quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Arquipélago de Estocolmo

Uma das 24000 ilhas de Estocolmo - Stora Vanskar
ARQUIPÉLAGO DE ESTOCOLMO

Área do arquipélago - 5600 km
Número de ilhas - 24000

As 24000 ilhas, ilhotas e recifes do Arquipélago de Estocolmo ( Stockholms skargard)  são um paraíso no Verão. Foram descritas pelo autor e dramaturgo sueco August Strindberg como um "cesto de flores na ondulação do oceano." No Inverno são, são um deserto glacial - "monótono...solitário",  disse a poetisa Hilaire Belloc.
O arquipélago foi criado através da movimentação do gelo, escavando o que inicialmente era uma cordilheira no interior, deixando afloramentos de rocha. Á medida que o gelo recuou, poliu a rocha, criando encostas suaves e arredondadas nas ilhas a Norte, mas deixando encostas  íngremes, agudas e angulares a Sul. O arquipélago tem início bem no coração de Estocolmo, com a ilha de Skeppsholmen.
As ilhas situadas mais perto do continente são maiores  do que as mais distantes e estão separadas por cursos de água aos quais os suecos chamam  fjardar. Muitas das ilhas são palcos para diversos habitats no Verão e habitantes sazonais, mas apenas 2700 permanecem habitadas durante todo o ano. O transporte entre as ilhas é feito em pequenos ferry-boats brancos, conhecidos localmente como Waxholmsbatar. Transportam  mais de um milhão de passageiros por ano.
Cerca de 27 espécies de aves marinhas procriam no arquipélago e nas suas águas salobras existem arenques- do - báltico, bacalhaus, solha, enguias,corenogos, lúcios e luciopercas. Nas ilhas mais para o interior habitam texugos, raposas, lebres, alces,  e veados.As focas encontram-se nas ilhas distantes, mais perto do mar.
(No meu livro - 1001 Maravilhas Naturais - que deveria ver antes de morrer
Michael Bright) Oferecido pelo meu filho João Marcos

2 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana.
Que bonito este post, parecem casinhas brincar.

São mesmo maravilhas do mundo.



Viviana, tudo de bom para vós.

Abraços.

Viviana disse...

Querida Rosa

Também as acho lindas!
Sabe que são muito iguais ás da Ilha de Uto na Finlãndia, terra dos meus avós maternos...
Por ali pintam muito as casa desta cor...não sei porquê.

Um abraço
Viviana