terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Surpresa! Deus preparou-me uma linda surpresa!



O meu Deus surpreende-me.Embora, sabendo eu que Ele tem todo o poder e que tudo lhe é possível, Ele, o meu Paizinho amoroso e bom, está sempre a surpreender-me, com as coisas mais belas que esperar se pode.
Eu creio e sinto, que o Seu olhar está sobre mim desde a formação do meu corpo no ventre da minha mãe.Eu sei que a minha mãe e o meu pai me entregaram ao seu cuidado desde daí e durante todo o tempo que viveram. A prova são as bençãos inesperadas e incontáveis que Dele tenho recebido.

Há dias, Ele quis surpreender-me, e sem eu o sonhar sequer, fez acontecer uma coisa lindíssima!
Foi assim:
Quando regressava de fazer fisioterapia, aqui em Mira-Sintra, dirigi-me á Caixa Geral de Depósitos (Banco do estado) para fazer algumas transferências bancárias na caixa multibanco. Quando terminei, entrei na dependência da caixa, e dirigi-me a um pequeno espaço logo a seguir á porta de entrada, onde estão as máquinas de actualização das cadernetas. Coloquei- a caderneta na ranhura e fui informada que tinha 59 parcelas para actualizar. Como não tinha pressa decidi esperar que tudo fosse actualizado. Enquanto esperava, e aqui começa a surpresa, olhei através do vidro para a rua, para apreciar o belo dia de sol que estava. Quando olhei, reparei na presença de uma senhora (de costas parecia uma jovem) com roupa bonita e muito elegante, que estava parada no passeio, de costas para mim, e com um belíssimo bouquet de flores na mão. Pensei: O que fará esta senhora tão bonita com um bouquet tão lindo na mão? De imediato, como se ela tivesse ouvido o meu pensamento, voltou-se para mim e sorriu como que surpreendida, ao mesmo tempo que se encaminhou ao meu encontro. Eu pensei: provávelmente a senhora precisa de alguma informação, pois não a conheço daqui. Ela veio ao meu encontro e eu ao dela e encontrámo-nos dentro do espaço onde eu estava.Com os olhos a brilhar de contentamento ela disse: "Só pode ser a Viviana. É a Viviana. É igual á fotografia. É tão bonita"! Olhando-me o cabelo disse: "Esse cabelo branco, tão lindo"!" Olhou em volta e disse para quem estava ali: "Esta senhora é uma estrela que caiu do céu para me ilumimar".
Colocou-me o bouquet nas mãos e um envelope onde estava escrito: "Para uma pessoa muito especial - a Viviana". E disse-me: "Trouxe-lhe flores. Flores para si".Eu não entendia o que estava a acontecer e disse-lhe serenamente: Mas eu não a conheço.
Ela respondeu: "Nunca nos vimos como é que me há-de conhecer". Aqui, pareceu-me conhecer a voz e, olhando para o envelope que tinha um coração desenhado no remetente, arrisquei: Natália! E ela abraçando-me comovida disse: "Sim, sou a Natália"! Aí, emocionámo-nos as duas e demos um longo, longo abraço, apertado e misturado com uma imensa ternura e emoção. "Tanto que eu esperei por este dia, Viviana! Há quanto tempo"! Também eu, respondi.
Entretanto a caderneta já estava actualizada há que tempos e esperava na ranhura que eu a tirasse, e eu, não me lembrei mais dela. Foi a Natália que disse: "Viviana, a caderneta já está". Se não fosse ela a caderneta ficava lá. Atravessámos a rua e sentámo-nos num banco que está no passeio em frente. Ali, sentadas ao lado uma da outra, olhando-nos, sorrindo felizes e emocionadas, eu disse: É tão linda Natália! Tão elegante! Vestida com tanto gosto...eu não a imaginava assim; pensava que fosse mais gordinha e diferente. Quantos anos tem? "Sessenta", respondeu ela.Não parece,disse eu. Tem um corpo de jovem adolescente e um rosto muito bonito.
Ela agradeceu e diz: "Bonita é a Viviana"!
Ali ficámos um tempo a conversar sobre várias coisas das nossas vidas, mas como ela estava com pressa, pois tinha que ir para junto da mãe idosa, para dela cuidar, ela convidou-me a entrar no carro e levou-me a casa, ali pertinho. Quando chegámos vinha o Jorge a sair para ir ter comigo. Ela assim que o viu saiu logo do carro para ir cumprimentá-lo. Convidei-a a subir mas ela não pôde, estava com pressa. Despedimo-nos ali. num abraço tão bom, tão saboroso, as duas com as lágrimas nos olhos e ela lá partiu acenando com a mão e atirando um beijo.

Eu, não estava bem em mim.Parecia-me viver um encantamento.

Quando olhei pelo vidro para a rua e vi a senhora com o bouquet na mão, pareceu-me uma visão, uma cena irreal. O sentimento do encontro mexeu comigo o dia todo e até vários dias. Esperei que o meu coração acalmasse para escrever aqui sobre o acontecimento. Hoje, sorrio quando revivo o encontro e agradeço ao meu Deus por os presentes e as surpresas lindas que Ele prepara para mim.

Mas quem é a Natália?

Eu conto:
Um dia entrei na farmácia aqui no bairro e por algum motivo que eu já não recordo muito bem, eu disse á Drª Eugénia, a directora clinica, que tem esta farmacia aqui, há trinta e tal anos, e de quem eu sou amiga desde esse tempo do início, eu dissse-lhe que tinha um blogue na internet, não sei a que propósito. Ela quis o endereço e eu dei-lho, claro. Passado algum tempo eu fui á farmácia e uma uma jovem doutora perguntou-me: "A D. Viviana tem um blogue, não tem"? eu disse que sim e e ela respondeu: "Não se importa de me dar o endereço pois a minha mãe reformou-se e gosta de ver blogues bonitos".Dei o endereço e nunca mais pensei no assunto. Passou-me algum tempo e o Jorge foi lá aviar uma receita e a doutora disse: "A minha mãe tem lido o blogue da D. Viviana e ela pede se ela não se importa de lhe dar o número de telefone pois ela queria telefonar-lhe".O Jorge veio a casa saber se eu não me importava de lho dar, e eu disse que não, que até o fazia com gosto. Passou algum tempo e um dia o telefone tocou: Era a Natália. Disse-me palavras tão bonitas acerca do blogue e das minhas postagens, e acerca da minha pessoa, de modo que eu fiquei espantada.Conversámos longamente sobre várias coisas enclusivé sobre a importância da fé em Deus.
Eu disse-lhe que enviava todos os dias um e-mail a um grupo de amigos, com uma mensagem de esperança, de incentivo, de encorajamento e também do testemunho do amor de Cristo. Perguntei-lhe se ela o desejaria receber ao que ela respondeu que sim, que gostaria muito. Desde então, e já lá vai muito tempo...ela recebe e responde muitas vezes ao e-mail. Também telefona e conversamos muito, mas sempre sobre coisas importantes das nossas vidas. Daí, a pouco e pouco nasceu uma smizade muito linda e muito importante, entre nós.
Faltava conhecermo-nos pessoalmente. Parecia difícil e complicado dadas as vidas de cada uma. Aqui, entra o dedinho de Deus...que encontrou uma forma inesquecível de nos conhecermos. Surpreendeu-me! Através deste presente lindo que ele "arranjou e embrulhou" e me fez chegar, eu e a Natália pudemos viver um momento único, um momento bonito que marcou e vai marcar para sempre as nossas vidas.

