quinta-feira, 7 de outubro de 2010

As árvores da minha vida (1)


Floresta Amazónica. Imagem da net.

Tenho uma admiração e um carinho muito especial pelas árvores.
Elas atraem-me, encantam-me, fascinam-me! Chegam a comover-me... Se me perguntarem porquê, não saberei explicar.
Acho-as sempre belas. Quer seja com os brotos novos da Primavera, floridas, carregadas de fruto no Verão, matizadas das mais belas cores no Outono, ou nuas e esguias no Inverno; aqui, lembram-me belíssimas esculturas.
Pois bem, neste contexto, decidi publicar aqui uns posts de vez em quando, sobre aquelas que de alguma forma estão mais ligadas á minha pessoa e têm algo a ver com o meu percurso de vida, daí chamar-lhes "As árvores da minha vida".

Uma árvore, um cheiro...

Naquele dia, entrei no gabinete do Dr. Jorge Loureiro, um dos médicos com quem trabalhava no Centro de Saúde da Amadora. Ele estava a atender um utente, sentado á sua secretária. O Dr. Jorge Loureiro era um homem na casa dos quarenta anos, alto, elegante, sempre muito bem vestido e com um trato afável e delicado. Sempre gostei de trabalhar com ele em equipa.
Entrei, cumprimentei-o, ele sorriu para mim e disse: "Olá senhora enfermeira como está?" e continuou a conversar com o utente.Entretanto, o meu olfato captou no ar um cheiro muito agradável que "me era conhecido".
Pedi desculpa por o interromper e dissse-lhe: "Dr. Jorge Loureiro sabe uma coisa? O cheiro do seu perfume é-me familiar; é o cheiro da casca de uma árvore que havia na floresta, junto á minha casa na Argentina. Vim de lá com quatro anos e nunca mais estive junto de uma árvore daquelas,mas eu tenho a certeza que é o cheiro da casca daquela árvore que quando chovia, exalava um odor muito agradável.
O Dr. parou de escrever, levantou o rosto e fixou-me espantado e disse: "Acertou! O meu perfume tem a essência de uma árvore da floresta Amazónica no Brasil."
Sorridente disse-me: "A senhora enfermeira podia ser uma "Nez." Vendo o meu espanto perguntou-me : "Sabe o que é um "Nez? É um cheirador de perfumes. Há pessoas que têm o olfato tão apurado, que são contratados por os grandes laboratórios de perfumes para cheirar... e ganham muito dinheiro. Podia ganhar muito mais do que ganha, se fosse uma "Nez; já sabe, se um dia se cansar de ser enfermeira vá para Paris...seja uma "Nez".

O engraçado é que na verdade, eu tenho um nariz que detecta tudo. Eu própria me espanto.

Depois deste episódio, por mais do que uma vez, identifiquei o mesmo cheiro da tal árvore, quando alguns homens passaram junto de mim, um deles no autocarro.

Esta, creio eu, foi a primeira árvore da minha vida. Dela não sei o nome, mas creio que serei ainda capaz de identificar o seu cheiro. Se pensar que vim da Argentina com quatro anos!

15 comentários:

Fernanda Rocha Mesquita disse...

Ola Viviana. As arvores tambem tem para mim um encanto especial. Parece que cada uma delas guardam segredos e historias da vida, de gente... gostei muito do seu texto. beijinhos meus e cumprimentos do Eduardo. Com amizade

Pelos caminhos da vida. disse...

Tb adoro as árvores amiga.
Cada um com seu encanto, fascinio, aromas.

Um gde abraço.

Fique com Deus.

beijooo.

Anita disse...

