terça-feira, 9 de setembro de 2008

Portugal foi hoje notícia em todo mundo e por uma boa razão

Os dois cientistas premiados. Jeremy Nathans e King - Wai Yau
António Champalimaud

Portugal foi hoje notícia por todo o mundo, ao ser atribuido pela Fundação Champalimaud o maior prémio jamais atribuido na área da investigação da Visão: Um milhão de euros.
A Fundação Champalimaud foi constituida no ano de dois mil e quatro a partir da vontade expressa de António Champalimaud, um dos homens mais ricos de Portugal, no seu testamento, deixando para esse fim uma boa parte da sua enorme fortuna.

Esta Fundação tem como objectivo a investigação na área da saúde, duma forma muio especial o Cancro.
Logo após o 25 de Abril, quando foram nacionalizadas as suas empresas: Siderurgia, Cimenteiras, Companhias de Seguro, Bancos, ect, Champalimaud refugiou-se no Brasil, e de lá conseguiu reorganizar o seu Império, tendo voltado a Portugal já Septuagenário, o que não o impediu de singrar nos seus negócios, sendo considerado um dos homens mais ricos de Portugal e do mundo.
Prémio da Fundação Champalimaud

«Conversão da luz pela retina, premiada.

O maior galardão na área da visão foi atribuído hoje a dois cientistas da universidade dos EUA Johns Hopkings. A investigação revela as sequências genéticas que codificam os pigmentos visuais humanos e as alterações que levam a doenças na retina.

Jeremy Nathans e King-Wai Yau

Como é que a retina converte a luz em sinais nervosos que são a base da visão humana? Que sequências genéticas são necessárias para codificar os pigmentos visuais humanos, como funcionam e o que falha para existirem doenças da retina?
As respostas foram descobertas pelos cientistas Jeremy Nathans e King-Wai Yau e valeram-lhes um milhão de euros. A investigação, feita na universidade norte-americana Johns Hopkings, foi distinguida hoje, em Lisboa, com o Prémio António Champalimaud de Visão 2008, o maior nesta área de conhecimento.
Na presença do Presidente da República, Cavaco Silva, e do primeiro-ministro, José Sócrates, a cerimónia teve o Mosteiro dos Jerónimos como palco e o objectivo de colocar Portugal no centro da ciência de excelência a nível mundial. Esta é uma das aspirações da presidente da Fundação Champalimaud, Leonor Beleza.
O prémio está agora na 2ª edição e visa reconhecer realizações científicas excepcionais que permitam compreender, diagnosticar, tratar ou prevenir doenças e distúrbios da visão. Em 2007, o galardão foi para a Índia pelo trabalho desenvolvido pelo centro Aravind Eye Care System.»

8 comentários:

Anita disse...

Querida Viviana passo cedinho para lhe deixar um grande beijinho cheio de muito amor.
Obrigado pela sua amizade.
Deus a abençoe!
Fique bem. Fique com Deus.
Anita (amor fraternal)

* O Cantinho da Lia * disse...

Que senhor de fibra este António Champalimaud...
E parabéns ao cinetistas...
Nós, o povo, só ganhamos com a descoberta deles...

Beijos.

Viviana disse...

Olá querida Anita,

Tambem para si o desejo de um dia lindo vivido em paz e harmonia.

Um beijo
Viviana

Viviana disse...

Olá Lia querida,

É tão saboroso receber aqui a visita de "gente" jovem!

Um beijo

Viviana

BC disse...

Olá,foi a primeira a ser visitada, voltei, não estava previsto mas aconteceu, algumas coisas,terão que ser continuadas, como a minha poesia.
A PORTA REABRIU-SE, COM ALGUMAS EXPLICAÇÕES EMBORA TÉNUES.
BEIJINHOS E SORRISOS
Isabel
Tinha saudades suas amiga, das mais sinceras acredite.

Viviana disse...

Isabel!

Eu não posso acreditar!

Estarei a ter alguma alucinação?

Que bom minha querida amiga, que bom!

Não imgina como fico feliz!

Agradeço ter sido a primeira a ser visitada.

Acho que não mereço tamanha deferência.

Acho muito bem que a sua poesia possa ser continuada Cem por cento de acordo.

Obrigada querida amiga por esta alegria que me deu neste entardecer.

Os meus olhos, o meu coração e os meus lábios estão a sorrir.

Um abraço grande

Viviana

esperança disse...

Boa noite minha doce e linda maninha Viviana, que tudo vá correndo sobre rodas em tua vida, e dos teus queridos; por aqui tudo normal.
Regalei-me a ver a cerimónia de entrega do galardão da Fundação Champalimaud, aos dois Cientistas; os olhos do Mundo estavam postos no nosso querido Portugal; graças ao grande senhor, que foi António Champalimaud, ele é um exemplo de: generosidade, porque a sua terra mãe, para ele, foi madrasta; depois de lhe tirarem o que era seu, não o quiseram cá, e no entanto, mesmo assim, ele deixou à sua Pátria, todo este dinheiro para investigar na ária da saúde; cheio coragem e resistindo ás adversidades, com ânimo e vigor, voltou a fazer fortuna, na terra do Brasil, que honra lhe seja feita, acolheu de braças abertos, muitos dos filhinhos de Portugal.
Foi o Professor Cavaco Silva, quando era 1º Ministro que convidou, António Champalimaud, e outros, a regressarem à Pátria. Champalimaul voltou e comprou o que era seu.
Ele vestia com simplicidade e o seu carro não era nenhuma bomba, até ouvi dizer que, ele parecia ser empregado, e os empregados patrões.
Desculpa isto ser tão longo, reduzi o mais que pude.
Um xi-coração

Viviana disse...

Olá minha linda maninha Esperança,

Tens razão.

Aotónio Champalimaud foi um grande senhor, um grande homem.

É tudo verdade o que aqui dizes.
Foi mesmo assim.

Quanto á Fundação que deixou é sem dúvida uma obra extraordinária.

Penso que dentro de algum tempo vai nascer em Portugal um dos mais, talvez mesmo o mais...importante Centro de Investigação do cancro do mundo.

Graças a ele.

Desejo-vos uma boa noite de descanso.

Beijinhos

Viviana