quinta-feira, 9 de junho de 2011

O Escudo fez cem anos


Quantas notas destas passaram pelas minhas mãos!


Moeda dos meus vinte anos

O Escudo - moeda portuguesa - foi criado há cem anos, ou seja, no dia 22 de Maio de 1911, cinco meses após a Proclamação da República, por decreto do Governo Provisório, sendo ministro das Finanças José Relvas.Durou 91 anos, tendo sido substituído pelo Euro em 2002.
»O Escudo renovou o sistema monetário português, colocou a unidade monetária portuguesa ao nível das dos outros países e evitou as desvantagens práticas do real (moeda da monarquia), cujo valor era muito pequeno, o que obrigava ao emprego de grande número de algarismos para representar na escrita uma quantia. Assim, a taxa de conversão foi fixada em mil réis (reais).»
Lembro-me perfeitamente que no Mercado de Leiria, onde ia quando era criança, os preços serem fixados em "Réis". Por exemplo, em vez de se dizer dez escudos, dizia-se dez mil réis. Um escudo eram mil réis.

Usamos o Euro há nove anos, porém eu "ainda funciono" muito em razão do escudo ou dos contos...um conto, mil escudos.Consigo a "proeza" de fazer mais rápidamente "contas de cabeça" (sempre fui muito boa em "contas de cabeça") em escudos ou contos, do que em Euros.
Naturalmene que tenho saudades do Escudo. Foram muitos anos a lidar com ele.

Aqui em casa temos guardado bastantes moedas e notas de escudos. Também em casa da Nena - a minha mãe - está guardada uma lata de bolachas cheia de moedas de dez escudos, o que ainda é bastante dinheiro.
Ouvi dizer que há na baixa de Lisboa uma casa comercial onde ainda se pode pagar as compras com escudos.Também no Banco de Portugal ainda trocam notas de escudos por Euros.

Sem comentários: