quinta-feira, 22 de maio de 2008

83º aniversário da Igreja Baptista de Morelena


Ontem, a Igreja Baptista de Morelena, completou 83 anos de existência.
Foi organizada como Igreja no dia 21 de Maio do ano de1925

Tudo começou quando um crente, Arduíno Adolfo Correia, que era Colportor Bíblico( vendedor de Bíblias) para ali foi residir, por conselho médico, por motivos de saúde da sua esposa Irmã Cristiana Correia.

Mal se instalaram, começaram a dar testemunho da sua fé em Cristo, e não tardou muito que um pequeno grupo de pessoas aceitassem a mensagem do Evangelho.

Entretanto o Irmão Arduíno pediu apoio Pastoral para o grupo, á Primeira Igreja Baptista de Lisboa, tendo Pastor desta, Paulo Irwim Torres, passado a colaborar com aqueles irmãos.

Foi organizada com seis membros, e o Pastor Paulo Irwim Torres foi o seu primeiro Pastor.
Outros Pastores exerceram ali o seu ministério, tais como, o Pastor Luís Caetano Lourenço, o Pastor Joaquim Lopes de Oliveira e presentemente o Pastor João Serafim Regueiras.
Quando se fala da Igreja Baptista de Morelena, há um nome de um irmão que logo é lembrado. O saudoso e mui querido irmão Joaquim Jacinto Gaspar, que com a sua esposa a mui saudosa irmã Alice Brás Gaspar, em tempos difíceis… em que o Pastor só podia visitar a igreja uma vez por mês… este casal de irmãos, asseguraram o trabalho com uma dedicação e entrega extraordinárias.

Esta Igreja, localizada em Morelena - Pêro Pinheiro - Sintra, tem dado ao longo destes 83 anos, um valioso testemunho do Evangelho de Cristo em toda aquela zona envolvente.

È uma Igreja dinâmica, cheia de vida, com Templo próprio, tem muitos casais jovens, muitas crianças e um bom grupo de jovens. Possui também um Grupo Coral com cerca de 30 vozes, dirigido pela Irmã Augusta Torres, filha do seu primeiro Pastor.

È uma Igreja solidária, sempre disponível para apoiar outras Igrejas, ou Organizações de Evangelismo ou de Solidariedade Social. Sempre atenta ao que se passa no meio onde está inserida, orando pelos Enfermos, visitando, apoiando, e ajudando os necessitados, independentemente de frequentarem a Casa de Oração ou não. Todos são tratados da mesma forma. No próximo dia 31 de Maio, está convidada a tomar parte na Inauguração do Centro de Dia e Lar para os Idosos, de Morelena, para a Construção do qual, os seus membros deram uma generosa e dedicada colaboração.

È nesta Igreja do Senhor Jesus Cristo, que eu culto-o e sirvo o meu Deus.
Não lhe chamo “a minha Igreja”, porque ela na verdade, não é minha, nem do Pastor, nem de ninguém… ela pertence ao Senhor.

Não me canso, nas minhas orações, de agradecer, louvar e exaltar o nome do Senhor, por Ele ter tido a bondade de fazer surgir esta Igreja, e de ao longo destes 83 anos, ter cuidado dela, providenciando tudo o necessário para que ela cumpra a sua missão de anunciar as Boas – Novas da salvação aos perdidos.
Ao finalizar, digo como o Apóstolo Paulo: A Esse, (Deus) glória na Igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre Ámen. (Epístola aos Efésios 3:21)

9 comentários:

Maria disse...

Bem-hajam!
Que bom podermos pertencer à mesma família, não é? Por isso o meu coração se alegra com as vossas vitórias, o vosso percurso e o vosso testemunho.
Conheci (conheço) alguns irmãos dessa igreja local e amo-vos muito.
Para todos, a minha mensagem de congratulação é Números 6: 24-26.
Shalom!

Rosa disse...

E a Igreja Templo só tem sentido quando dela sai, gestos concretos de partilha, solidariedade, e amor ao próximo.
Que o Senhor vos continue a abençoar e a encher de bençãos.

Rosa.I

esperança disse...

Boa noite irmãzinha querida, oxalá, tenhas nesta noite, um soninho descansado, sem dores a consumir-te.
Que O Senhor nosso Deus Altíssimo, abençoe sobremaneira, a Casa de Oração de Morena, que os seus membros continuem unidos, e a pensar a uma só voz, fazendo o trabalho com alegria, e ajudando, em tudo, o seu Pastor, que dedicou, completamente a vida, à sua mãe, e à sua Igreja.
A nossa família, também tem muito a ver com a história da igreja; até eu, há uns 50 anos, fiz lá trabalhos.
O desejo de saúde, para ti e para o Jorge.
Um Abraço bem apertado,

Viviana disse...

Olá Mimi,
È verdade! è uma grande benção pertencermos á mesma família!

Encontámo-nos há cerca de 42 anos, lembra-se?
Obrigada pelas palavras amigas.

Um grande e carinhoso abraço
viviana

Viviana disse...

Olá Rosa,

Obrigada pela sua visita e as suas palavras.

Tentei conhecer o seu blog, maso seu perfil não está disponível.

Um abraço
viviana

Viviana disse...

Olá maninha Esperança,

Acabei de chegar do Culto que foi muito abençoado.

obrigada por as tuas palavrinhas tão simpáticas.

Claro que tu conheces muio bem a Igreja de Morelena.

um beijinho
viviana

Jorge Oliveira disse...

Parabéns! (Que rica data para fazer aniversário!)
:))

Gostei de ler a história da igreja.
Continuem!
DVA.

Rosane disse...

João Serafim de Regueiras

A paz do Senhor, meu irmão.

Estamos contatando pessoas que participaram do Congresso Internacional da MPC no Brasil - Rio de Janeiro .
Estaremos celebrando no ´róximo ano , os 60 anos da MPC e 50 de Minstério do ABRÃAO SOARES, presidente da MPC àquela época do Congresso no Brasil.


Muito felizes em saber que você hoje é pastor da Igreja Batista de Porto / Portugal.


Aguardamos confirmação de recebimento deste .

Em Cristo,

Rosane Amélia Vieira

Unknown disse...

Estive a ler os vossos comentários, que achei bastante interessante. Sou bisneta do Arduino Adolfo Correia e Julia Ribeiro Correia. A minha avó materna, Lídia Julia Correia Ançã, escreveu um livro sobre o trabalho do pai dela, meu bisavô. Nesse livro, existem várias fotos da vida dos meus bisavós e do trabalho missionário que eles fizeram em Portugal. Muito obrigada por lembrarem o trabalho pioneiro do meu bisavô. Bem hajam.