quinta-feira, 24 de março de 2011

Falando de neurónios


Neurónios - Imagem da net.

Aos setenta anos começo a aperber-me que os meus neurónios não estarão tão bem inter-ligados como estavam antes. Acontecem "brancas" cada vez com mais frequência, o que, digamos, não é lá muito agradável. Sabedora da naturalidade deste fenomeno, procuro ver a coisa pelo lado melhor, rindo de mim própria.
A propósito, recorri ao "Livro da Consciềncia" de António Damásio, onde aprendi algo sobre o assunto, que partilho aqui com os amigos:

»Os neurónios partilham a maioria das características de outras células do nosso corpo e, contudo, o seu funcionamento é distinto. São sensíveis ás alterações que acontecem em seu redor, são excitáveis (uma propriedade interessante que partilham com as células musculares). Graças a uma extensão fibrosa, conhecida como axónio, e á extremidade do axónio, conhecida como sinapse, os neurónios podem enviar sinais a outras células - outros neurónios, células musculares - por vezes muito distantes. Os neurónios concentram-se, acima de tudo, num sistema nervoso central(conhecido abreviadamente como cérebro), mas enviam sinais ao corpo do organismo, bem como ao mundo exterior, e recebem sinais de ambos.
O número de neurónios em cada cérebro humano é da ordem dos milhares de milhões, e os contactos sinápticos que os neurónios estabelecem entre si chegam aos triliões. Os neurónios organizam-se em pequenos circuitos microscópicos, cuja combinação forma circuítos cada vez maiores, os quais por sua vez formam redes, ou sistemas.
A mente surge quando a actividade de pequenos circuítos se organiza em grandes redes, capazes de criar padrões neurais. Estes padrões representam objectos e acontecimentos situados fora do cérebro, tanto no corpo como no mundo exterior, mas certos padrões representam igualmente o processamento de outros padrões por parte do cérebro. O termo mapa pode ser aplicado a todos esses padrões representativos, alguns simples e toscos, outros muito refinados, alguns concretos e outros abstratos. Em resumo, o cérebro mapeia o mundo em seu redor, bem como o seu próprio funcionamento. Esses mapas são experenciados como imagens na nossa mente, e o termo imagem refere-se não só ás imagens do tipo visual mas também a imagens com origem em qualquer sentido, sejam elas auditivas, viscerais, ou tácteis, por exemplo.
(António Damásio)
In - O livro da Consciência - pág.35 e 36

8 comentários:

Rosa disse...

Olá Viviana
Que interessante.
Mas que complicado :))

Viviana, tenha um bom resto de tarde.
Beijos

(as florinhas que lhe falei, são estrelas do Egipto e não do oriente)

esperança disse...

Boa noite minha querida maninha,

Aprendi mais um pouquinho, graças ao teu poste. Maninha de coração lindo e bom, não és só tu que tens as tais “brancas” também as tenho, e é como dizes, muito desagradável; quantas vezes no meio de uma conversa me esqueço de um nome, ou de outra coisa qualquer. O que sei, e tu também sabes; é que nem todas as pessoas têm estas "brancas"; a nossa querida mãe por exemplo, tinha aos 92 anos; a memória a 100%; quantas vezes recorri a ela para me lembrar algo.
Tem, tenhamos todos uma noite tranquila.

gaivota disse...

é verdade, viviana, isto da idade e das coisas da vida... vão "varrendo" os ditos neurónios e algumas brancas e atrapalhações começam a surgir!
deixa-me dizer, sem publicidade nenhuma, o cerebrum faz bem!
beijinhos

carmen disse...

Interessante, Vivi...

E lá vem você dizer que está se desligando, ou melhor, suas sinapses estão entrando em férias e, mais tarde, se aposentarão, um a um.

Mas, no que me toca, as suas sinapses estão muito boas ainda, concatenando as suas idéias, seus pensamentos. Ainda está muito bem!!!

Eu também, de vez em quando, vejo qua as minhas sinapses "negam fogo", se recusando a me lembrar de coisas que, às vezes, sejam até melhor esquecer... Será que é uma espécie de memória seletiva?!?!?!

bjs, querida. É bom rirmos de nós mesmas, isto dá uma certa leveza e suavidade à nossa realidade... Melhor assim!

bjs

Viviana disse...

Querida Rosa


Já fui espreitar as tais florinhas.

São bem bonitinhas.

Creio que me lembro delas

Uma boa noite e beijos para todos

Viviana

Viviana disse...

Olá, minha linda maninha Esperança

Quem nos dera ter "uma cabecinha" como tinha a nossa mãe!
Era incrível!

Beijinhos

viviana

Viviana disse...

Querida Gaivota

Creio que acontece um pouco com "quase" toda a gente.

Conheço o Cerebrum...mas nunca tomei.
Um grande abraço

viviana

Viviana disse...

Querida Carmen

Vou tentando!

Agrdeço a benevolência, amiga.

Hoje estive na consulta médica de rotina e a minha médica acha que eu estou muito bem...
Ainda levei "um louvor...por ter as análises de rotina tão bem...

Graças a Deus

Um abraço

viviana