domingo, 8 de março de 2020

Porque hoje é Domingo (579)


Jesus disse aos seus discípulos:
"Uma vez que têm fé em Deus, tenham fé também em mim! Na casa do meu Pai há muitos lugares; se assim não fosse, ter-vos-ia dito que vou preparar-vos um lugar? Eu vou á vossa frente para vos preparar lugar. E depois de vos preparar um lugar, hei-de voltar para vos levar para junto de mim, de modo que estejam onde eu estiver.E o caminho para o lugar onde eu estiver, já o conhecem."
   Tomé disse a Jesus: "Senhor, nós nem sequer  sabemos para onde é que tu vais! Como é que podemos saber qual é o caminho?" "Eu sou o caminho, a verdade e a vida", respondeu Jesus. "Ninguém pode chegar ao Pai sem ser por mim. E já que me conhecem, ficam  a conhecer também o Pai. E desde agora ficam a conhecê-lo porque o viram."
(Ev, de S. João cap. 14:1 a 7) 
Na Bíblia para Todos

domingo, 1 de março de 2020

Porque hoje é Domingo (578)


"E JESUS DISSE AINDA: 
NÃO SE VENDEM CINCO PASSARINHOS  POR DUAS MOEDAS? NO ENTANTO DEUS NÃO SE ESQUECE DE NENHUM DELES. POIS BEM,  ATÉ OS CABELOS DA VOSSA CABEÇA  ESTÃO TODOS CONTADOS, PORTANTO, NÃO TEMAM, PORQUE VALEM  MAIS DO QUE MUITOS PASSARINHOS."
(Ev. de S. Lucas cap. 12:6 e 7)
  Na Bíblia para Todos

domingo, 23 de fevereiro de 2020

Porque hoje é Domingo (577)

  "APARTA-TE  DO MAL, E FAZ O BEM;
 PROCURA A PAZ E SEGUE-A.
   OS OLHOS DO SENHOR ESTÃO SOBRE  OS JUSTOS,
E OS SEUS OUVIDOS ATENTOS AO SEU CLAMOR."
(Salmo 34: 14 e 15)  
  

domingo, 16 de fevereiro de 2020

Porque hoje é Domingo (576)

   Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!
   Tu ordenaste força da boca das crianças e dos que mamam, por causa dos teus inimigos, para fazeres calar ao inimigo e vingador.
   Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste,
   Que é o homem mortal para que te lembres dele, e os filhos dos homens para que os visites!
   Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste.
   Fazes com que tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo dos seus pés.
   Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo.
   As aves dos céus, e os peixes dos mares, e tudo o que passa pelas veredas dos mares.
   Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome  sobre toda a terra!
          (Salmo 8:1 a 9)
      Na Bíblia da Mulher

domingo, 9 de fevereiro de 2020

Porque hoje é Domingo (575)



Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna  para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

   O  amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso, o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera , tudo suporta.
(I Ep de S. Paulo aos Cor. 13:1 a 7)

domingo, 2 de fevereiro de 2020

Porque hoje é Domingo (574)


"PARA QUE A PROVA DA VOSSA FÉ, MUITO MAIS PRECIOSA DO QUE O OURO QUE PERECE E É PROVADO PELO FOGO, SE ACHE EM LOUVOR, E HONRA, E GLÓRIA, NA REVELAÇÃO DE JESUS CRISTO;
   AO QUAL,  NÂO O HAVENDO VISTO, AMAIS; NO QUAL, NÂO O VENDO AGORA,  MAS CRENDO, VOS ALEGRAIS COM GOZO INEFÁVEL E GLORIOSO."
   (I Ep.  de S. Pedro cap.1:7 e 8)

domingo, 26 de janeiro de 2020

Porque hoje é Domingo (573)



Bom dia. O meu nome é José Leal, e venho substituir a minha mãe. Devido a uma cirurgia ocular, de momento ela não pode vir postar.


Sabemos que, para aqueles que amam a Deus, todas as coisas funcionam para o bem - para aqueles chamados segundo o seu desígnio. (Romanos 8.28)

Quem nos separará do amor de Cristo? Aflição ou angústia ou perseguição ou fome ou nudez ou perigo ou espada? (Romanos 8.35)


Pois estou convencido de que nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem coisas vindouras, nem potestades, nem altura, nem profundeza, nem qualquer coisa criada conseguirá separar-nos do amor de Deus que está em Cristo Jesus, Nosso Senhor. (Romanos 8:38-39)

domingo, 19 de janeiro de 2020

Porque hoje é Domingo (572)


E saíu Jesus e os seus discípulos para as  aldeias de Cesareia de Filipe; e, no caminho, perguntou aos seus discípulos, dizendo: Quem dizem  os homens que eu sou?
   E eles responderam: João Baptista; e outros, Elias; mas outros; um dos profetas.
   E Ele lhes disse: Mas vós, quem dizeis que eu sou? E, respondendo Pedro, lhe  disse: Tu és o Cristo.
   E admoestou-os, para que a ninguém dissessem aquilo dele.
   E começou a ensinar-lhes que importava que o Filho do homem padecesse muito, e fosse rejeitado pelos anciãos, e príncipes, e pelos escribas, e que fosse morto, mas que depois de três dias ressuscitaria.
   E dizia abertamente  estas palavras. E Pedro o tomou á parte, e começou a repreendê-lo.
   Mas ele, virando-se, e olhando para os seus discípulos, repreendeu a Pedro dizendo: Retira-te de diante de mim, Satanás; porque não compreendes  as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens.

E, chamando  a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz e siga-me..
   Porque qualquer que quiser salvar a sua vida perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida, por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.
   Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?
   Ou que daria o homem pelo resgate da sua alma?
   Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória do seu Pai, com os santos anjos.

   (Ev. de S. Marcos  cap.2:27 a 38)

domingo, 12 de janeiro de 2020

Porque hoje é Domingo (571)

Hei-de cantar para sempre o amor do SENHOR;
hei-de anunciar a sua fidelidade de geração em geração.
Proclamarei que o teu amor é eterno
e que a tua fidelidade é eterna como o céu.
Tu dizes: «Fiz um pacto com o meu escolhido;
fiz uma promessa ao meu servo David:
Estabelecerei a tua descendência para sempre
e firmarei por muitas gerações o teu trono.»
Os céus celebram as tuas maravilhas, SENHOR,
e a assembleia sagrada louva a tua fidelidade.
Quem poderá nos céus comparar-se ao SENHOR?
Quem, entre os seres celestiais, se lhe pode igualar?
Deus é grande na assembleia dos céus,
maior e mais temível que todos os que o rodeiam...

...Feliz o povo que sabe aclamar-te, SENHOR,
que sabe caminhar  na luz da tua presença.
Em teu nome se alegra a toda a hora
e se entusiasma com a tua generosidade.
Na verdade, tu és a nossa força e a nossa glória;
o nosso poder aumenta pela tua boa vontade.
O nosso protector é o SENHOR!
O nosso  rei é o Deus santo de Israel!
   (Salmo 89)
Na Bíblia para Todos)

domingo, 5 de janeiro de 2020

Porque hoje é Domingo (570)


Se eu for capaz  de falar todas as línguas dos homens e dos anjos e não tiver amor, as minhas palavras são como o badalar de um sino ou o barulho de um chocalho. Se eu tiver o dom de  declarar a palavra de Deus, de conhecer os seus mistérios e souber tudo; e se eu tiver uma fé capaz  de transportar montanhas e não tiver amor, não valho nada. Ainda que eu dê em esmolas tudo o que é meu, se me deixar queimar vivo e não tiver amor, de nada me serve.
    O amor é paciente. Não é invejoso. Não se envaidece nem é orgulhoso. O amor não tem maus modos nem é egoísta. Não se irrita nem pensa mal. O amor não se alegra  com uma injustiça causada a alguém, mas alegra-se com a verdade. O amor suporta tudo, acredita  sempre, espera sempre e sofre com paciência. O amor é eterno. As profecias desaparecem; as línguas acabam:se; o conhecimento passa. Pois tanto as nossas profecias como o nosso conhecimento são imperfeitos. Quando chegar aquilo que é perfeito, tudo o que é imperfeito desaparece. Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Depois tornei-me adulto e deixei o modo de ser criança.
   Agora vemos as coisas  como num espelho e de maneira confusa. Naquele dia, iremos  vê-las  frente a frente. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas naquele dia vou conhecer  como Deus  me conhece a mim. Agora existem três coisas: fé, esperança e amor. Mas a mais importante é o amor.

