quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Por Portugal a dentro (4)


Santa Bebiana.


O "Bispo".

Há dias, quando pesquisava um tema através da net, chamou-me a atenção um título: "Festa em honra de Santa Bebiana". Ora "Bebiana" é comigo, porque se seu tivesse nascido em Portugal era esse o meu nome - Bebiana - porque em português é assim que se escreve e pronuncia o nome da santa onomástica dos que nascem a 2 de Dezembro. (O meu pai como bom católico que era na altura, escolhia o nome dos filhos pelo onomástico) Só que, com um "bocadinho de sorte", fui nascer na América do Sul, mais propriamente na Argentina, e aí, a santa chama-se Viviana, daí eu ter ficado Viviana, que até é um nome bonito...perdoem-me a falta de modéstia. Olha, se eu nascesse em Portugal, eu hoje era "a Bebiana" que é bastante mais arrevezado.
Mas, uma vez feita esta explicação, passemos á tal dita Festa de Santa Bebiana.
Eis o que encontrei:

Festa de Santa Bebiana

«Festa centenária de origem pagã que se realiza no Peso em Dezembro, comemorando a Santa Bebiana padroeira dos amigos e amigas do vinho.
Santa Bebiana - Padroeira dos bêbados segundo Cristina Nogueira - autora do livro - Monografia Histórica do Concelho de Belmonte - novos contributos:

Santa Bebiana terá sido uma virgem Romana cristã que terá vivido so século IV. Ela e a família foram vítimas do Imperador Juliano - apostata, que tentava acabar com o cristianismo e por isso torturou diversos cristãos, os pais de Bebiana foram mortos e esta foi entregue a uma alcoviteira com a recomendação de que teria de tentar levá-la por maus caminhos . A santa terá assistido a festas com elevado consumo de vinho como era característico dessa época, mas a jovem nunca se deixou tentar. Como não conseguiram os seus intentos em 363 d C o pretor Aproniano mandou que a amarrassem a uma árvore e foi chicoteada até á morte.

(http://aldeiadopeso.blogs.sapo.pt/6207.html)

Nota:

A Igreja Católica escolheu-a para onomástica do dia dois de Dezembro, e os bêbados para sua Padroeira.
Não sei porquê...mas acho que ainda tenho qualquer coisas a ver com ela...

2 comentários:

Avozinha disse...

Nesse dia, as nossas televisões fartaram-se de mostrar a 'procissão' de Santa Bebiana e do pessoal todo de copo na mão. Fartei-me de rir ao comparar com a nossa Viviana!

Viviana disse...

Querida Eunice

Não sabia que as televisões passaram a tal festa.
Como estive o dia 2 quase todo fora...nem dei por isso.

Gostei de conhecer a história: como dizia minha mãe "o saber não ocupa lugar"

Um abraço

viviana