quarta-feira, 14 de março de 2012

"Está-me no sangue"... não posso deixar de alertar



Se levei a vida inteira - não só os cerca de quarenta anos...na qualidade de enfermeira de saúde pública - a tentar passar a ideia das vantagens de uma alimentação sudável, não é agora porque tenho setenta e um anos...que deixarei de alertar as pessoas para assunto de tão grande importância.

CARNE VERMELHA É MAIS LETAL DO QUE SE PENSAVA

«Já se sabia que as carnes vermelhas deviam ser consumidas moderadamente, mas um amplo estudo da Harvard School of Public Health agora divulgado acentua essa ideia, concluindo que mesmo quando comida em quantidades reduzidas, em apenas uma refeição diária, aumenta significativamente os riscos de doenças cardiovasculares e de cancro.

Pequenas quantidades de carne processada como bacon, salsichas ou salame aumentam em um quinto as probabilidades de morte precoce, no caso de bifes o risco aumenta em 12%, referem as conclusões do estudo da universidade norte-americana divulgado agora nos Archives of Internal Medicine , publicação bi-mensal da American Medical Association.

"Tendo em conta o aumento das evidências de que mesmo quantidades moderadas de carne vermelha são associadas ao aumento do risco de doenças crónicas e mortes prematuras, (a dose recomendada) de 70 gramas por dia parece ser generosa. O ponto a reter é que deveríamos comer carnes vermelhas apenas ocasionalmente e não como parte da nossa dieta regular", afirmou Frank Hu, um dos co-autores do estudo.

As conclusões são baseadas nos dados recolhidos ao longo de 28 anos num grupo de cerca de 38 mil homens e 84 mil mulheres.

Os investigadores recomendam que as carnes vermelhas sejam substituídas por outras fontes de proteínas como peixes, aves domésticas, nozes e legumes.»

(http://expresso.sapo.pt/carne-vermelha-e-mais-letal-do-que-se-pensava)

5 comentários:

Mônica Bif disse...

Que Blog lindo!!! Acabei de chegar e já amei!!! Tb sou enfermeira, moro no sul do Brasil, tenho 2 Blogs, Já convido a seguires, acho que será bem legal nosso contato!!! Abraço!!!

esperança disse...

Bom dia maninha linda de bom coração, lembro-me bem de andares por esse país fora a ensinar montes de coisas…Pelas casas do povo, Universidades e não sei mais aonde…Bons tempos! Pelo menos havia trabalho para todo e não existia a crise, os cofres do estado estavam cheios de ouro etc. etc.

Antes das vacas locas aqui em casa a carne vermelha era comida dia sim dia sim, especialmente bife com ovo acavalo e batatas fritas. Agora só comemos duas ou três vezes por ano, num bom cozido á portuguesa ou uns bifes á inglesa que o João Pedro tanto gosta, eu aprecio bem passado, ligeiramente cor-de-rosa.
Agora vingamo-nos no peixe e nos legumes…Os grelos andam tão bons!!!...E baratos.

Na realidade, como disse António Barreto que muito aprecio: temos que mudar de hábitos alimentares.
Quanto a mim, feijão seco que era antigamente há mais de mio século a proteína dos pobres, carne de aves, massa, arroz, legumes e peixe congelado a granel, tem que ser a base da alimentação na crise que atravessamos. Na LIDL compre-se um pacote de massa por apenas trinta e poucos cêntimos; é uma tachada!!! Guisada com feijão seco é uma maravilha! Ou seja lá como for…E o arroz igual, é ao gosto de cada um, e há mil maneiras baratas de se fazer.
Tem, tenhamos todos um bom resto de dia.

Marlene Maravilha disse...

Minha querida amiga!
Quantas saudades! Agora acho que retornei de vez!!!!Viajei muito, estive bastante com a família de férias por vários lugares. Deus é bom e a sua misericórdia dura para sempre, nao é verdade?
Belo e saudável post! Eu sou vegetariana e adepta da alimentacao integral e natural. Tens toda a razao no que postas hoje aqui. www.almadegordamaravilha. Aí está o endereco do blog para ti e para os amigos.
Deixo-te um beijo enorme, um lindo final de semana, e pela fé continuamos nos falando.
Deus te abencoe! Aparece no meu espaco, tem post novo!!!!

Marlene Maravilha disse...

Esqueci,
www.almadegordamaravilha.blogspot.com

Desculpe!

Lilasesazuis disse...

Viviana,

Eu procuro seguir uma dieta lacto-vegetariana, pelo animaizinhos que são sacrificados...

Gostei muito do seu alerta...saúde é tudo!!!

beijinhos, fica com Deus,

Lígia ✿⊱╮