domingo, 24 de janeiro de 2016

Porque hoje é Domimgo (374)


 INSTRUÇÕES SOBRE A HUMILDADE

«E disse aos convidados uma parábola, reparando como escolhiam os primeiros assentos, dizendo-lhes: Quando por alguém fores convidado às bodas, não te assentes no primeiro lugar; não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu;  E, vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o derradeiro lugar. Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa.   Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.   E dizia também ao que o tinha convidado: Quando deres um jantar, ou uma ceia, não chames os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem vizinhos ricos, para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso recompensado.   Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos,   E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos»
     (Ev de S. Lucas 14:7 a 14)

4 comentários:

Rosa disse...

Este texto de S.Lucas é cheio de importância para nós.

Num tempo em que só vale quem tem,ou parece ter.
O primeiro olhar e atenção é para os "senhores" deste mundo...

Mas mais uma vez o Senhor nos adverte sobre a importância da humildade.
Tudo é efémero, tudo é passageiro e são outras as coisas que para o Senhor têm importância.


"Quanto maiores somos em humildade, tanto mais próximos estamos da grandeza".

Ensinamos, Senhor, a sermos humildes e verdadeiros.
A dar importância ao que somente te agrada.
A não desejarmos estar nos palcos desta vida.
A dar o primeiro "lugar" ao irmão que se cruze no nosso caminho, seja ele quem for, e venha ele do meio social que vier.


Bom Domingo e boa semana

dilita disse...

Olá querida Viviana

Muito, muito grata, pelas felicitações e todas as palavras bonitas que nos dedicou pela data que vivemos - as Bodas de Ouro. Gostei muito. E não me canso de ler mais uma e outra vez...
Acho que vou imprimir, para colocar nos livros que vou lendo, para assim ter sempre à mão.
Agradecida, de todo o coração.

Quero falar do seu Blog: como eu gostei de recordar As Pombinhas da Catrina, que nós catraias cantávamos e dançávamos de mão dada, em dança de roda na rua, aos Domingos de tarde...

E as azedas, chamávamos-lhes mijônas - tantas eu trinquei, até ficar com os dentes votos...
E as sementes, umas cebolinhas, assadas são deliciosas, mas nós até as comíamos cruas (e nada fazia mal)
A cena de lavoura, de Henrique Pinto, que linda, que verdadeira...e a poesia do inesquecível Pedro Homem de Melo, uma delicia...

Por fim os meus parabéns para a Viviana, para a Sandrinha, e para a Beatriz. Que a felicidade sempre vos contemple como agora,porque bem a merecem.
Aceite o meu abraço, com desejos de boa noite.
Dilita

Viviana disse...

Querida Rosa

É bem verdade o que a amiga diz...

Decerto, desde que aprendi a ler (aos 7 anos)
quando o meu querido e saudoso pai me ofereceu a minha primeira Bíblia (a capa era azul escura) até hoje...já li muitas muitas vezes esta passagem em S. Lucas; no entanto, estando actualmente a ler este Evangelho - um capítulo cada dia - quando li este texto...pareceu-me descobrir nele ensinamentos tão belos e tão profundos, que as lágrimas correram pelo meu rosto.
Quão maravilhosa e rica é a para nós a Palavra Sagrada!?

Não me canso de agradecer, agradecer...a Deus por ela e por a conhecer desde criança.

Um grande abraço
Viviana

Viviana disse...

Querida Dilita

Olá, boa amiga!

Fico contente que tenha gostado do texto Bíblico no Livro de Cantares de Salomão. Também gosto muito.

Ah! mas há tantas coisas belas e tocantes na Palavra Sagrada!...
Nunca me canso de a ler...Agora estou a ler o Evangelho de S. Lucas, que é um dos mais belos do Novo Testamento.

Quanto ao meu "humildezinho blogue", fico muito grata e reconhecida, pelo valor e interesse que a Dilita nele vê...

Também achei lindo e encantador o o quadro das abóboras.
Está tão natural e tão colorido...
Disse para o meu marido, na altura que o descobri e lho mostrei, que gostava muito, muito de o ter aqui numa parede da minha casa...

(não queria mais nada...)Até gostava de saber onde "repousa" aquela obra tão bela.

Enfim

Vamos vivendo e descobrindo e aprendendo.

É por tudo isso e muito mais, que eu acho que a vida é uma aventura maravilhosa, e quanto mais vivo, mais gosto de viver.

Um grande abraço minha boa amiga
Viviana