Nota:

A Natália foi a minha casa, mas como eu não estava ela foi á farmácia ter com a filha e informou-a da minha ausência. Esta dissse-lhe que ao passar de carro, viu-me na Caixa Geral de Depósitos, daí ela estar lá á espera que eu saísse para me abordar.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

E já lá vão 30 anos...


O Zé em primeiro plano, na Madeira.

...que o meu filho mais novo - o Zé - nasceu. O acontecimento teve lugar no dia 29 de Janeiro de 1982, aos meus 41 anos de idade. Bate certo - tenho 71.
Fui abençoada por Deus com a dádiva de 4 filhos, homens. Primeiro o Pedro, que tem 44, depois o Miguel, que tem 43, depois o João, que tem 38 e depois o Zé, que fez ontem 30. Estes filhos são uma benção preciosissima, do Deus de Amor. Todos diferentes, mas todos com características muito especiais. Sei que nenhum deles é capaz de mentir. Essa foi uma das qualidades que recebi dos meus queridos pais e que lhes tentei passar a eles, e resultou.
Quantas alegrias me têm dado! Quanto eu tenho recebido deles em afecto, em cuidado, em respeito, em ternura e em bondade! Sempre a procurarem alegrar-me, a tentar descobrir o que é que eu gosto, sempre a telefonarem e a visitarem-me, sempre que podem.

É bem verdade o que diz a Palavra Sagrada de Deus:

"Os filhos são herança do Senhor; bem-aventurado (muito feliz) aquele que enche deles a sua aljava". (Salmo 127:3)

Ontem e hoje, mal acordei, ainda escuro...elevei a minha gratidão ao Pai de Amor e Bondade, por há 30 anos atrás...me ter entregue nos braços, para eu cuidar e ensinar a viver...o Zé.
Ele aí está: Belo, saudável, bem formado, trabalhador, com uma cultura invejável, bem disposto, mesmo quando vem do trabalho cansado: Vem a assobiar quando sobe as escadas...mesmo ás duas da manhã.Gosta muito de rir e fazer rir, sempre a contar coisas cheias de humor. Que o digam as sobrinhas e os sobrinhos. O Nuno é "fã" do Zé.

Uma vez mais: Parabéns, Zézito. Que continues assim e que Deus te abençoe e conceda uma vida longa e feliz.
Ah! E que te mostre onde está aquela que vai ser a nora que me está a faltar.
Beijos da mãe.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Porque hoje é Domingo(188)



«E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; por isso um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele e sua mulher, e seus dois filhos;

E era o nome deste homem Elimeleque, e o de sua mulher Noemi, e os de seus dois filhos Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e chegaram aos campos de Moabe, e ficaram ali.

E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos,

Os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o da outra Rute; e ficaram ali quase dez anos.

E morreram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim a mulher desamparada dos seus dois filhos e de seu marido.

Então se levantou ela com as suas noras, e voltou dos campos de Moabe, porquanto na terra de Moabe ouviu que o SENHOR tinha visitado o seu povo, dando-lhe pão.

Por isso saiu do lugar onde estivera, e as suas noras com ela. E, indo elas caminhando, para voltarem para a terra de Judá.

Disse Noemi às suas noras: Ide, voltai cada uma à casa de sua mãe; e o SENHOR use convosco de benevolência, como vós usastes com os falecidos e comigo.

O SENHOR vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. E, beijando-as ela, levantaram a sua voz e choraram.

E disseram-lhe: Certamente voltaremos contigo ao teu povo.

Porém Noemi disse: Voltai, minhas filhas. Por que iríeis comigo? Tenho eu ainda no meu ventre mais filhos, para que vos sejam por maridos?

Voltai, filhas minhas, ide-vos embora, que já mui velha sou para ter marido; ainda quando eu dissesse: Tenho esperança, ou ainda que esta noite tivesse marido e ainda tivesse filhos,

Esperá-los-íeis até que viessem a ser grandes? Deter-vos-íeis por eles, sem tomardes marido? Não, filhas minhas, que mais amargo me é a mim do que a vós mesmas; porquanto a mão do SENHOR se descarregou contra mim.

Então levantaram a sua voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.

Por isso disse Noemi: Eis que voltou tua cunhada ao seu povo e aos seus deuses; volta tu também após tua cunhada.

Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus;

Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o SENHOR, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.»
( Livro de Rute cap. 1:1-17)

sábado, 28 de janeiro de 2012

Sábado familiar


As nossas flores

A alegria do encontro, os beijos e os abraços, a admiração e espanto de constatar que as netas cresceram, que a nora continua gentil e sorridente, o sorriso e um pouco de vaidade...de ver como o filho mais velho mantem a forma de sempre: corpo jovem, aos 44, sem qualquer presença de tecido adiposo, muito riso, gargalhadas frescas e saborosas, o comunicar feito de atenção e interesse, a comida abundante e variada na mesa, o cântico de acção de graças num matizado de vozes maduras e vozes infantis e juvenis:

"Oh! graças pelo pão Senhor
E outros dons do teu amor,
Oh! graças bom Pai!"

O dia passou rápido e logo chegou a hora da despedida, com vontade que o dia tivesse pelo menos 48 hoas! O arrumar e juntar as coisas para que nada fique esquecido...são cerca de 100 quilómetros a separar-nos; mas acaba sempre ficando qualquer coisa, desta vez foram os "ténis" da mais nova. O adeus á janela, os olhos de mãe-avó elevados ao céu numa súplica para que Deus acompanhe e proteja os queridos até áo seu lar. A casa que de repente fica "vazia", silenciosa e a espera que passe uma hora para telefonar a saber se chegaram bem. O filho acabou neste momento de ligar dizendo que a viagem correu bem e já estavam em casa; o elevar o pensamento ao céu agradecendo a protecção e a alegria e a benção do encontro neste dia. Em princípio voltaremos a ver-nos dentro de um mês se Deus quiser, até lá oramos uns por os outros e descansamos no amor e misericórdia de Deus.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Lindo! O presente que eu recebi



Uma vez mais, a amiga Sandra do blogue - http://aotoquedoamor.blogspot.com/, teve a gentileza de ofertar-me um lindo selo.
Para ela o meu grande bem - haja e um beijinho.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Mamom, deus dinheiro -É senhor na Europa


"A bandeira da união europeia é azul pois é a cor do ceu , 12 estrelas porque o numero 12 era considerado o simbolo da perfeição e as estrelas são amarelas pois é a cor do ouro."
Fonte: http://magdines.blogspot.com/

A Europa Cristã, evangelizada pelo Apostolo Paulo, pelo Apóstolo Tiago, e por todos aqueles cristãos que se espalharam um pouco por todo o lado, por causa das perseguições que foram feitas logo a seguir á crucificação de Cristo. Essa Europa cheia de templos cristãos,que deu o nome dos apóstolos, dos santos e dos mártires, ás suas avenidas, ruas, hospitais, instituições várias, e aos seus filhos... essa Europa que tinha todas as condições á partida para ser um espaço abençoado e exemplar, no mundo, “perdeu o norte” e, deixou-se seduzir por outro deus, outro senhor – o deus mamom – deus dinheiro – deus capital, traindo o seu Deus, virando-lhe as costas, não seguindo os seus ensinos e deixando os seus templos vazios.

