sexta-feira, 24 de julho de 2009

Rosas - Um poema de Florbela Espanca


Rosa Coral


Rosa Titanic


Rosa Silvestre


Rosa Salkan


Rosa! És a flor mais bela e mais gentil

Entre as flores que a Natureza encerra;

Bendito sejas tu, ó mês d'Abril

Que de rosas inundas toda a terra!


Brancas, vermelhas ou da cor sombria

Do desespero e do pesar mais fundo,

Sois símbolos d'amor e d'alegria

Vós sois a obra-prima deste mundo!


Ao ver-vos tão bonitas, tão mimosas

Esqueço a minha dor, minha saudade

Pra só vos contemplar, ó orgulhosas.


Eu abençoo então a Natureza,

E curvo-me ante vós com humildade

Ó rainhas da graça e da beleza!

(Florbela Espanca)

13 comentários:

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Florbela Espanca é a minha poetisa preferida!!!Quando se agrega às rosas então a maravilha é completa!!

Belíssima escolha;as imagens são perfeitas!

Beijos carinhosos!Sonia Regina.

Anita disse...

♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥ ♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:
........ (''''(`-``'´´-´)'''') Amizade é:
..........).....--.......--....( Sorrir
........./.....(6..._...6)....\ Chorar
.........\........(..0..)....;../ Sofrer
......__.`.-._..'='..._.-.`.__ Gargalhar
..../......'###.,.--.,.###.'...\ Mas acima de tudo ....
....\__)) ####'#'###(((__/ Dizer a cada dia
......##### ######## Conte Comigo
........ ############
....../.... ######### ...\ Desejo-lhe tudo de bom!!!
..__\.....\.. ###### /.....tenha um óptimo fim de semana.
(.(.(____)....`.# .´..(____).).)
♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥ ♥.:.♥.:.♥.:.♥.:.♥.:. Beijossssssssssss no seu coração.

Ai as rosas cada uma mais bela que a outra.
Fique bem. Fique com Deus.
Anita (amor fraternal)

Viviana disse...

Querida Sónia

Eu tambem gosto muito da Florbela Espanca.

Tem poemas belíssimos.

Um beijo

viviana

Viviana disse...

Querida Anita

Obrigada, obrigada, obrigada.

Gosto imenso de rosas...

Das mais simples ás mais raras.

tenha um lindo dia

um beijo

viviana

BC disse...

Um belo poema da Florbela Espanca e que rosas mai lindas!!!
Beijinho

Viviana disse...

Olá Isabel

Claro que uma Poetisa como a Isabel
apreciará por certo uma Poetisa como a Florbela Espanca.

Quanto ás rosas, elas são verdadeiramente belas!

Um beijo, amiga querida

viviana

Jacira mavignier disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jacira mavignier disse...

Oi, Viviana!

Muito linda esta poesia de Florbela Espanca!!
Deixo aqui para você, esta poesia que acabei de fazer, humildemente em seu Blog.

Amo Rosas

Amo rosas, todas elas
brancas, vermelhas
champanhe, coral
salmão e amarelas...

Lindas flores,
perfeição de Deus!
Enchem nossa alma e coração.
Exalam o perfume mais precioso
como um bálsamo curador...

Enfeitam todos os lugares, desde
os simples jardins onde habitam,
até palácios e suntuosas mansões,
enamorados e ardorosos corações...

Por fim, como belas que são,
também tem por missão
estar em momentos de separação
que deixarão saudades, mas,
perfumarão a emoção da despedida...


Jacira Mavignier

Beijos

Viviana disse...

Jacira querida

Mesmo agora estava aqui um poema tão lindo, que eu gostei tanto e desapareceu!

Quero o meu poema!

Quero o meu poema de volta!

Eu vinha responder ao seu comentário agorinha mesmo...

Um beijo, amiga, tenha uma boa noite de repouso.

viviana

Viviana disse...

Jacira

Já voltou!

O meu poema está de volta!

Que bom!

Brigada

viviana

Antonius disse...

Gostava de saber de que livro retirou o soneto "rosas" que diz ser de Florbela Espanca?
Cumprimentos

Antonius disse...

Gostava de saber de que livro retirou o soneto "rosas" que diz ser de Florbela Espanca?
Cumprimentos

Viviana disse...

Olá, Antonius

Agradeço o seu comentário.

Na verdade, foi um lapso meu, o facto de não ter indicado a fonte do poema que refiro ser da Florbela Espanca.
Procuro sempre colocar, pois é um dever.

Estive a revisitar os meus livros da Florbela e não encontrei o poema.
Se não me falha a memória, pois já lá vão cinco anos...creio que o retirei da internet., porém não tenho a certeza.

O estilo parece-me não ter muito a ver com a poetisa... acho que na altura tive essa dúvida.

Se acaso eu encontrar a fonte, comunicar-lhe-hei através do seu blogue, que já visitei, e gostei muito.
Parabéns!

Obrigada por a chamada de atenção
Um abraço
Viviana