          (I ep. de S. Paulo aos Coríntios  cap.13: 1 a 13)
                     Na Bíblia para Todos

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

UM FELIZ E ABENÇOADO ANO NOVO DE 2020

Fonte da Imagem:
valdoduarte.blogspot.com

Numa cadência rápida e certeira os anos sucedem-se uns aos outros.
O tempo vôa...enquanto nós caminhamos a nossa distância...que não é igual para todos.
Os poetas cantam a VIDA!
E cantam-na desta maneira:

"A vida é o dia de hoje,
A vida é ai que mal soa,
A vida é sombra que foge,
A vida é nuvem que voa;
A vida é sonho tão leve
Que se desfaz como a neve
E como o fumo se esvai:
A vida dura num momento,
Mais leve que o pensamento,
A vida leva-a o vento,
A vida é folha que cai!

A vida é flor na corrente,
A vida é sopro suave,
A vida é estrela cadente,
Voa mais leve que a ave:


Nuvem que o vento nos ares,
Onda que o vento nos mares,
Uma após outra lançou,
A vida – pena caída
Da asa da ave ferida
De vale em vale impelida
A vida o vento levou!"
(João de Deus)


Neste raiar de um Novo Ano, que como diz o Hinista:

..."Hinos santos entoemos
E louvemos ao Senhor
Vem do arcano (do desconhecido) mais um ano,
Que anuncia o seu favor"!
Refrão
O ano findo nunca mais veremos;
O ano novo hoje recebemos!
Vê, vê, o belo dom que Deus nos dá!
...
(Do hino 560 do Cantor Cristão)

Nota:
Canto este hino, desde pequenina, todos os dias de Ano Novo...
Hoje, irei cantá-lo uma vez mais, se Deus quiser, em família.
Desejo a todos os amigos que habitualmente por aqui passam, um feliz e abençoado Ano Novo de 2020.
E, já agora, muito obrigada pela vossa presença aqui e pela companhia que me fizeram durante este ano que hoje termina, e ainda, por todo o carinho e amizade manifestados.
Bem Hajam.
O meu enorme e afectuoso abraço.

domingo, 29 de dezembro de 2019

Porque hoje é Domingo (569)


