terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Tiago Cavaco - O mais novo Pastor Baptista em Portugal


O momento solene da Imposição das mãos - pelos outros pastores


No rosto do Pastor Tiago Cavaco o significado do momento vivido


Eis o homem que entregou a vida para servir a Cristo

O jovem Tiago Cavaco, é desde o último Domingo o mais novo Pastor Baptista em Portugal. A sua Consagração ao Pastorado, proposta pela Igreja Baptista de Moscavide, nos arredores de Lisboa, juntou muitas pessoas: Pastores e crentes de muitas Igrejas, familiares, amigos e muitos "admiradores" da sua música e do seu blogue, divulgados vezes sem conta pela comunicação social. O Pastor Tiago é um jovem do seu tempo, actualizado e bem informado. Formou-se em Comunicação Social e Teologia e nos últimos anos foi o Obreiro responsável da Igreja Baptista de S. Domingos de Benfica, em Lisboa, onde assumiu agora o Pastorado.

O Pastor Tiago - é com uma alegria imensa que assim o trato - é neto de um conhecido Pastor Baptista, podemos dizer, um dos pioneiros do trabalho Baptista em Portugal, Pastor Joaquim Lopes de Oliveira. Há mais dois Pastores na família: O seu tio, Pastor Teotónio Cavaco e o tio do seu pai, o pastor Teotónio Cavaco do Norte. Portanto, trata-se de uma família de Pastores Baptistas. Os pais do Pastor Tiago, Eunice e Henrique, são nossos amigos e irmãos na fé em Cristo, há dezenas de anos. Podemos dizer que criámos os filhos juntos, o que fez nascer um sentimento muito bonito entre nós, e duma maneira especial, entre os nossos filhos.

O Pastor Tiago, dada a sua formação universitária e a sua popularidade e admiração nos meios da comunicação social, poderia, digamos, facilmente, aceder a uma profissão secular vantajosa, económicante falando, que lhe daria muita visibilidade e fama. No entanto, ele preferiu com toda a humildade e espírito de doação que lhe são conhecidos, responder afirmativamente á chamada de Deus para o servir na sua seara, neste país, onde ser cristão evangélico baptista, ainda é uma marca negativa na vida de alguém. É alguém olhado como estranho, esquisito, diferente da maioria.

Pastor Tiago Cavaco: "Meu filho" - deixa - me tratar-te assim, pois é a minha forma carinhosa de tratar as crianças e os jovens a quem muito amo. Eu sei que os teus pais não me levam a mal, pelo contrário, ainda ontem a tua mãe num e-mail me dizia que tu tambem eras "meu menino...inclusivé porque fui eu que dei as vacinas de infância, lembras-te?
Li, pausada e vagarosamente, o texto que escreveste e que foi lido na tua consagração. Li-o em voz alta para o teu grande amigo - Pastor Jorge Leal, meu marido, e sabes que conforme eu lia, as tuas palavras iam-nos tocando de tal maneira que o nosso coração se comoveu e emocionou e os nossos olhas aliaram-se ao nosso sentir e molharam o nosso rosto.

Que Deus te abençoe, meu filho, a ti e á tua linda família - O pastor Tiago é casado com a Rute, uma linda jovem e uma grande esposa e mãe...e é pai de quatro filhos: A Maria, a Marta, o Joaquim e o Caleb.


Que linda família!

Á frente, da esquerda para a direita:
A Maria - 7 anos - a Marta 5, o Joaquim - 4.
Atrás, da esquerda para a direita:
A Rute, o Tiago, e ao colo do Tiago - o Caleb de 20 meses.

Que de Deus recebas a sabedoria, a força, a coragem e a paz, para cumprires cabalmente a tarefa que o Senhor te entregou em mãos. Conta com as nossas orações e o nosso apoio. Estamos aqui, se acaso de nós precisares.
Abraço-te carinhosamente.

Se desejarem aceder ao texto de que atrás falei, da autoria do Pastor Tiago Cavaco e inserido no seu blogue, aqui está o endereço-

http://vozdodeserto.tumblr.com/post/16343618291/as-minhas-palavras-para-um-dia-tao-especial-como-o-de

12 comentários:

Avozinha disse...

Obrigada pelas boas palavras!
Mãe babada

Maria disse...

Pois é, graças a Deus, temos mais um obreiro/pastor na seara do Mestre.
Lamentavelmente não pude estar presente (coisas da velhice do meu carro), mas pedi ao Senhor que lhe desse a bênção e já soube pela Eunice que foi um momento inesquecível.

Que Deus o guarde, à sua família e ao ministério!

Rosa disse...

É sempre motivo de grande alegria noticias como esta, alguém que, apesar de tempos difíceis e ventos contrários, se disponibiliza e se dedica a trabalhar na vinha do Senhor.

Todas as bênçãos de Deus neste dia e sempre.

Viviana, abraços e uma noite feliz e tranquila.

Tiago Cavaco disse...

Dona Viviana,
não mereço a generosidade destas palavras. A certeza que tenho é que eu e a minha família não seríamos os mesmos sem o testemunho corajoso e íntegro da Família Leal. O nosso caminho é também o vosso, pela Graça de Deus.
Um abraço forte,
Tiago.

Sandra Veneziani disse...

Olá, minha linda e doce Viviana
Vim, saber como você está e te oferecer o premio Teu toque me cativa e deixar um beijinho.
san

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

Obrigada, irmã Viviana!

Viviana disse...

De nada, querida Eunice.

O meu abraço
viviana

Viviana disse...

É verdade Mimi

Temos que alegrar-nos e dar graças, ao Pai.

Deus o abençoará, sim!

O meu abraço
viviana

Viviana disse...

Querida Rosa

O Senhor, continua a chamar servos para a sua seara.
Ditosos os que são escolhidos...
Ditosos os que obedecem...
Um beijo

Viviana

Viviana disse...

Querido Tiago

Eu e os Pastor Leal ficamos sensibilizados e agradecidos pela tua generosidade para connosco.

Estas palavras tocaram-nos muito:

"O nosso caminho é também o vosso, pela Graça de Deus".

Prossigamos então, neste caminho.

O nosso abraço

Viviana

Viviana disse...

Querida sandrinha

Minha linda e doce amiga:

Está tudo bem...pela graça e misericòrdia do Pai.

Obrigado por mais esta atitude gentil para comigo.

Um beijo
Viviana

Viviana disse...

Querida Ana Rute

Eu quero mesmo é que o nosso Deus vos abençoe e abençoe a obra das vossas mãos.

Um grande abraço
viviana