Deslumbrou-se pela ciência, pelo conhecimento ( o que é bom) pelo poder, pela riqueza, pelo luxo, por “o ter e o haver”, embrenhando-se por caminhos e projectos que contrariam absolutamente os caminhos e os projectos de Deus para a humanidade.

Hoje, a Europa, debate-se com problemas tão grandes, tão vastos, e como que um animal encurralado, esbraceja, esbraceja, á procura de uma saída que não vislumbra, digamos que uma saída impossível. Encontra-se completamente presa nas mãos de mamom, o rei dinheiro. O capital é quem dá ordens, o capital é que dita as leis e vai progressivamente coartando a liberdade dos países, impondo-lhe regras e mais regras que se traduzem em sofrimento, desesperança e uma vida dura cheia de tristeza e carências várias.

Resta ao povo da Europa dizer como David, o salmista:

“Elevo os meus olhos para os montes; de onde me virá o socorro?O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra”.(Salmo 121:1e2)

Até onde esta grave crise da Europa nos levará, não sabemos

Só Deus o sabe.

Será que os dirigentes aprenderão alguma coisa com tudo isto? Será que terão a humildade de reconhecer o grave erro de “trair” o seu Deus, trocando-o por mamom?

Oxalá. Para bem da Europa, dos países, do mundo e das pessoas.

Diz o cântico:

“Sem Deus nada somos neste mundo

Sem Deus nada podemos fazer,

Nem as folhas das árvores se movem

Se não fora pelo seu poder.”

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Cabelos brancos


Fonte da imagem: http://rejane-enajer.blogspot.com/

Dedico este poema a uma jovem linda que no Domingo me disse ao ouvido:
"Descobri dois cabelos brancos"

Cabelos Brancos

Cabelos brancos, já?
É pois verdade que a velhice
Vem chegando?
Oh como a vida arde velozmente
Em fogo brando!
A mocidade passou
Sem que eu desse por ela;
Ouro deitado á rua
P'la janela...
Não! Não me acusa a consciência
De a juventude ter desbaratado
Porém, talvez pudesse tê-la
Melhor aproveitado!
Agora que estes dois cabelos brancos
Vieram de surpresa,
Vou conversar com eles
Com clareza...
Meus amigos: não vos esperava ainda
Mas, já que viestes, eu quero vos dizer
Que não me encontro triste:
A cor branca é tão linda!
A mais linda que existe!
Vós nascestes do suspiro profundo
Saído do meu peito,
Das lágrimas salgadas e ardentes,
Do eco do meu mundo
Num gargalhar desfeito...
Jamais esconderei a vossa cor
Na cor da conveniência,
Trouxestes-me a velhice,
Mas igualmente um pouco
De experiência...
Não vos odeio, falo-vos com meiguice:
Cabelos brancos, neve, claridade.
Deus vos dê, no limiar desta velhice,
Aquilo que não tive na mocidade!

(Graciete Pio - no livro - Perfume do Céu)

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Tiago Cavaco - O mais novo Pastor Baptista em Portugal


O momento solene da Imposição das mãos - pelos outros pastores


No rosto do Pastor Tiago Cavaco o significado do momento vivido


Eis o homem que entregou a vida para servir a Cristo

O jovem Tiago Cavaco, é desde o último Domingo o mais novo Pastor Baptista em Portugal. A sua Consagração ao Pastorado, proposta pela Igreja Baptista de Moscavide, nos arredores de Lisboa, juntou muitas pessoas: Pastores e crentes de muitas Igrejas, familiares, amigos e muitos "admiradores" da sua música e do seu blogue, divulgados vezes sem conta pela comunicação social. O Pastor Tiago é um jovem do seu tempo, actualizado e bem informado. Formou-se em Comunicação Social e Teologia e nos últimos anos foi o Obreiro responsável da Igreja Baptista de S. Domingos de Benfica, em Lisboa, onde assumiu agora o Pastorado.

O Pastor Tiago - é com uma alegria imensa que assim o trato - é neto de um conhecido Pastor Baptista, podemos dizer, um dos pioneiros do trabalho Baptista em Portugal, Pastor Joaquim Lopes de Oliveira. Há mais dois Pastores na família: O seu tio, Pastor Teotónio Cavaco e o tio do seu pai, o pastor Teotónio Cavaco do Norte. Portanto, trata-se de uma família de Pastores Baptistas. Os pais do Pastor Tiago, Eunice e Henrique, são nossos amigos e irmãos na fé em Cristo, há dezenas de anos. Podemos dizer que criámos os filhos juntos, o que fez nascer um sentimento muito bonito entre nós, e duma maneira especial, entre os nossos filhos.

O Pastor Tiago, dada a sua formação universitária e a sua popularidade e admiração nos meios da comunicação social, poderia, digamos, facilmente, aceder a uma profissão secular vantajosa, económicante falando, que lhe daria muita visibilidade e fama. No entanto, ele preferiu com toda a humildade e espírito de doação que lhe são conhecidos, responder afirmativamente á chamada de Deus para o servir na sua seara, neste país, onde ser cristão evangélico baptista, ainda é uma marca negativa na vida de alguém. É alguém olhado como estranho, esquisito, diferente da maioria.

Pastor Tiago Cavaco: "Meu filho" - deixa - me tratar-te assim, pois é a minha forma carinhosa de tratar as crianças e os jovens a quem muito amo. Eu sei que os teus pais não me levam a mal, pelo contrário, ainda ontem a tua mãe num e-mail me dizia que tu tambem eras "meu menino...inclusivé porque fui eu que dei as vacinas de infância, lembras-te?
Li, pausada e vagarosamente, o texto que escreveste e que foi lido na tua consagração. Li-o em voz alta para o teu grande amigo - Pastor Jorge Leal, meu marido, e sabes que conforme eu lia, as tuas palavras iam-nos tocando de tal maneira que o nosso coração se comoveu e emocionou e os nossos olhas aliaram-se ao nosso sentir e molharam o nosso rosto.

Que Deus te abençoe, meu filho, a ti e á tua linda família - O pastor Tiago é casado com a Rute, uma linda jovem e uma grande esposa e mãe...e é pai de quatro filhos: A Maria, a Marta, o Joaquim e o Caleb.


Que linda família!

Á frente, da esquerda para a direita:
A Maria - 7 anos - a Marta 5, o Joaquim - 4.
Atrás, da esquerda para a direita:
A Rute, o Tiago, e ao colo do Tiago - o Caleb de 20 meses.

Que de Deus recebas a sabedoria, a força, a coragem e a paz, para cumprires cabalmente a tarefa que o Senhor te entregou em mãos. Conta com as nossas orações e o nosso apoio. Estamos aqui, se acaso de nós precisares.
Abraço-te carinhosamente.

Se desejarem aceder ao texto de que atrás falei, da autoria do Pastor Tiago Cavaco e inserido no seu blogue, aqui está o endereço-

http://vozdodeserto.tumblr.com/post/16343618291/as-minhas-palavras-para-um-dia-tao-especial-como-o-de

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A melhor água do mundo


Vale Glaciar - Manteigas - Serra da Estrela
Fonte da imagem. manteigastrilhosverdes.com


Vale Glaciar -FONTE DA IMAGEM. asminhaspaisagens.blogspot.com

Ontem, assisti a uma reportagem televisiva sobre uma das melhores águas do mundo: A Glaciar.Chama-se assim porque é mesmo esse o nome do local onde nasce: Vale Glaciar, em plena zona protegida do Parque Natural da Serra da Estrela, a 1400 metros de altitude.
Inicialmente, esta água era conhcida como "Água da Nascente", e assim era comercializada; recordo-me de a comprar, há muitos anos. Em 2007 foi declarada a falência desta empresa, por, segundo creio eu ter percebido, por um aumento da concorrência. No entanto, em 2008, a "Água da Nascente" foi comprada e tornada na "Glaciar Indústria", que hoje detem a empresa.

«Só este ano, a Glaciar e a sua direção foram reconhecidas internacionalmente com o “New Millennium Award 2011″, destacando-se como a empresa europeia que mais se destacou no setor das bebidas e a sua direção recebeu a “Gold Medal for Business Excellence “.
A água Glaciar também ganhou a Grand Gold Medal no Monde Selection 2011, e o ITQI 2011 (Internaci0nal Taste and Quality Institute).

“A água Glaciar é uma das melhores águas do mundo”, afirmou o diretor-geral da empresa, explicando que esta água nasce em plena zona protegida do Parque Natural da Serra da Estrela, a 1.400 metros de altitude no Vale Glaciar em Manteigas.
Miguel Paulino acrescentou que o que distingue a qualidade desta água é o facto de brotar de uma fratura do maciço granítico do mais antigo glaciar da Europa, e de ser filtrada naturalmente pela rocha, distinguindo-se por isso em pureza e leveza, é a 3,ª água menos mineralizada do mundo.
“Fizemos um grande trabalho industrial na Glaciar, mudamos as linhas de produção e aumentámos a produção de 30 milhões de litros para 120 milhões. E este ano ainda vamos aumentar”, afirmou aquele responsável, acrescentando que só no primeiro mês deste ano as vendas aumentaram 67 por cento.

Mas a grande maioria da água produzida, e com exceção da destinada às marcas próprias da grande distribuição, é exportada para mais de 20 países, dos quais se destacam Angola, Alemanha, Japão, Cabo Verde, Canadá ou Holanda».
( http://obloguedosmanteigas.com)

Alegra-me saber, que para além de tantas e tão variadas coisas em que Portugal é o melhor do mundo, também a água, bebida preciosa e vital, marca pontos por esse mundo fora. Ainda há pouco tempo, aqui, disse que Portugal tem o melhor peixe do mundo. Agora, também a água de beber.

Mas mais importante que a "água Glaciar", é a Água da vida que o Senhor Jesus Cristo tem para oferecer a todo aquele que dEle se aproxima, sedento e cansado.Aquela água maravilhosa que um dia há dois mil anos atrás, Ele ofereceu á mulher samaritana junto ao poço de Jacob, conforme o texto que publiquei ontem neste espaço.

Anunciando esta Água, o profeta Isaías, 700 anos antes de Cristo nascer em Belém da Judeia, dizia:

"Ó vós, todos os que tendes sede, vinde ás águas"... (Livro do profeta Isaías 51:1a)

Jesus respondeu, e disse-lhe:

"Qualquer que beber desta água (do poço) tornará a ter sede; mas aquele que beber da água que eu lhe der munca mais terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna".
(Ev. de S. João cap. 4:13 e 14)

Eu, já me dessedentei em Cristo. Nunca mais tive sede espiritual.Estou muito bem.

Só preciso de hidratar o meu corpo, porque a alma jamais teve sede.

Convido os amigos "a irem á fonte" que é Jesus Cristo, o Salvador.
Se precisarem que eu lhes indique o Caminho, estou disponível.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Porque hoje é Domingo (187)


Um grupo de crentes louvando a Deus. Igrja Baptista de Pombal.

E era-lhe necessário passar por Samaria.

Chegou, pois, a uma cidade de Samária, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó dera a seu filho José;

achava-se ali o poço de Jacó. Jesus, pois, cansado da viagem, sentou-se assim junto do poço; era cerca da hora sexta.

Veio uma mulher de Samária tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá- me de beber.

Pois seus discípulos tinham ido à cidade comprar comida.

Disse-lhe então a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, me pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana? (Porque os judeus não se comunicavam com os samaritanos.)

Respondeu-lhe Jesus: Se tivesses conhecido o dom de Deus e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe terias pedido e ele te haveria dado água viva.

Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que tirá-la, e o poço é fundo; donde, pois, tens essa água viva?

És tu, porventura, maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual também ele mesmo bebeu, e os filhos, e o seu gado?.

Replicou-lhe Jesus: Todo o que beber desta água tornará a ter sede;

mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna.

Disse-lhe a mulher: Senhor, dá-me dessa água, para que não mais tenha sede, nem venha aqui tirá-la.

Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem cá.

Respondeu a mulher: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido;

porque cinco maridos tiveste, e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade.

Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta.

Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.
Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me, a hora vem, em que nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai.

Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos; porque a salvação vem dos judeus.

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

Replicou-lhe a mulher: Eu sei que vem o Messias (que se chama o Cristo); quando ele vier há de nos anunciar todas as coisas.

Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.

E nisto vieram os seus discípulos, e se admiravam de que estivesse falando com uma mulher; todavia nenhum lhe perguntou: Que é que procuras? ou: Por que falas com ela?

Deixou, pois, a mulher o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens:

Vinde, vede um homem que me disse tudo quanto eu tenho feito; será este, porventura, o Cristo?

Saíram, pois, da cidade e vinham ter com ele.

(Ev. de S. João cap. 6:4 a 30)

sábado, 21 de janeiro de 2012

In memoriam - Poeta Rui Costa


O advogado e poeta Rui Costa

O advogado e poeta Rui Costa foi encontado morto no Porto.

