sexta-feira, 18 de março de 2011

Ai que saudades das Cosmos!


Cosmos. Imagem da net.


Imagem da net.

Talvez por estarmos a entrar na Primavera, hoje, lembrei-me, com muitas saudades das Cosmos. As Cosmos são umas florinhas muito lindas, de variegadas
cores que no tempo da minha mãe abundavam no jardim e eram também semeadas em canteiros na horta, junto ao rio ou junto á vala. Sim, porque de um lado da horta passava o rio Mourão e no outro lado passava uma vala que transportava água da Fonte de Segueteira, uma fonte que tem mais de duzentos e cinquenta anos, e cuja água era na altura aproveitada para regar os campos.
Cresciam altas e embaladas pela brisa. Balouçavam quais estrelas coloridas oferecendo ao vento as suas sementes que caíam, por aqui e por ali, onde acabavam por nascer e embelezar e alegrar aqueles sítios. Era uma das flores preferidas da minha mãe. A pouco e pouco foram desaparecendo do jardim e já há muito tempo que deixei de as ver e "esqueci" de comprar semente para semear.
Não posso deixar de sorrir quando penso nelas e de as associar á minha querida mãe que já mora no céu há oito anos.
Amanhã mesmo, vou á procura de semente porque quero muito voltar a tê-las.
Aqui deixo alguns dados sobre elas:

Cosmos

Nome: Cosmos bipinnatus.

Nome Comum: Cosmos.

Família: Asteraceae.

Origem: México.

Descrição: Planta herbácea, anual, que pode atingir alturas de 0,45 a 1,2 m. A sua folhagem é muito fina, de corte pinulado, plumosa, caduca e de cor verde. As flores de Cosmos são singelas, circulares, com cerca de 10-15 cm de diametro, balanceadas em longas e finas hastes, com variadas cores desde o branco, amarelo, rosa, vermelho , laranja, carmesin. As flores de Cosmos são brilhantes e atractivas para abelhas e borboletas. São plantas muito fáceis de cultivar.

Sementeira: No local definitivo na Primavera ou depois das ultimas geadas. Em estufa ou estufim no final do Inverno ou início da Primavera. Repicar as plantas deixando espaçamento de cerca de 20-30 cm.

5 comentários:

Pelos caminhos da vida. disse...

Que a primavera lhe traga amiga, muita paz, saúde, luz, amor...

Fim de semana iluminado.

Um gdeeeeeee abraço.

beijooo.

Unknown disse...

Beijo e bom fim de semana.

Viviana disse...

Querida Ana linda

Obrigada amiga.

E que o seu Outono...seja sereno e bonito, com milhares de folhas belamente e diversamente coloridas, nesse imenso Brasil.

O meu abraço

viviana

Viviana disse...

Também para si, amigo Manuel, um excelente fim de semana.

Um beijo

viviana

Ah!E obrigada por a sua presença contínua aqui neste meu humilde cantinho

Marcia Gonçalves disse...

Olá amiga, que bom conhecer o seu blog. Eu estava há horas procurando na net algum site, blog, alguém que publicasse fotos dessa flor tão linda que eu adoro e que tinha esquecido completamente o nome. Obrigada pela postagem e pelas informações sobre a planta. Aqui a primavera está chegando e eu pretendo colorir o meu jardim e a minha vida.
Beijos, Marcia