sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Por Portugal adentro...(2)


Ericeira -Mafra.
Fonte da imagem
: http://www.trekearth.com Foto de Luis marques

Ontem, foi dia feriado em Portugal. Celebraram-se os 101 anos da Implantação da República.
O dia esteve magnífico - autêntico verão - o que fez com que muita gente de Lisboa e arredores, incluindo os cá de casa, corresse para junto do mar na Ericeira, a refrescar-se, e a "abancar" nos excelentes restaurantes, onde para além da boa carne do Oeste se pode apreciar um peixe fresquinho e o famoso marisco da zona, que há séculos fez da Ericeira um dos mais famosos portos pesqueiros portugueses. Já só no seu bem organizado museu da Misericórdia se podem admirar modelos dos antigos barcos de pesca típicos da Ericeira.
Aliás, foi neste porto que em 1910 a família real - a Raínha Dona Amélia e o seu filho D. Manuel, partiram para o exílio.
A Ericeira tem o condão de nos encantar não só com o seu mar belíssimo, as suas arribas multicores, como a da foto acima, e ainda pelo seu antigo casarío de uma enorme beleza. A zona mais moderna expandiu-se grandemente nos últimos tempos, contando com abundante habitação e toda uma rede de infra-estruras que fazem da Vila da Ericeira um local previligiado de veraneio.

Sem comentários: