domingo, 1 de janeiro de 2012

O Castanheiro Magestoso


Castanheiro de Beira Valente - Moimenta da Beira - Viseu
Foto de Rafael Carvalho


Aqui, o mesmo castanheiro com folhas.

Sou uma amante das árvores.Tenho com elas uma relação muito estreita e muito especial. Sou incapaz de caminhar sem as olhar e apreciar. Encontro nelas tanta beleza de modo que conseguem encantar-me, fazer-me sorrir e até dialogar com elas. Certamente, tudo isto acontece porque como mulher cristã que sou, ao olhar para elas e admirá-las, vejo o Deus - Criador, que é para mim A MELHOR PORÇÃO NA VIDA.
Estes dias, encontrei na net um blogue, de alguém que tal como eu, ama e respeita as árvores. Estou a falar-vos de Rafael Carvalho do blogue - http://arquitecturadouro.blogspot.com/ -
Ali, fui encontrar fotos de um castanheiro magestoso que apreciei tanto que decidi apresentá-lo aqui aos amigos. Este castanheiro está num souto, (plantação de castanheiros) junto á estrada que liga Beira Valente a Leomil, no Concelho de Moimenta da Beira, distrito de Viseu. No dizer de Rafael Carvalho "é sem sombra de dúvida um belo, magestoso e monumental castanheiro. Certamente um dos maiores do país.O seu tronco tem de perímetro aproximadamente 13, 30 metros".
Se algum dos amigos passar por ali não deixe de ir admirar esta Árvore tão especial. Pensar eu, que já por mais do que uma vez, passei naquela zona quando visitei os meus irmãos na fé na Igreja Baptista de Leomil, e não sabia da existência deste excepcional castanheiro.Ah! mas quando lá voltar, garanto-vos que não deixarei de o ir visitar e admirar.
Recordo tantas vezes o souto de castanheiros que o meu avô Serafim tinha em Vilela - Cabeceiras de Basto. E recordo o carinho com que ele retirava as castanhas dos ouriços para me dar, a mim, pequenina, com 4 ou cinco anos.

4 comentários:

Unknown disse...

Um ano novo cheio de paz ,amor e muitas felicidades.

Beijo.

Joseneide Barbosa disse...

Querida Viviana, que texto lindo agradeço a Deus por ter me dado de presente a sua amizade , a felicidade de partilhar do seu cantinho que Deus lhe conceda a você e aos seus um lindo 2012 com saúde, paz e repleto de dias de contemplação e expiração . beijos

Viviana disse...

Para si também, meu bom amigo Manuel.

Viviana

Viviana disse...

Querida Joseneide

Desculpe só agora responder ao seu tão amável e gentil comentário, boa amiga.

É que tive uns tempos de redobrada responsabilidade familiar.

Que bom que apreciou o texto.

Também eu agradeço muito ao Senhor por nos ter feito"encontrar por aqui.

Desejo muito que dos Céus chovam bençãos sobre si e sobre a sua família.

Um beijo

viviana