Jesus nasceu em Belém, na região da Judeia, no tempo do rei Herodes. Depois do seu nascimento, chegaram uns sábios do Oriente a Jerusalém e perguntaram: «Onde está o rei dos judeus  que acaba de nascer? É que vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo.»
   Quando ouviu isto, o rei Herodes  ficou muito perturbado e com ele a população de Jerusalém. Mandou reunir todos os chefes dos sacerdotes mais os doutores da lei e perguntou-lhes onde haveria de nascer o Messias. Responderam: «Em Belém da Judeia, conforme o que o profeta escreveu: Tu, Belém, terra da Judá, não és de modo nenhum a menor entre as terras principais da Judeia, porque de ti é que há-de vir um chefe que será o pastor do meu povo de Israel.»
   Então Herodes chamou à parte  os sábios e perguntou-lhes quando é que exactamente a estrela lhes tinha aparecido. Depois mandou-os a Belém com esta recomendação:
 «Vão, informem-se cuidadosamente acerca do menino e, quando o encontrarem, venham-me dizer para eu ir também adorá-lo.»
   Depois de ouvirem o rei, os sábios partiram. Nisto, repararam que a estrela que tinham observado a oriente ia adiante deles, até que parou por cima do lugar onde se encontrava o menino. Ao verem a estrela, sentiram uma alegria enorme. Quando entraram na casa, viram o menino com Maria, sua mãe,  e inclinaram-se para o adorar. Depois abriram os cofres e fizeram-lhes as suas ofertas de ouro, incenso e mirra. Então Deus avisou-os por meio de um sonho, para não voltarem  a encontrar-se com Herodes. E eles partiram  para a sua terra  por outro caminho.
   Depois de se terem ido embora, um anjo do Senhor apareceu a José, num sonho, e disse-lhe: «Levanta-te, com o menino mais a sua mãe e foge com eles para o Egipto. Deixa-te lá estar até que eu diga, porque Herodes vai procurar a criança para a matar.» José levantou-se, tomou o menino com a sua mãe e pôs-se a caminho, de noite, para o Egipto. Ficou lá até à morte de Herodes. Assim se cumpriu o que o Senhor tinha dito pelo profeta: Chamei do Egipto o meu filho.

      (Ev. de S. Mateus cap. 2:1 a 12)
            Na Bíblia para Todos

domingo, 22 de dezembro de 2019

Celebremos com alegria o NATAL DE CRISTO

 
 Fonte da imagem: http://abrigodossabios-paulo.blogspot.pt

"...eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho
           e lhe chamará Emanuel".  (Isaías 7:14)

«Vamos hoje até Belém e, na companhia de pastores viajantes e reis magos adoradores, vejamos aquele que nasceu Rei dos judeus, pois nós, por fé,  podemos reivindicar a nossa participação e cantar: "Um menino nos nasceu, um filho se nos deu."  Jesus é Jeová encarnado, nosso Senhor e nosso Deus e,  contudo,  nosso irmão e amigo; adoremos e admiremos. Notemos já no primeiro olhar a Sua concepção miraculosa. Foi algo  de que não se ouvira antes, incomparável até então: uma virgem conceber e gestar um filho. A primeira promessa prosseguiu da seguinte maneira: "A semente  da mulher",  não descendência de homem. Considerando que a mulher temerária  abriu o caminho para o pecado e desencadeou a perda do Paraíso, ela,  anuncia  o Recuperador do Paraíso. Nosso Salvador, ainda que verdadeiramente homem, era,  em Sua natureza humana, o Santo de Deus. Curvemo-nos com reverência diante do santo Filho cuja inocência restaura à humanidade sua glória antiga, e oremos para que Ele seja formado em nós, a esperança da glória. Perceba sua ancestralidade humilde. Sua mãe descrita  simplesmente como "uma virgem", não uma princesa ou profetiza, nem uma matrona de condição abastada. É verdade que o sangue de reis corria nas suas veias e a sua mente não era fraca ou inculta, pois cantou a mais doce canção de louvor, mas, ainda assim, que posição humilde, quão pobre o homem com quem noivou e quão miserável a acomodação proporcionada ao Rei recém-nascido!
   Emanuel, Deus connosco na nossa natureza, na nossa tristeza, na nossa obra de vida, na nossa punição, na nossa sepultura e agora connosco ou, antes, nós com Ele, na ressurreição, ascenção. triunfo e esplendor da Sua segunda vinda."

       (Spurgeon - no livro - Manhã e Noite)

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

Dia de Natal - um poema de António Gideão


POEMA DE NATAL

Hoje é dia de ser bom.
É dia de passar a mão pelo rosto das crianças,
de falar e de ouvir com mavioso tom,
de abraçar toda a gente e de oferecer lembranças.
É dia de pensar nos outros – coitadinhos – nos que padecem,
de lhes darmos coragem para poderem continuar a aceitar a sua miséria,
de perdoar aos nossos inimigos, mesmo aos que não merecem,
de meditar sobre a nossa existência, tão efémera e tão séria.

