENHOR olhou para ele, e disse: Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?
 E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.
 E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.
 E ele disse: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo.
 Rogo-te que daqui não te apartes, até que eu volte e traga o meu presente, e o ponha perante ti. E disse: Eu esperarei até que voltes.
 E entrou Gideão e preparou um cabrito e pães ázimos de um efa de farinha; a carne pôs num cesto e o caldo pôs numa panela; e trouxe-lho até debaixo do carvalho, e lho ofereceu.
 Porém o anjo de Deus lhe disse: Toma a carne e os pães ázimos, e põe-nos sobre esta penha e derrama-lhe o caldo. E assim fez.
 E o anjo do SENHOR estendeu a ponta do cajado, que estava na sua mão, e tocou a carne e os pães ázimos; então subiu o fogo da penha, e consumiu a carne e os pães ázimos; e o anjo do SENHOR desapareceu de seus olhos.
 Então viu Gideão que era o anjo do SENHOR e disse: Ah, Senhor DEUS, pois vi o anjo do SENHOR face a face. Porém o SENHOR lhe disse: Paz seja contigo; não temas; não morrerás.
 Então Gideão edificou ali um altar ao SENHOR, e chamou-lhe: O SENHOR É PAZ; e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas. 

   (Livro de Juízes cap.6:11 a 24)

1 comentário:

Rosa disse...

Gosto deste texto do Livro de Juízes.

Ao ler o texto podemos ver um homem comum, medroso e receoso...

No entanto abriu-se ao chamamento de Deus, e com coragem aceitou o desafio.


Num dia, que se apresentou de céu cinza escuro e de chuva forte, onde da janela posso ver, oliveiras arrancadas, eucaliptos tombados, telhados descobertos e a rua juncada de folhagem e troncos, lembro que, ontem, por momentos achei que Deus se tinha esquecido de nós (foi só ontem)


Duvidamos, precisamos de sinais como Gedeão.

Peço ao Senhor, que nos faça entender o quanto é importante e grande o privilégio de sermos chamados para uma missão.
Que sejamos capazes de aceitar, com coragem e força, os desafios que Deus no propõe, nunca duvidando do seu amor e da sua protecção.

Com Ele seremos fortes e capazes, por maior que sejam as dificuldades.

Boa semana.