«O poeta e advogado Rui Costa, que estava desaparecido desde o princípio do mês, foi encontrado morto esta quinta-feira na foz do rio Douro, na Afurada, Vila Nova de Gaia, disseram à Lusa esta sexta-feira fontes policiais.

Fontes policiais assinalaram à agência Lusa que o corpo encontrado na Afurada é o de um homem que caiu ou se terá atirado da ponte da Arrábida no dia 4.

O jovem poeta venceu o prémio de poesia Daniel Faria, com o seu livro “A Nuvem Prateada das Pessoas Graves”, editado em 2005 pela Quasi Edições.

Numa entrevista publicada no site http://www.pnetliteratura.pt/, Rui Costa defendeu o poder de resistência do livro face ao crescente primado da tecnologia e da mensagem instantânea.
“O livro sólido, com peso de papel manchado de tinta, continuará a ter sentido enquanto usarmos as mãos que ainda temos”, declarou.
Ao seu interesse pela Literatura aliava o gosto pelo Direito, licenciando-se nesta área pela Universidade de Coimbra (1996) e exercendo advocacia durante seis anos, em Lisboa e em Londres.

Destacou-se igualmente na área da saúde, obtendo um mestrado em Saúde Pública pela Institute of Health Sciences and Public Health-University of Leeds (2004) e dando aulas na Escola Superior de Saúde do Vale do Ave.»
(http://www.publico.pt/Cultura/)

Quanto eu lamento e quanto me entristece a sua morte...
39 anos! Quase todos passados a estudar, a aprender, e a interiorizar conhecimento, que em princípio seria para "distribuir" e partilhar com os outros.
Tenho um filho da idade dele, que por sinal é escritor, e creio perceber o peso da dôr dos seus pais e da sua família. Para eles o meu abraço de encorajamento.

Li alguns dos seus poemas e neles creio ter conseguido aflorar um pouco da sua alma de jovem poeta.
Trata-se de poesia moderna, contemporânea, com um estilo e uma forma diferente da poesia que eu estou habituada a ler, mas confesso que me apaixonei por ela.
Creio que vou comprar o livro.

Aqui está um dos seus poemas:

A nuvem prateada das pessoas graves

Nem sempre se deve desconfiar das pessoas

graves, aquelas que caminham com o pescoço inclinado para baixo,

os olhos delas a tocar pela primeira vez o caminho que os pés confirmarão

depois.

Às vezes elas vêem o céu do outro lado do caminho que é o que lhes fica por baixo

dos pés e por isso do outro lado do mundo.

O outro lado do mundo das pessoas graves parece portanto um sítio longe dos pés

e mais longe ainda das mãos

que também caem nos dias em que o ar pode ser mais pesado e os ossos

se enchem de uma substância morna que não se sabe bem o que é.

Na gravidade dos pés e da cabeça, e também dos olhos, com que nos são alheias

quando as olhamos de frente rumo ao lado útil do caminho que escolhemos, essas

pessoas arrastam uma nuvem prateada que a cada passo larga uma imagem daquilo

que foram ou das pessoas que amaram.

Essas imagens podem desaparecer para sempre se forem pisadas quando caem no

chão.

A gravidade dos pés e da cabeça, e também dos olhos, dessas

pessoas, é, por isso, uma subtil forma de cuidado.

Rui Costa, in A Nuvem Prateada das Pessoas Graves (Edições Quasi)

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Eu e as árvores - Uma alfarrobeira admirável


Alfarrobeira- Ceratonia Siliqua L
Porto da Pedra - Boliqueime - Loulé- Algarve
Fonte da Imagem:
http://sombra-verde.blogspot.com


As velhas árvores, como esta admirável alfarrobeira, lembram-me anciãos de cabelo branquinho e uma tela magnífica de rugas no rosto.
Creio ter por estas árvores o mesmo sentimento de admiração e respeito que tenho para com os que já viveram muito, muitos anos.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Livre! Totalmente livre!


Fonte da imagem. http://a-liberdade-cristo.blogspot.com/

Sobre a liberdade, diz Jean-Paul Sartre:

"Quando a liberdade irromper na alma humana,
os deuses deixarão de exercer a mínima influência no homem."

Sobre a liberdade, diz Albert Camus:

"Que espécie de liberdade poderá existir,
no sentido lato do termo,
sem garantia de eternidade"?.

Sobre a liberdade, diz Jean-Jacques Rousseau:

"O homem verdadeiramente livre quer o que pode e faz o que lhe agrada".

Sobre a liberdade, diz o Apostolo Paulo:

"Ora, o Senhor é Espírito; e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade.
(II Ep. de S. Paulo aos Coríntios cap.3:17)

"Estai pois firmes na liberdade com que Cristo vos libertou".
(Ep. de S.Paulo aos Gálatas cap.5:1)

Sobre a liberdade, disse o Senhor Jesus:

"O Espírito do Senhor está sobre mim
Pois me ungiu para evangelizar os pobres.
Enviou-me a curar os quebrantados de coração.
A pregar LIBERDADE aos captivos.
A restaurar a vista aos cegos.
A pôr em liberdade os oprimidos.
A anunciar o ano aceitável do Senhor". ( Ev. de S. Lucas cap.4:18 e19)

"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". (Ev. de S. João 8:32)

O meu testemunho:

Sou livre, em Cristo! Totalmente livre! Cem por cento livre!

Esta liberdade que nEle encontrei inunda o meu ser de alegria!
Alegria completa, alegria perfeita, alegria que nada nem ninguém me pode tirar.
Não preciso de andar á procura de liberdade ou ansiar por ela, pois encontrei-a em Cristo. Ele me libertou.
Quando medito nesta liberdade, emociono-me ... e nasce na minha alma uma enorme, uma incomensurável gratidão, uma gratidão sem fim, que se projectará por toda esta vida e por toda a eternidade, louvando, engrandecendo e adorando, este Senhor-meu Deus e Pai, de amor.
Obrigada Paizinho, porque é preciosa esta liberdae que um dia em Ti encontrei.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Ingrid Betancourt - Mulher - Mãe


Ingrid Betancourt esteve sequestrada na selva Colombiana por mais de seis anos pelas FARC.

"NA SELVA EU PERDI A INFÂNCIA DOS MEUS FILHOS E GANHEI DEUS, GANHEI HUMILDADE E MUITO AMOR PELO MUNDO".
(Ingrid Betancourt)


A alegria do reencontro. Foi libertada em 2008.

"ESSES FILHOS SÂO A MINHA LUZ, MINHA LUA, MINHAS ESTRELAS.
(Ingrid Betancourt)

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Qual a mais bonita das três?

Por casualidade, quando procurava alguns dados sobre determinado lugar, "fui parar" á cidade de Ourém, que fica perto de Leiria, onde cresci, e fica também perto da zona onde vive o meu filho mais velho, o Pedro. Por sinal, os lírios brancos do campo que tenho na casa da aldeia, foram trazidos de dentro do Castelo de Ourém.
Essa é porém, uma outra história.