Comove tanta fraternidade universal.
É só abrir o rádio e logo um coro de anjos,
como se de anjos fosse,
numa toada doce,
de violas e banjos,
entoa gravemente um hino ao Criador.
E mal se extinguem os clamores plangentes,
a voz do locutor
anuncia o melhor dos detergentes.

De novo a melopeia inunda a Terra e o Céu
e as vozes crescem num fervor patético.
(Vossa excelência verificou a hora exacta em que o Menino Jesus nasceu?)
Não seja estúpido! Compre imediatamente um relógio de pulso antimagnético.)
Torna-se difícil caminhar nas preciosas ruas.
Toda a gente acotovela, se multiplica em gestos esfuziante,
Todos participam nas alegrias dos outros como se fossem suas
e fazem adeuses enluvados aos bons amigos que passam mais distante.

Nas lojas, na luxúria das montras e dos escaparates,
com subtis requintes de bom gosto e de engenhosa dinâmica,
cintilam, sob o intenso fluxo de milhares de quilovates,
as belas coisas inúteis de plástico, de metal, de vidro e de cerâmica.

Os olhos acorrem, num alvoroço liquefeito,
ao chamamento voluptuoso dos brilhos e das cores.
E como se tudo aquilo nos dissesse directamente respeito,
como se o Céu olhasse para nós e nos cobrisse de bênçãos e favores.

A oratória de Bach embruxa a atmosfera do arruamento.
Adivinha-se uma roupagem diáfana a desembrulhar-se no ar.
E a gente, mesmo sem querer, entra no estabelecimento
 e compra – louvado seja o Senhor! – o que nunca tinha pensado comprar.


Mas a maior felicidade é a da gente pequena.
Naquela véspera santa
a sua comoção é tanta, tanta, tanta,
que nem dorme serena.
Cada menino abre um olhinho
na noite incerta
para ver se a aurora já está desperta.
De manhãzinha
salta da cama,
corre à cozinha em pijama.

Ah!!!!!!!

Na branda macieza
da matutina luz
aguarda-o a surpresa
do Menino Jesus.

Jesus,
o doce Jesus,
o mesmo que nasceu na manjedoura,
veio pôr no sapatinho
do Pedrinho
uma metralhadora.

 Que alegria
reinou naquela casa em todo o santo dia!
O Pedrinho, estrategicamente escondido atrás das portas,
fuzilava tudo com devastadoras rajadas
e obrigava as criadas
a caírem no chão como se fossem mortas:
tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá-tá.
Já está!
E fazia-as erguer para de novo matá-las.
E até mesmo a mamã e o sisudo papá
fingiam
que caíam
crivados de balas.

Dia de Confraternização Universal,
dia de Amor, de Paz, de Felicidade,
de Sonhos e Venturas.
É dia de Natal.
Paz na Terra aos Homens de Boa Vontade.
Glória a Deus nas Alturas.

  (António Gedeão)


domingo, 15 de dezembro de 2019

O PROFETA ISAÍAS ANUNCIA O NASCIMENTO DE JESUS

 
«Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e  o seu nome será Emanuel. (Isaías 7:14)

Quem acreditou naquilo que ouvimos?
A quem foi revelada a intervenção do SENHOR?
O servo cresceu diante do SENHOR
como um simples rebento,
ou raiz em terra árida sem aparência nem beleza
para poder dar nas vistas.
O seu aspecto não tinha qualquer atractivo.
Era desprezado e abandonado pelos homens,
como alguém cheio de dores e habituado ao sofrimento,
e para o qual se evita olhar.
Era desprezado e tratado sem nenhuma consideração.

Na verdade ele suportava os nossos sofrimentos
e carregava as dores que nos eram devidas.
E nós pensávamos que Deus
é que assim o castigava e humilhava duramente.
Mas ele foi trespassado por causa das nossas faltas,
aniquilado por causa das nossas culpas.
O castigo que nos devia redimir caiu sobre ele;
ele recebeu os golpes e nós fomos poupados..
Todos nós vagueávamos como  rebanho perdido,
cada qual seguindo o seu caminho;
mas o SENHOR carregou sobre ele
as consequências de todas as nossas faltas.

