terça-feira, 22 de março de 2011

A Rosa da minha infância


Rosa Yolande de Aragon - Imagem da net.

Quando era criança, por volta dos sete anos, vivi na zona de Leiria num sitio campestre onde havia uma casa antiga com um jardim num dos seus lados.
Já passaram tantos anos e ainda recordo os vários tipos de flores que lá havia. Entre elas, um pé de roseira que dava umas rosas enormes vermelhas, arredondadas e com uma disposição muito especial das várias camadas de pétalas. Eram muito perfumadas. Creio ainda sentir o agradável odor que delas se espalhava em redor.
Mais tarde mudámo-nos para outra casa, noutro local, e o que é certo é que nunca mais vi rosas iguais áquelas. O ano passado, na aldeia, descobri no pequeno jardim da casa de uma amiga - "a ti Ilda"- umas muito parecidas que logo fotografei.
Entretanto, o Jorge deu-me como prenda um belíssimo livro sobre rosas - "Roses - Roger Phillips & Martyn Rix - onde, imagimen, fui encontrar a minha velha rosa de infância cujo nome é: "Yolande de Aragon".
Foi introduzida na França no ano de 1843 e foi lhe dado o nome da mulher de Luis II de Anjou. É denominada "a velha rosa dos jardins" e é dela que vieram as famosas rosas "Híbridas Teas".
Foi muito bom encontrá-la e ficar a saber o seu nome. Isto, ao fim de mais de sessenta anos. Sorrio, ao pensar, que nunca devemos desistir de procurar encontrar aquilo que consideramos importante para nós, mesmo que já tenha passado muito, muito tempo.

9 comentários:

Pelos caminhos da vida. disse...

Amo rosas, tanto que tenho um blog com várias delas...

Um bom dia amiga.

beijooo.

Rosa disse...

Linda a rosa de Aragon.
Como a Viviana também lembro e sinto alguns odores, de flores e do leite, quando o ia buscar num fervedor a uma vizinha.
Tenho na lembrança umas florinhas que havia num pequeno espaço, creio chamarem-se, estrelas do oriente.
Nunca mais as vi, mas ainda as recordo.
Recordações...

Viviana, desejos de uma noite abençoada.
Beijos

Lilá(s) disse...

Olá
Penso que tenho essa roseira! a minha mãe chamava-lhe "rosas antigas" foi-me dada por uma amiga porque também eu nunca tinha sentido um aroma tão forte numa roseira. Este ano ainda não rebentou o qu me deixa preocupada...
Bjs

carmen disse...

Vivi:

Que rosa mais linda, de pétalas dobradas, detantas que são!!!

Lindo o seu texto e o nome da rosa: Yolanda... (o nome da minha irmã que dizia que o seu nome queria dizer violeta, o que é verdade, mas agora ficou mais rico!)

bjs e boa semana

Viviana disse...

Querida Ana linda

Eu sei...eu já fui ver as suas rosas.

São maravilhosas!

Um beijo
viviana

Viviana disse...

Querida Rosa

Também a acho muito linda.

Gosto de todas as rosas...mas esta é a minha preferida.

Andei a pesquizar na net "as estrelas do oriente, mas não as descobri.
Gostava de as conhecer.

Um grande abraço, amiga

viviana

Viviana disse...

Querida Lilá(s)

Se lhe chamam "rosas antigas" é porque é mesmo ela.

Pois é assim que ela é conhecida.

Claro...é bem antiga mesmo.

Um abraço

viviana

Viviana disse...

Querida Carmen

Veja como a gente guarda tão bem as coisas da infância.

Podemos andar por muitos lugares, mas as memórias ficam sempre.

Um grande abraço

viviana

esperança disse...

Maninha querida, também me lembro do canteiro de que falas, com a tal roseira que dava rosas cujo perfume intenso e muito agradável, é inesquecível; de cor linda e rara, com tantas pétalas que quase parecia um pompom.
Além de passarmos muitas vezes junto ao canteiro; íamos lá, pois tinha uma planta de suco amarelo que curava as impinges e nós tínhamos por vezes impinges na cara; lembras-te desta planta? Nunca mais a vi, tal como as rosas.