segunda-feira, 1 de setembro de 2008

A murta




Há aqui perto do lugar onde vivo, um caminho muito antigo, ladeado por muros de pedras colocadas umas sobre as outras. Provávelmente estes muros serão centenários.
No lado direito do muro, para quem desce, existem vários tufos de uma bela planta chamada Murta.

Em toda a restante zona envolvente deste Bairro creio que não existem mais plantas destas o que me leva a crer que aquelas á beira do caminho devem ter sido ali plantadas por alguem que delas gostava, há muito, muito tempo atrás.
Nesta altura do ano estão floridas e ficam por isso ainda mais belas. As suas flores são de um branco muito alvo.
Quando passo por lá não resisto a colher um pequeno ramo para colocar na jarra de vidro que está em cima da mesa da sala de entrada. Porém, a última vez que as colhi, tive uma surpresa um tanto desagradável! è que escondida debaixo de uma folha do raminho estava uma abelha, que me "cumprmentou" com uma valente "ferroadela!"

Claro que a partir daí quando passo, olho as belas flores mas penso duas vezes antes de decidir colher um ramo.

A murta ou murteira (Myrtus communis) é um arbusto da família das Myrtaceae, uma das famílias de plantas que mais aprecio.
Tive conhecimento que foram levadas sementes desta planta para o espaço.
O objectivo é fazer testes sobre a germinação de plantas nativas de vários países.
O projecto foi a bordo do Vaivém Espacial Endeavour (voo STS-108, Dezembro de 2001) e faz parte dum projecto Ciência Viva
A partir dos murtinhos(pequenos frutos escuros) faz-se um licor muito apreciado que se chama "Arrabidino".
A partir das folhas é extraído um óleo especial que é usado em cosmética e ainda como componente de medicamentos anticatarrais e antisépticos.
A madeira deste arbusto é muito procurada para fazer cachimbos.
Da raíz e da casca é extraído tanino.
È considerada uma planta medicinal

Na mitologia grega a murta era consagrada a Afrodite e as noivas usavam bels grinaldas de flores de murta, que parece que ainda hoje usam.
Esta planta pode atingir a altura de cinco metros.
A polinização é feita por insectos(eu que o diga!) e a dispersão é levada a cabo pelos pássaros que se alimentam das bagas.

8 comentários:

esperança disse...

Olá, boa noite meu tesouro de coração lindo.
Que tudo vá bem...contigo e com os teus...aqui tudo vai muito bem...graças ao Senhor nosso Deus.
Linda e mimosa, este flor da murta; já a tenho visto, mas não sabia que o nome é murta, e nada sabia das suas propriedades e utilizações...é sempre útil e bom aprender...gostei.
Encontrei aqui este pensamento, e como gosto muito do Vincius de Morais; um dia ele recitou um lindo poema dedicado à sua filha Susana, e foi por isso que a tua sobrinha se chama Susana, se fosse rapaz, seria João Pedro como filho dele (e o meu. Pedro é claro) sobre o qual também ouvi um belíssimo poema.

Não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades sejam a causa de grandes tempestades

Vinicius de Morais
Beijos e um xi-coração apertado, tem, tenhamos todos uma noite reparadora

Viviana disse...

Olá minha linda maninha Esperança,

Sim, é muito linda a flor da murta.

Talvez não seja justo que seja tão pouco onhecida como é.

Eu...cá pela minha parte faço o que posso para a divulgar.

È frequente ter na mesa da sala um ramo lindo de flor de murta.

Mesmo fora da épca da floração, a verdura faz um jarra muito bonita, podendo até misturar-se cm outras flores.

Quanto ao poema do Vinicius, é muito importante e belo.

Não sabia a história da escolha do nome da Susana... gostei de saber.

Tem um dia lindo

Nós daqui a pouco vamos sair para fazer compras.

um bejo para ambos

viviana

Anita disse...

Sorri para a dificuldade e, a dificuldade se transformará em socorro de tua vida.
Cada dia que renasce é um sorriso de Deus.
Dou graças a Deus por mais este dia.
Um dia lindo para si amiga.
Beijos.
Fique bem. Fique com Deus.
Anita (amor fraternal)

Viviana disse...

Olá querida Anita,

Lindas s palavras que deixou.

tamabem para si um lindo dia com muita alegria.

um abraço
Viviana

bete p.silva disse...

Mas que bela explanação. Eu conheço essa planta por outro nome, mas não consigo me lembrar. Se lembrar eu te falo, é uma lembrança de infância.

Viviana disse...

Olá querida Bete,

Na verdade esta planta é conhecida por muitos nomes.

Naturalmente no Brasil tem outro nome.

Já agora, se se lembrar porque eu gostaria de saber.

Tenho saudades dos seus escritos..

Um beijo
viviana.

Alessandra Castro disse...

Pense que ela morreu depois deste cumprimento, aí vc naum fica tão chateada! :D

Viviana disse...

Olá linda Mary,

Você me fez rir!

Quando percebi o sentido das suas palavras dei um deliciosa gargalhada.

E sabe uma coisa, não é que que nem sequer me passou pela cabeça, na altura, que a abelhinha tinha morrido!?

A! se eu pudesse tê - la - ia salvo!

Um beijo menina linda de cabelos bonitos

viviana