Foi vexado e humilhado,
mas a sua boca não se abriu para protestar;
como um cordeiro que é levado ao matadouro
ou como uma ovelha emudecida nas mãos do tosquiador,
a sua boca não se abriu para protestar.
Levaram-no à força e sem resistência nem defesa;
quem é que se preocupou com a sua sorte?

De facto, foi suprimido da terra dos vivos,
mas por causa dos pecados do meu povo
é que ele foi maltratado.
foi-lhe dada sepultura entre  os ímpios
e um túmulo entre os malfeitores,
embora não tenha cometido qualquer crime,
nem praticado qualquer fraude.
Mas o senhor quis esmagá-lo  com o sofrimento,
para que a sua vida fosse una oferta de expiação.
Mas o servo verá a sua descendência
e viverá por muito tempo,
e o desígnio do SENHOR realizar-se-á por meio dele.
Por causa do sofrimento da sua vida verá a recompensa,
e ficará satisfeito com a experiência que teve.

«O meu servo, que é justo,
fará com que muitos se tornem justos diante de mim,
pois ele mesmo carregou com os crimes deles.
Por isso, receberá a sua parte entre os grandes
e repartirá os despojos com os poderosos,
já que expôs a  sua vida à morte
e foi contado entre os malfeitores,
ele que carregou com o pecado de muitos
e intercedeu pelos pecadores.»

(Isaías 53 - Na Bíblia para Todos

domingo, 8 de dezembro de 2019

Porque hoje é Domingo (568)


Ana orou desta maneira:

O SENHOR encheu o meu coração de alegria;
é ele quem me dá novas forças.
Agora posso rir-me dos meus inimigos
porque celebro com alegria a tua salvação.
Ninguém é santo como o SENHOR,
ninguém  é  igual a ele
e não há rocha como o nosso Deus.
Acabou com os discursos orgulhosos;
e não digam palavras insolentes,
porque o SENHOR  é um Deus que conhece todas as coisas
e julga tudo o que se faz.
Os arcos dos heróis foram quebrados,
mas os fracos estão cheios de força.
Os que tinham fartura procuram trabalho para ganhar o pão
e os famintos são saciados.
A mulher estéril  deu à luz sete filhos,
e a mãe de muitos filhos ficou sem nenhum.
O SENHOR dá a morte e faz reviver,
faz que se desça ao mundo da morte
e levanta novamente os que para lá foram.
O SENHOR dá a pobreza e a riqueza;
ele humilha e engrandece.
Levanta do pó o indigente
e tira o pobre da miséria.
Fá-los assentar com os grandes
e coloca-os em lugares de honra.
Os fundamentos da terra pertencem ao SENHOR,
que sobre eles construiu o mundo.
Ele guia os passos dos seus fiéis,
mas os maus hão-de desaparecer nas trevas;
pois não é força que faz o homem triunfar.
Os inimigos do SENHOR serão destruídos.
Dos céus trovejará contra eles.
O SENHOR julga a terra inteira,
dá poder ao seu rei
e a vitória ao seu escolhido.

  (I livro de Samuel cap.2: 1 a 10)
           Na Bíblia para Todos

domingo, 1 de dezembro de 2019

Porque hoje é Domingo (567)

Da parte de Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, àqueles que, pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo, receberam uma fé tão preciosa como a nossa. Que a graça e a paz aumentem em vós pelo conhecimento de Deus e de Jesus Cristo.

