segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Morreu Jaime Neves



            O Major General Jaime Neves. Fonte da imagem:http://31dasarrafada.blogs.sapo.pt

       É assim, que eu recordo Jaime Neves  - Fonte da imgem: http://www.publico.pt/

Eu sei que devo tratá-lo por  Senhor Major General Jaime Neves; porém,  para mim, que tenho por ele a maior estima e a maior consideração, ele foi sempre, e continuará a ser, apenas, Jaime Neves. Recordo perfeitamente o seu papel, quer no 25 de Abril de 1974, quer no 25  de Novembrode 1975. Considero que foi um grande militar, um grande patriota e  um grande homem. Tenho para com ele um sentimento de profunda gratidão que me leva a dizer-lhe: Muito obridada, Jaime Neves.

 Publico aqui, um pouco do muito, que os meios de comunicação social dizem hoje a seu respeito:

"Durante o 25 de Novembro de 1975, Jaime Neves liderava o regimento de Comandos da Amadora, uma das unidades militares que pôs fim à influência da esquerda militar radical e conduziu ao fim do PREC. Foi Jaime Neves que liderou o ataque dos comandos ao quartel da Calçada da Ajuda, em Lisboa, onde obteve a rendição das chefias da Polícia Militar.
Na reserva desde 1981, Jaime Neves era um dos mais medalhados comandos do Exército, tendo-se reformado com a patente de coronel.
Em 1995, foi condecorado pelo então Presidente da República, Mário Soares, com a medalha de grande-oficial com Palma, da Ordem Militar da Torre e Espada, do valor, Lealdade e Mérito.
Já em 2009, por proposta do antigo chefe de Estado Ramalho Eanes e do general Rocha Vieira, Jaime Neves foi promovido a major-general pelo Presidente da República, Cavaco Silva.
O processo causou polémica entre os militares, que contestaram o facto de este tipo de promoção, apesar de prevista no estatuto militar, nunca foi utilizada para promover um oficial na reforma, sobretudo, a um posto de topo.
A polémica foi tanto maior por a promoção ter coincidido com as celebrações do 35.º aniversário do 25 de Abril e por nenhum dos oficiais do 25 de Abril ter sido objecto de tratamento idêntico.
Além dos militares, também o Partido Comunista, se insurgiu com a promoção. Jaime Neves desvalorizou as críticas e respondeu: “Os cães ladram, a caravana passa”.

    ( http://www.publico.pt/)

 "O Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, enviou neste domingo uma mensagem de condolências à família do major-general Jaime Neves, considerando-o "um exemplo inspirador de dedicação ao país" e um lutador pela liberdade em Portugal.


Faço votos que todos os portugueses, ao evocarem a memória desta grande figura dos nossos comandos, encontrem na sua vida um exemplo inspirador de dedicação ao país e de entrega sem reservas aos valores da liberdade e da democracia", salienta Cavaco Silva

"Portugal deve-lhe muito. Dotado de uma coragem extraordinária, lutou pela liberdade em duas ocasiões históricas decisivas: Em 1974, no 25 de Abril, na queda do regime autoritário; e, mais tarde, quando a 25 de Novembro de 1975 foi necessário impedir o avanço daqueles que, pela força das armas, pretenderam atraiçoar os ideais da revolução democrática", apontou o Presidente da República.
Foi já com Cavaco Silva como Presidente da República que em Abril de 2009, por sugestão dos generais Ramalho Eanes e Rocha Vieira, foi promovido a major general. 


Passos Coelho fala de “militar de excepção”
Também o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, lamentou a morte do general Jaime Neves e elogiou-o pela sua "contribuição extraordinária para a implantação da democracia" em Portugal.
"O general Jaime Neves foi um militar de excepção, um homem que deixou uma contribuição extraordinária para a implantação da democracia no nosso país", afirmou o primeiro-ministro, referindo que o general "esteve envolvido no movimento dos Capitães de Abril, em 1974, e foi ainda uma das peças muito relevantes para o desfecho do 25 de Novembro". ( ((http://www.publico.pt)


2 comentários:

esperança disse...

Bom dia maninha querida, pela graçado Senhor, tudo vai bem com todos da casa de nossos pais, só o Alexandre está com febre, e a presença da Susana no trabalho é premente, mas confio que O Senhor proverá.

Gostei que tivesses homenageado “JAIME NEVES”.
Também eu sou fã de Jaime Neves. Portugal deve-lhe muito!!!...Embora tenha sido injustiçado por alguns, todo o português de gema, o admira e lhe está grato. É um dos: a quem devemos viver em democracia.
Sempre que passo pelos Comandos da Amadora lembro Jaime Neves, ainda aconteceu 4ª-feira, dia 23.

Tem, tenhamos todos, um tranquilo resto de dia.

Permite-me, deixar aqui no teu cantinho, um beijo para as tuas amigas (os) que deram pela minha falta.

Viviana disse...

Querida maninha Esperança

Eu sei o quanto tu admiras o Jaime Neves...

A história far-lhe-á justiça!

Um abraço
Viviana