Olá Viviana querida bom dia apesar deste dia tão cinzento e chuvoso é um bom dia, pois foi o Criador que o fez para nós vivermos.
Com o tempo assim, as flores ficam mais visosas e mais cheirosas. Como eu a compreendo amiga. Nesta altura do ano sente-se um aroma no ar bem "cheiroso" pois as árvores e as plantas estão menos sedentas de água tornando-se mais belas e cheirosas.
Um dia maravilhoso para si e um abençoado fim de semana.
Mil beijinhos.
Fique bem. Fique com Deus.
Anita (amor fraternal)

Rosa disse...

Olá Viviana
Adoro a natureza e os seus tons e aromas...
Tento ao máximo respeitá-la.



"Toda a natureza é uma harmonia divina, sinfonia maravilhosa que convida todas as criaturas a que acompanhem sua evolução e progresso."
( Tsai Chih Chung )

Viviana, tenha uma tarde tranquila, sem o mau tempo, como está previsto.

Beijos cheios de saudades. (aproveitei uma pequena ausência da filhota para passar por aqui)

Sandra Veneziani disse...

Olá, minha linda e doce Viviana, seus textos são tão cheios de sabedoria que em encantam
Deus te abençõe sempre.
vim, te oferecer 2 selos - dia das crianças e do professor
com carinho
san

Viviana disse...

Querida Fernanda

Sim, eu eu sei minha boa amiga, que as árvores lhe dizem muito...

Tem razão!

Dá-nos a ideia que elas escondem segredos...que sabem de coisas bonitas que a gente não sabe.

Sabe que eu falo com elas?
Que as toco, que as acaricio?
Que as cumprimento?

Enfim...

para muitos...coisas estranhas, mas para mim, muito naturais.

Um beijo

viviana

Viviana disse...

Querida Ana linda

Uma pessoa como a Ana...gosta muito das árvores de certeza.
Um abraço, amiga

viviana

Viviana disse...

Querida Anita

Aqui tem chovido muito, mesmo muito.

Está a ficar tudo lavadinho e fresco.

Que bom!

E acabou-se a sequidão e a tortura as plantas...
Dentro de poucos dias, muiyto pucos mesmo, tudo voltará a estar verde e belo.

Um beijo, amiga

viviana

Viviana disse...

Querida Rosa

Enquanto almoçavámos...falámos em vós.

Se aqui tem chovido tanto, tanto! como não terá sido aí para oa lados de Àgueda?

Mas, é tempo dela...

É preciosa e benéfica.

Que venha chuva.

Um abraço

viviana

Viviana disse...

Querida Sandrinha

amiga linda

Obrigada pelas amáveis palavras e pelos selinhos.

Já fui buscar.

São lindinhos.

Um grande e carinhoso abraço

viviana

Unknown disse...

"Eis a natureza que te convida e te ama; mergulha no seu seio que ela constantemente te oferece ."

Beijo e bom fim de semana

Viviana disse...

Amigo Manuel

É isso que eu procuro sempre, sempre fazer.

Se estou algum tempo sem o fazer...lamento a perda das oportunidades.

Um beijo, amigo

também para si um bom fim de semana.

Viviana

...EU VOU GRITAR PRA TODO MUNDO OUVIR... disse...

Viviana querida!

Também sinto muita admiração pelas árvores...quando passo por elas fico a imaginar no tempo que se passou para que assumissem o porte que têm e tudo que enfrentam ,ventos,temporais sem perder seu prumo e elegância!

Quanto aos perfumes realmente nos marcam para sempre!

Muito interessante e significativo o seu post!

Parabéns!

Um beijo amiga!

Sonia Regina.

Viviana disse...

Querida Sónia

No seu Brasil...quantas árvores bonitas e fantásticas, há!

Só a Amazónia!...

Ainda bem que Deus criou as belas árvores.

Um beijo, amiga, e obrigada pelas suas palavras e o seu carinho

viviana

carmen disse...

Que lembrança nosológica!

Até fiquei com curiosidade para saber qual árvore será!!!

Eu amava um perfume que antigamente tinha, que era de sândalo... Mas falaram que a árvore está em extinção e por isto não se fabrica mais... é uma pena!

bjs