Deus, pelo seu poder, concedeu-nos tudo o que é necessário para vivermos em santidade, ao dar-nos a conhecer aquele que nos chamou pela sua glória e poder. Foi assim que ele nos concedeu os grandes e preciosos dons que havia prometido, a fim de que tomem parte na natureza divina e fujam dos maus desejos da corrupção que existe no mundo. Por isso, esforcem-se por juntar à vossa fé o bom procedimento; ao bom procedimento, o conhecimento; ao conhecimento, o domínio de si próprio; a esse domínio, a paciência; à paciência, o apego a Deus; ao apego a Deus, a dedicação fraterna, e á dedicação, o amor. Se tiverem estas virtudes em abundância, elas hão-de tornar-vos activos e capazes de progredirem no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.Mas quem não tem estas virtudes é um cego que anda ás apalpadelas e se esqueceu de que lhe foram perdoados os seus pecados de outrora.
   Por isso, meus irmãos, esforcem-se cada vez mais por se manterem firmes na escolha e  chamamento que receberam de Deus. Se fizerem assim, não voltarão a cair no mal. E desse modo vos será oferecida uma entrada larga e ampla no reino eterno de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.
        (II Ep. de S. Pedro cap.1:11)
             Na Bíblia para Todos

domingo, 24 de novembro de 2019

Porque hoje é Domingo (566)


Levanto os  olhos para a montanha,
de onde me virá o auxílio.
o meu auxílio vem  do SENHOR,
que fez o céu e a terra.
Ele não te deixará cair; 
aquele que te protege está sempre alerta!
Aquele que protege Israel não dorme,
está sempre alerta.
É o SENHOR que te protege 
e está ao teu lado para te guardar.
O sol não te fará mal durante o dia,
nem de noite a lua te incomodará.

O SENHOR protege-te de todo o mal
protege a tua via.
O SENHOR protege-te quando sais e quando voltas,
agora e para sempre.

   (Salmo 121)
Na Bíblia para Todos

domingo, 17 de novembro de 2019

Porque hoje é Domingo (565)


Jesus saiu dali, foi para a sua terra e os discípulos foram com ele. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos, ao ouvirem-no,  ficaram tão admirados que se perguntavam: «Donde lhe vem tudo isto? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? Que milagres são estes que as suas mãos realizam? Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? Não vivem também aqui connosco as suas irmãs? E não queriam nada com ele. Então Jesus disse-lhes: «Nenhum profeta é desprezado a não ser na sua terra e entre os seus parentes e familiares» E não pôde  fazer ali nenhum milagre, a não ser curar alguns doentes, pondo as mãos sobre eles. Ficou admirado com a falta de fé dos da sua terra e foi ensinar pelas aldeias dos arredores.
   Jesus chamou os doze discípulos, começou a enviá-los dois a dois, e deu-lhes poder para expulsarem os espíritos maus. Recomendou-lhes: «Não levem nada para o caminho, a não ser o cajado. Não levem comida, nem saco nem dinheiro no bolso. Levem as sandálias que tiverem nos pés mas não levem muda de roupa.» Disse-lhes também: «Quando entrarem numa casa fiquem lá até saírem dessa rerra, sacudam o pó das sandálias como aviso para essa gente.» Então os discípulos partiram e pregavam ás pessoas que se arrependessem. Expulsavam muitos espíritos maus e curavam muitos doentes, ungindo-os com azeite.

  (Ev. de S. Marcos cap.6:1 a 13)
        Na Bíblia para Todos

domingo, 10 de novembro de 2019

Porque hoje é Domingo (564)

SENHOR, invoco-te com todo o coração;
responde-me, pois quero cumprir as tuas leis.
Por favor, ajuda-me
a cumprir os teus preceitos.
De manhã cedo, volto-me para ti e oro,
ponho  na tua promessa a minha esperança.
Durante a noite, volto-me para ti,
para meditar na tua promessa.
Ouve, SENHOR, a minha voz, com todo o teu amor;
dá-me vida, conforme prometeste.
Aproximam-se os que vão atrás de coisas infames
e se afastam da tua lei.
Mas também tu, SENHOR, estás perto;
todos os teus mandamentos são verdadeiros.
Desde muito novo que conheço os teus preceitos;
tu os estabeleceste para sempre.

  (Salmo 119:145 a 152)
    Na Bíblia para Todos