terça-feira, 5 de agosto de 2008

Morreu Alexander Soljenitsine



Alexander Soljenitsine faleceu hoje aos 89 anos em Moscovo, vitima de insuficiência cardíaca aguda, segundo informação do filho.
Nasceu no ano 1918.
Pagou um alto preço pela independência do seu pensamento e da sua nobreza de caracter.
Foi considerado um herói da Segunda Grande Guerra, porém criticou o sistema e foi exilado para a Sibéria, onde viveu como um escravo.

È considerado um dos maiores escritores a nivel mundial, do século vinte.
È mais conhecido por ter revelado ao mundo a realidade do sistema soviético em livros como Arquipélago de Gulag, um dia na vida de Ivan Denissovtch ou o Primeiro Círculo.
Galardoado com o prémio Nobel da Literatura em 1970, recusou-se a ir a Oslo recebê-lo por receio de ser impedido de voltar ao seu País. Só viria a recebê-lo 4 anos mais tarde, portanto em 1974.

Nesse mesmo ano foi privado da cidadania russa e expulso do País, após ter declarado:

"Sim, estou pronto a morrer e não apenas a ser expulso da União dos Escritores", durante um encontro entre figuras da Literatura Russa em que traçou um quadro negro da sociedade soviética.

Viveu depois na Alemanha, Suiça e Estados Unidos, até ser autorizado a regressar á Rússia em 1994, após o desmantelamento do regime comunista.

8 comentários:

Anita disse...

Amiga querida não deixe morrer esse anjo que há dentro de cada um de nós... esse anjo chamado Amor. Esse anjo que dá toda a luz necessária para a nossa vida.


Muitos beijinhos.
Fique bem. Fique com Deus.
Anita (amor fraternal)

esperança disse...

Olá bom dia, minha doce maninha viviana, que estejas bem em tudo...nós aqui em casa estamos todos bem, menos a trupe, que tem estado muito doentinha, quando chegamos estava com uma alergia, tenho lhe dado banho, com champô especial dia-sim dia-não, mas desde de sábado, não come, não bebe, vomita e tem diarreia, castanha, ( cá para mim até parece com sangue) ontem a Susana levou-a ao veterinário, esteve a soro, e tem a agulha na patinha para hoje ir levar mais. Ás 14 horas, se não beber agua, começamos a por-lhe na boca, um medicamento, com uma seringa. Vê bem que maçada! Coitadinho do bicho!!!...Sofre como as pessoas, até chorei com peninha dela, pois ela é tão amiguinha de todos nós... especialmente da Maria...Ontem à noite mandei umas palavrinhas ao nosso irmão, tinha ideia de lhe contar da trupe, mas esquece-me.
Quanto ao escritor, que foi chamado para junto dos seus; sofreu porque sobressaiu com o seu talento de escritor... se fosse uma formiguinha, do imenso formigueiro, ninguém sabia dele; se juntou tesouros no Céu, é que é, mesmo bom para ele. Para mim, e digo-o, do coração, o melhor da vida, é viver em paz...e ser simples.
Beijinhos...tem um rico dia.

Rosa disse...

Boa noite, Viviana

ups, já tinha saudades deste cantinho :)

As pessoas influenciam-nos, as vozes comovem-nos, os livros convencem-nos, os feitos entusiasmam-nos.

(John Henry Newman)

Abraços

R.Irene

Viviana disse...

Olá Anita,

Obrigada pepa sugestão.

O Amor de modo algum poderá morrer em nós.

Ele tem é que crescer e aumentar!

Se a essência e Deus é Amor, e nós, sendo seus filhos e seguidores, só podemos e cada vez maia, amar, amar e amar...

Assim o S

Um abraço
Vivianaenhor nos ajude.

Viviana disse...

Olá minha linda maninha Esperança,

Então a Troupe está doente?

Tadinha!

Ela é tão amiguinha de toda a gente!

Oxalá ela melhore rapidamente.

Beijinhos para todos

viviana

Viviana disse...

Olá Rosa,

Belo o pensamento que deixou!

Não o conhecia.


Que bom que gosta de vir aqui!

Isso deixa-me feliz.

um abraço
viviana

Anita disse...

Neste dia novo que nos dás, Senhor, enche-nos de tal modo da Tua presença, que nem uma tempestade feroz possa perturbar a Tua paz em nós.

Muitos beijinhos cheio de amor.
Fique bem. Fique com Deus.
Anita (amor fraternal)

Viviana disse...

Olá querida Anita,

Faço minha esta sua prece e digo:

Amen e Amen!

Um abraço
viviana