sexta-feira, 17 de julho de 2009

Para que todos saibam, principalmente os mais novos.


Hermínio da Palma Inácio

Socialista e histórico revolucionário Palma Inácio morre aos 87 anos .

Hermínio da Palma Inácio nasceu em Tunes, Algarve, e ficou conhecido pela sua participação em algumas operações de sabotagem contra o regime de Salazar, entre elas a sabotagem de aviões na Base Aérea de Sintra, onde tirou o Curso de mecânico de aviões e o desvio do Caravelle, da TAP, que fazia a ligação Casablanca – Lisboa, em 1961.
Hermínio da Palma Inácio chefiava um grupo de cinco revolucionários armados, entre eles encontrava-se uma mulher grávida, Helena Vidal, que levava escondidas junto á cintura, cinco pistolas.
Destinava-se este grupo a desviar o Mouzinho de Albuquerque - um avião Super-Costellation da TAP - entre Casa Blanca e Lisboa, a fim de largarem sobre as cabeças dos cidadãos portugueses 100 mil panfletos, contestando as eleições que se realizariam no dia seguinte.
Palma Inácio entra no avião com um revólver escondido numa meia.
Meia hora depois de terem levantado, vôo, Palma Inácio, invadiu a cabine de pilotagem e apontou um revólver à cabeça do comandante, dizendo que se tratava de um assalto.
Obrigou-o então a sobrevoar a cidade de Lisboa em vôo rasante, espalhando sobre ela milhares de panfletos contra o regime de Salazar e fazendo apelos á revolta popular.
Fez o mesmo seguidamente sobre as cidades de Setúbal, Beja, Èvora e Faro, após o que obrigou o avião a regressar a Casablanca, seguindo eles para Paris e depois para o Brasil, onde pediram asilo político. veja aqui

Foi tambem fundador da LUAR - Liga Unitária de Acção Revolucionária, que teve várias intervenções a nível nacional.

Cerca de cinquenta membros da LUAR entram em Portugal por Moncorvo, em carros carregados de armas e explosivos. “A operação todavia fracassa quando um agente da PSP desconfia que um Mercedes conduzido e ocupado por jovens tivesse sido roubado. Palma Inácio reage com um tiro para o ar, é dado o alarme e todos são detidos”, descreve o professor catedrático, radicado nos Estados Unidos
A cidade da Covilhã está intimamente ligada à vida do fundador da Liga Unitária de Acção Revolucionária (LUAR) por ser alvo falhado do último e mais espectacular plano concebido por Palma Inácio em 1968, sete anos antes do antes do 25 de Abril.
“Propunha-se ele ocupar com elementos da LUAR a cidade da Covilhã, cujos acessos, incluindo estradas e pontes, seriam cortados com explosivos”, lê-se no Portuguese Times veja aqui

Palma Inácio tambem ficou célebre por uma acção levada a cabo por um comando da LUAR que protagonizou de forma expectacular um assalto á Delegação da Figueira da Foz do Banco de Portugal, no dia 17/05/67, de onde roubou 12.000 notas de 500 escudos e 18.500 de mil escudos, num total de cerca de 30.000 contos, uma fortuna na altura.

Foi preso pela PIDE quatro vezes, tendo conseguido realizar duas fugas expectaculares.

Segundo João Soares, para além deste, ele levou a cabo vários outros assaltos a bancos.
Aliás, no tempo em que o Dr. João Soares era Presidente da Câmara de Lisboa, Palma inácio ocupou o cargo de Vogal na Administração da Câmara.

No ano 2000, por proposta do Dr. Mário Soares, foi-lhe atribuída por o então Presidente da República Dr. Jorge Sampaio, a Grâ-Cruz da Ordem da Liberdade, que lhe foi entregue por Manuel Alegre.
No seu funeral, estiveram presentes grandes figuras do Partido Socialista, como por exemplo o Ex-Presidente Mário Soares, o Primeiro Ministro José Sócrates e o Presidente da Assembleia da República, Dr. Jaime Gama.

2 comentários:

esperança disse...

Olá, Vivianinha, corajosa como sempre.

Fiquei admirada com o teu poste; mas conhecendo-te minha irmãzinha querida, sei que o que te vai na alma tem que ser dito... tanto para elogiar e fazer o bem seja a quem-for...e tens feito bem a muitos................ como para chamar à atenção; do quer-que-seja, doa a quem-doer...e em qualquer lugar, não importa aonde; tu falas... não ficas calada como eu, que não acho bem isto-ou-aquilo, mas não tenho coragem como tu. É por estas e por outras que és uma doente do coração.
O que nos contas é verdade. Eu só sabia do roubo no banco da Figueira da Foz e do desvio do avião para largar os panfletos.
O que eu acho é: que quem faz mal, tem galardão, e as formiguinhas deste imenso formigueiro, vivem laborando e morrem de mãos vazias.

Nada façais por partidarismo ou vanglória,
mas por humildade, considerando cada
um os outros superiores a si mesmo.

Aos Fil. 2: 3

Um beijinho ti, mais o meu grande apreço.

Viviana disse...

Minha linda maninha Esperança

Como cristãos conscientes, e como cidadãos deste país, temos que estar atentos e fazer como o grande Apóstolo Paulo disse aos Bereanos:

"Examinai tudo.

Retende o bem."

O que não é "bem" não retemos.

Denunciamos!

Os mais novos não sabem...

Precisam de saber.

Obrigada pelas tuas sempre amáveis e carinhosas palavras.

Um beijo

viviana