Fiquei a saber que o nome original deste concelho foi Abdegas, até ao século XII.
Com a expulsão dos Mouros por Dom Afonso Henriques em 1136, foi alterado para Aurem. Quando eu era criança chamava-se Vila Nova de Ourém e, só hoje soube que actualmente chama-se Ourém.

Quanto ás sedes dos Paços de Concelho, descobri o seguinte:
Até ao ano de 1841 a sede funcionou numa ala do castelo medieval.



Este é antigo edifício dos Paços do Concelho - século XIX


Esta é a actual sede dos Paços do Concelho.

Atrevo-me a perguntar:

Qual das três sedes é a mais bonita?

A primeira?
A segunda?
Ou a terceira?

Cá para mim, sem sombra de dúvida, é a primeira!
A seguir é a segunda, e por última é a terceira que acho que não tem beleza nenhuma.Lembra-me "um caixote comprido e baixo".
Enfim! tudo muda, tudo passa. Tudo tem o seu tempo.

Fonte das imagens: http://gloriaishizaka.blogspot.com/

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Porque se suicidam os Polícias?


Policias de Mira Sintra com Crianças, no Parque Urbano
Fonte da Imagem: http://www.cm-sintra.pt/

Uma das coisas que aprendi na Bíblia, era ainda pequenita, foi que devemos respeitar as autoridades constituídas.
Assim, habituei-me a olhar os Polícias com respeito e admiração. Creio que eles são nossos amigos e estão disponíveis a enfrentar situações de risco para nos protegerem, incluindo perder a própria vida. Por tudo isso, posso dizer que os olho com simpatia e apreço. Ao longo dos últimos anos, tenho tomado conhecimento que cada vez mais, há polícias a suicidarem-se. A semana passada saíram os números da Polícia de Segurança Pública no tocante a estes suicídios.
Ei-los:
No ano de 2011 - tiveram lugar sete suicídios. O que corresponde ao mais do dobro ocorrido no ano de 2010
Desde o ano de 2008 até 2011 - ocorreram dezanove casos.

São muitos, mesmo muitos!
Muitos deles são homens jovens, casados e com filhos pequenos.
Tenho-me perguntado com insistência o que será que leva estes homens aparentemente "normais", iguais aos outros, a acabarem com a vida. Naturalmente não o farão de ânimo leve nem por qualquer coisa sem importância. Terá que ser algo de muito grave e difícil que acontecerá com estes "bons" homens.

O pior de tudo é que, sendo eu uma pessoa atenta ao que vai acontecendo neste país, não tenho memória de ter ocorrido alguma iniciativa da parte dos Superiores Hierarquicos, ou da Tutela, no sentido de se procurar saber as causas, a fim de se poder fazer uma prevenção deste flagelo.
Será que já foi feita alguma coisa e eu não o sbendo estou a ser injusta? Alguém sabe de alguma coisa que eu não sei? Se sabem, por favor digam-me.

Entristece-me muito estes casos de suicídio dos polícias.
Isto tem que que parar, tem de ter um fim.

Tenho dado comigo a pensar: Se por acaso um Deputado ou um Político se suicidasse, apenas um, ir-se-ia de imediato investigar as causas e impedir que outros o fizessem.
Mas, com os 19 polícias que decidiram acabar com a vida nos últimos três anos, haverá acaso alguma preocupação, alguma medida, para não haver mais suicídios?

PORQUE SERÁ QUE SE SUICÍDAM OS POLÍCIAS?

domingo, 15 de janeiro de 2012

Porque hoje é Domingo (186)


1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
2 Direi do SENHOR: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.
3 Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa.
4 Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.
5 Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,
6 Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
7 Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.
8 Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
9 Porque tu, ó SENHOR, és o meu refúgio. No Altíssimo fizeste a tua habitação.
10 Nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.
12 Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra.
13 Pisarás o leão e a cobra; calcarás aos pés o filho do leão e a serpente.
14 Porquanto tão encarecidamente me amou, também eu o livrarei; pô-lo-ei em retiro alto, porque conheceu o meu nome.
15 Ele me invocará, e eu lhe responderei; estarei com ele na angústia; dela o retirarei, e o glorificarei.
16 Fartá-lo-ei com longura de dias, e lhe mostrarei a minha salvação.
(Salmo 91)

sábado, 14 de janeiro de 2012

Flores - de José Duro


Rosas de Toucar - Rosa Centifólia
Fonte da imagem: http://www.vestnik-cvetovoda.ru/photo/

Ó rosas desmaiadas,
Rosas de Maio, rosas de toucar,
Ó rosas do rei negro, aveludadas,
Abrindo à flava luz das madrugadas
As corolas em gérmen, corações a arfar…
No tremular de cores da asa vaporosa,
Borboleta que passa, vem beijar a rosa,
E aos murmúrios da brisa que corre anelante,
A subtil feiticeira deixa a sua amante
A chorar, a chorar, suavíssimos perfumes
- Pensamentos d’amor a traduzir ciúmes…
Borboleta que passa diz adeus à rosa,
No tremular de cores da asa vaporosa…
E aos murmúrios da brisa que desliza meiga,
Lá vai adormecer nas frescuras da veiga…
Deixando a rosa a soluçar, a soluçar,
Com pena de não ter asas para voar… voar!
Diversas flores, de diversas cores
Qual é de vós, dizei, os meus amores!

(Josè Duro) 1875/1899

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O magestoso Sobreiro de Nelas


O Sobreiro ( Quercus Suber L) de Nelas - Viseu

Este sobreiro situa-se na Rua Dr. Eurico Amaral, precisamente á saída de Nelas em direcção a Coimbra.

Sobre ele, diz Pedro Nuno Teixeira Santos, no blogue:
ttp://sombra-verde.blogspot.com

"É um Sobreiro magnífico que impressiona sobretudo pela dimensão da sua copa cerrada Trata-se de um dos melhores exemplares desta espécie localizado no meio urbano que conheço no nosso país.

É uma árvore ornamental lindíssima, com um porte excepcional e ainda não corrompido pelas habituais podas desajustadas, tão comuns nas nossas urbes. Sem sombra de dúvida, que é um exemplar a necessitar de uma urgente classificação como árvore de interesse público.

Quem disse que as árvores autóctones não dão excelentes árvores de sombra para as nossas cidades? Se duvidam, da próxima vez que passarem por Nelas, experimentem a frescura que se sente sob a copa deste imenso chaparro".

Sobreiro - A Árvore de todos nós

Desde o passado dia 22 de dezembro que o quercus suber, mais conhecido como sobreiro, foi classificado símbolo de Portugal, como o hino “A Portuguesa” ou a bandeira nacional, tornando­- ‑se a Árvore Nacional de Portugal.



O Sobreiro - Pintura do Rei D. Carlos (1905)
Amplie para ver melhor

O sobreiro em Portugal é protegido por lei desde 2001, sendo proibido cortá-los ou abatê-los.
Há anos que corre num tribunal um processo em que alguém, "poderoso?" ...mandou abater mais de duas mil destas extraordinárias árvores que além de belas produzem a cortiça, que é uma das maiores exportações portuguesas.
Produzem ainda a bolota um importante alimento para os suínos.

Ontem á noite, tendo acabado de publicar o post sobre o Sobreiro de Nelas, fui surpreendida por uma notícia na televisão, onde era anunciado que no passado mês de Dezembro, foram abatidos clandestinamente, cerca de 400 sobreiros, na zona de Foros de Salvaterra - Salvaterra de Magos.

Segundo o comunicado da Quercus, o dono da propriedade queria instalar um pivot de rega, mas não fez nenhum pedido de autorização ao abate das árvores, nem para alteração da morfologia do terreno.

A associação ambientalista exige agora a “interdição de alteração do uso do solo” pelo período de 25 anos, como prevê a lei, e ainda “um inventário geográfico rigoroso deste corte ilegal de sobreiros”.


Corta o coração olhar estas imagens ...

Muitas destas árvores eram centenárias.
..

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Uma vida bela


Fonte da imagem: http://casa.mitula.pt/casa/sitio-suites-

"A VIDA PARA SER BELA DEVE SER CERCADA DE VERDADE,
DE BONDADE, DE LIBERDADE.
ESSAS SÃO AS COISAS PELAS QUAIS VALE A PENA MORRER".

(Rubem Alves)

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O melhor peixe do mundo é português

É ponto assente que Portugal tem um excelente clima que faz com que o país seja procurado por milhões de turistas e que cada vez mais "estrangeiros", principalmente Ingleses, Holandeses e Alemães, fixem residência "neste cantinho á beira-mar plantado".
O nosso sol e o nosso céu azul, bem assim como a nossa "luminosidade", são indiscutíveis. A nossa fruta, o nosso azeite e o nosso vinho são mundialmente apreciados também. Hoje fiquei a saber que também o nosso Mar é diferente de todos os outros, e daí o nosso peixe ser considerado o melhor do mundo. Não só por as características do mar mas também pela forma artesanal de pescar com anzol, que preserva e mantem as características do peixe. O peixe é pescado de noite, demanhã está ser embalado quase como "preciosidades"... e despachado nos aviões que o levam para os mais variados países do mundo, onde no próprio dia estão a ser preparados por os grandes chefes dos mais importantes restaurantes do mundo.

Fiquei a saber tudo isto através de uma interessante reportagem televisiva, que foi apresentada hoje á noite por o Jornalista Paulo Salvador da TVI.

O MELHOR PEIXE DO MUNDO É PORTUGUÊS



«Portugal reclama o melhor peixe do mundo. Por todo o planeta, o peixe capturado em Portugal é considerado um produto da mais alta qualidade.

Os maiores chefs elogiam o nosso pescado. O mais famoso chef do mundo, o catalão Ferran Adrià, assume que o marisco português é dos melhores do mundo. Os mais exclusivos restaurantes só querem peixe português, da Rússia aos Estados Unidos, da Suíça à Itália.

«O Repórter TVI» falou com cientistas, gastrónomos e foi ao mar, procurar as origens deste novo tesouro nacional. Desvendando, assim, porque é que o mundo inteiro anda atrás do peixe português e o que é que este tem de diferente e de exclusivo.»

Pode ver aqui.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

"Alegrai-vos com os que se alegram"...

... este é um ensinamento Bíblico que os cristãos devem ter prazer em cumprir.
(Ep. de S. Paulo aos Romanos cap. 12:15)

Hoje, a minha doce e querida amiga e irmã em Cristo, Sandra, do blogue:
http://aotoquedoamor.blogspot.com/ - está alegre porque atingiu sessenta e duas mil visitas. Alegro-me com ela e agradeço a Deus por a benção daquele tão belo e importante espaço, bem como por a sua simpatia e amizade.



Parabéns, amiga!
Continue a enriquecer-nos e a alegrar-nos com com o seu espaço.


É o que nos diz a amiga Sandra.

Que o Pai de Amor a abençoe e lhe conceda muita paz e alegria.
Bem haja por tudo .
O meu abraço

sábado, 7 de janeiro de 2012

Porque hoje é Domingo (185)


Capela da aldeia Desejosa - Tabuaço - Viseu

Que pena ter a porta fechada...todas as Capelas e Igrejas deviam ter as portas abertas.

«E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?
Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senäo um, que é Deus.
Sabes os mandamentos: Näo adulterarás, näo matarás, näo furtarás, näo dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mäe.
E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.
E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me.
Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico.
E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quäo dificilmente entraräo no reino de Deus os que têm riquezas!
Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
E os que ouviram isto disseram: Logo quem pode salvar-se?
Mas ele respondeu: As coisas que säo impossíveis aos homens säo possíveis a Deus.
E disse Pedro: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos.
E ele lhes disse: Na verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmäos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus, Que näo haja de receber muito mais neste mundo, e na idade vindoura a vida eterna.»

(Ev. de S. Lucas cap. 18: 18 a 30)
E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?

Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.

Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.

E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.

E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me.

Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico.

E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!

Porque é mais fácil entrar um
Lucas 18:18-25
E traziam-lhe também meninos, para que ele lhes tocasse; e os discípulos, vendo isto, repreendiam-nos.

Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus.

Em verdade vos digo que, qualquer que não receber o reino de Deus como menino, não entrará nele.

E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?

Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.

Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.

E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.

E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me.

Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico.
Lucas 18:15-23
E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?

Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.

Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.

E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.

E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me.

Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico.

E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
Lucas 18:18-2
E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?

Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus.

Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe.

E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade.

E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me.

Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico.

E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no reino de Deus os que têm riquezas!
Lucas 18:18-2

Chamavam-nos maçónicos!


Casa de Oração da Igreja Baptista de Leiria.

A palavra que mais ouvi hoje nos noticiários televisivos foi a palavra Maçonaria. Desde manhã até agora - quase meia-noite - não se tem falado de outra coisa.

E isto por causa de um relatório sobre um complicado caso que mete espiões dos Serviços Secretos Portugueses que estariam ligados por sua vez á Maçonaria que terão favorecido uma empresa de comunicação social, através da passagem de informações secretas.

Creio que a maioria dos portugueses não tem a mínima ideia do que é a Maçonaria, dado tratar-se de uma organização secreta, embora esta palavra não lhes seja estranha.

A mim, diz-me muito! Eu era criança quando a ouvi de uma forma continuada e regular; eu, os meus irmãos, os meus pais e os meus primos. Todos nós nos familiarizámos bem cedo com esta palavra, que até certo ponto nos marcou para toda a vida.

Eu explico:

No lugar onde vivíamos, na "Estação de Leiria", nós éramos os únicos Cristãos Evangélicos Baptistas. A quase totalidade das pessoas era católica, e como nós não éramos, achavam-nos muito estranhos e começaram a chamar-nos "maçónicos". Para eles nós éramos maçónicos mesmo. Quando nos viam passar a caminho da Casa de Oração, ouvia-mos: "Lá vão os maçónicos".
Naturalmente, haveria concerteza "alguèm" que incentivava as pessoas a tratar-nos assim. Creio que elas não conheceriam esta organização secreta
O meu pai devia saber...nós crianças não fazíamos a mais pequena ideia do que nos estavam a chamar.

Hoje, creio saber "alguma coisa" sobre a maçonaria; e sabendo, não consigo entender porque razão sendo nós cristãos evangélicos, como tantos por esse mundo fora, éramos conotados e confundidos com a maçonaria.

Hoje, sorrio ao pensar nisto, porém na altura não era nada fácil. Essa foi apenas uma das muitas situações difíceis que tive que enfrentar por ser uma crente evangélica baptista. Até na minha ficha pessoal na Escola de Enfermagem onde estudei, ficou registado: "É protestante".

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Vamos começar assim também?


A minha amiga Lilá(S)

No passado domingo, dia de Ano Novo, a minha amiga Lilá(S) do blogue -
http://perfumedejacarand.blogspot.com/ - publicou este texto do qual gostei muito e entendi por bem, com a sua permissão, partilhá-lo aqui com os amigos.
As coisas boas e belas deven ser repartidas com o maior número possível de pessoas.

Espaço em branco

"No espelho reflecte-se a minha imagem: no meu rosto de mulher, encontram-se os traços leves de menina com violetas no cabelo.
No olhar sinto que há brilho e força interior para colorir as páginas ainda em branco, deste 2012 (dizem que é um 2000 e dose!), com 366 dias ao todo!
Sempre tive problemas com espaços em branco, livres; sempre os quis preencher com cores. Apesar das ameaças cinzentas, quero continuar pintando os meus dias, com as cores do arco-íris e a semear sonhos com aroma de rosmaninho. Uma certeza tenho: se sorrir terei sempre um sorriso lilás de volta…"

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Descobertas Pérolas em ostras no Algarve


Pérola encontrada em ostra,no Algarve.

Tal como a minha mãe, gosto de conchas e pedrinhas apanhadas á beira-mar.
Onde fiz as "melhores colheitas" foi na praia de Monte Gordo e Armação de Pera, no Algarve. Apanhei uma grande variedade de conchas, inclusivé conchas de ostras nas quais procurava vestígios de pérolas, sem saber com certeza se ali no mar do Algarve, havia pérolas. Nunca perguntei a ninguém e por isso fiquei sempre na dúvida.
Ontem na TV, ouvi uma notícia sobre a existência, ou melhor, a descoberta de ostras com pérolas em vários locais do Algarve, inclusivé no Rio Guadiana. Fiquei como se costuma dizer: "com a pulga atrás da orelha"e informei-me melhor. Eis aqui o que eu encontrei:

Descobertas pérolas no Algarve

"Um grupo de cientistas portugueses encontrou inesperadamente pérolas em ostras do género Crassostrea em vários locais do Algarve, desde as rias de Alvor e Formosa até ao Rio Guadiana.

A equipa de investigadores constituída por Frederico Batista e Ana Grade, da Estação Experimental de Moluscicultura de Tavira do IPIMAR e de Deborah Power, do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, dedicam-se ao estudo das ostras da espécie crassostrea há 10 anos, uma espécie que não costuma produzir pérolas.

Ao logo de todo o ano de 2011, os cientistas recolheram 756 ostras e, de forma inesperada, encontraram pérolas em dois exemplares de Crassostrea, originária do Japão e importada da França para a criação comercial no Algarve.

Na sequência desta descoberta, os cientistas vão dar seguimento à investigação por forma a perceber quais os fatores que levaram ao aparecimento das pérolas."

(Guadianaonline - no Facebook)

Como se formam as pérolas

As pérolas são produzidas por moluscos bivalves, resultando de uma reação defensiva do hospedeiro a corpos estranhos, tais como parasitas ou partículas inertes.

O corpo estranho é coberto por várias camadas constituídas essencialmente por carbonato de cálcio sob a forma de cristais de aragonite.

Já agora, informo que acho as pérolas muito bonitas e costumo usar com muito gosto, em momentos especiais, um belo "colar de pérolas" que o meu filho Pedro e a minha nora Anabela me ofereceram no Natal de 2010.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Ainda ... os braços de uma Mãe


Monumento a Giuseppi Giusti em Monsummano Terme - Itália

Gostei tanto, e achei tão lindo este "comentário" que o meu amigo Manuel, do blogue - http://arrozcomtodos.blogspot.com/ - deixou no post: Os braços de uma Mãe-, que não posso deixar de o partilhar aqui com os amigos.

Obrigada, meu caro Manuel.

Ei-lo:

"E tu, sozinho e pensativo na tua dor, procurarás a tua mãe, e nestes braços esconderás o teu rosto; no seio que nunca muda terás repouso.

(Giuseppe Giusti)

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Os braços de uma Mãe


Fonte da Imagem: tomaslyralutterbach.zip.net

Os braços de uma mãe são feitos de ternura e os filhos dormem profundamente neles.
(Victor Hugo)

domingo, 1 de janeiro de 2012

O Castanheiro Magestoso


Castanheiro de Beira Valente - Moimenta da Beira - Viseu
Foto de Rafael Carvalho


Aqui, o mesmo castanheiro com folhas.

Sou uma amante das árvores.Tenho com elas uma relação muito estreita e muito especial. Sou incapaz de caminhar sem as olhar e apreciar. Encontro nelas tanta beleza de modo que conseguem encantar-me, fazer-me sorrir e até dialogar com elas. Certamente, tudo isto acontece porque como mulher cristã que sou, ao olhar para elas e admirá-las, vejo o Deus - Criador, que é para mim A MELHOR PORÇÃO NA VIDA.
Estes dias, encontrei na net um blogue, de alguém que tal como eu, ama e respeita as árvores. Estou a falar-vos de Rafael Carvalho do blogue - http://arquitecturadouro.blogspot.com/ -
Ali, fui encontrar fotos de um castanheiro magestoso que apreciei tanto que decidi apresentá-lo aqui aos amigos. Este castanheiro está num souto, (plantação de castanheiros) junto á estrada que liga Beira Valente a Leomil, no Concelho de Moimenta da Beira, distrito de Viseu. No dizer de Rafael Carvalho "é sem sombra de dúvida um belo, magestoso e monumental castanheiro. Certamente um dos maiores do país.O seu tronco tem de perímetro aproximadamente 13, 30 metros".
Se algum dos amigos passar por ali não deixe de ir admirar esta Árvore tão especial. Pensar eu, que já por mais do que uma vez, passei naquela zona quando visitei os meus irmãos na fé na Igreja Baptista de Leomil, e não sabia da existência deste excepcional castanheiro.Ah! mas quando lá voltar, garanto-vos que não deixarei de o ir visitar e admirar.
Recordo tantas vezes o souto de castanheiros que o meu avô Serafim tinha em Vilela - Cabeceiras de Basto. E recordo o carinho com que ele retirava as castanhas dos ouriços para me dar, a mim, pequenina, com 4 ou cinco anos.