quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Descobertas Pérolas em ostras no Algarve


Pérola encontrada em ostra,no Algarve.

Tal como a minha mãe, gosto de conchas e pedrinhas apanhadas á beira-mar.
Onde fiz as "melhores colheitas" foi na praia de Monte Gordo e Armação de Pera, no Algarve. Apanhei uma grande variedade de conchas, inclusivé conchas de ostras nas quais procurava vestígios de pérolas, sem saber com certeza se ali no mar do Algarve, havia pérolas. Nunca perguntei a ninguém e por isso fiquei sempre na dúvida.
Ontem na TV, ouvi uma notícia sobre a existência, ou melhor, a descoberta de ostras com pérolas em vários locais do Algarve, inclusivé no Rio Guadiana. Fiquei como se costuma dizer: "com a pulga atrás da orelha"e informei-me melhor. Eis aqui o que eu encontrei:

Descobertas pérolas no Algarve

"Um grupo de cientistas portugueses encontrou inesperadamente pérolas em ostras do género Crassostrea em vários locais do Algarve, desde as rias de Alvor e Formosa até ao Rio Guadiana.

A equipa de investigadores constituída por Frederico Batista e Ana Grade, da Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira do IPIMAR e de Deborah Power, do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, dedicam-se ao estudo das ostras da espécie crassostrea há 10 anos, uma espécie que não costuma produzir pérolas.

Ao logo de todo o ano de 2011, os cientistas recolheram 756 ostras e, de forma inesperada, encontraram pérolas em dois exemplares de Crassostrea, originária do Japão e importada da França para a criação comercial no Algarve.

Na sequência desta descoberta, os cientistas vão dar seguimento à investigação por forma a perceber quais os fatores que levaram ao aparecimento das pérolas."

(Guadianaonline - no Facebook)

Como se formam as pérolas

As pérolas são produzidas por moluscos bivalves, resultando de uma reação defensiva do hospedeiro a corpos estranhos, tais como parasitas ou partículas inertes.

O corpo estranho é coberto por várias camadas constituídas essencialmente por carbonato de cálcio sob a forma de cristais de aragonite.

Já agora, informo que acho as pérolas muito bonitas e costumo usar com muito gosto, em momentos especiais, um belo "colar de pérolas" que o meu filho Pedro e a minha nora Anabela me ofereceram no Natal de 2010.

Sem comentários: