terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O melhor peixe do mundo é português

É ponto assente que Portugal tem um excelente clima que faz com que o país seja procurado por milhões de turistas e que cada vez mais "estrangeiros", principalmente Ingleses, Holandeses e Alemães, fixem residência "neste cantinho á beira-mar plantado".
O nosso sol e o nosso céu azul, bem assim como a nossa "luminosidade", são indiscutíveis. A nossa fruta, o nosso azeite e o nosso vinho são mundialmente apreciados também. Hoje fiquei a saber que também o nosso Mar é diferente de todos os outros, e daí o nosso peixe ser considerado o melhor do mundo. Não só por as características do mar mas também pela forma artesanal de pescar com anzol, que preserva e mantem as características do peixe. O peixe é pescado de noite, demanhã está ser embalado quase como "preciosidades"... e despachado nos aviões que o levam para os mais variados países do mundo, onde no próprio dia estão a ser preparados por os grandes chefes dos mais importantes restaurantes do mundo.

Fiquei a saber tudo isto através de uma interessante reportagem televisiva, que foi apresentada hoje á noite por o Jornalista Paulo Salvador da TVI.

O MELHOR PEIXE DO MUNDO É PORTUGUÊS



«Portugal reclama o melhor peixe do mundo. Por todo o planeta, o peixe capturado em Portugal é considerado um produto da mais alta qualidade.

Os maiores chefs elogiam o nosso pescado. O mais famoso chef do mundo, o catalão Ferran Adrià, assume que o marisco português é dos melhores do mundo. Os mais exclusivos restaurantes só querem peixe português, da Rússia aos Estados Unidos, da Suíça à Itália.

«O Repórter TVI» falou com cientistas, gastrónomos e foi ao mar, procurar as origens deste novo tesouro nacional. Desvendando, assim, porque é que o mundo inteiro anda atrás do peixe português e o que é que este tem de diferente e de exclusivo.»

Pode ver aqui.

Sem comentários: