quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Colhi o primeiro rabanete


Semeei um canteiro de rabanetes na minha hortinha, junto á ribeira.Ontem colhi o primeiro. Tem muitos. Como diria a minha mãe: "Nasceram que nem pelo de cão". Como diria o meu pai: "Já estão em acção de comer". No entanto, creio que os vou deixar crescer um pouco mais, pois como estão num lugar frio e não tem chovido o suficiente (embora não tenha sido necessário regá-los) ainda precisam de crescer um pouco mais.
Gosto de rabanetes. São muito frescos, crocantes, e têm um sabor muito agradável, ligeiramente ácido.Não sei porquê, não os vejo á venda nos super-mercados. Talvez " o povo" não esteja habituado a comê-los.Sei que são muito apreciados no norte da Europa, parece que por aqui nem tanto.
Estou contente por os ter semeado; nas hortas vizinhas ninguém semeou.

Então, ontem ao jantar, fiz como que uma celebração do meu primeiro rabanete:
Depois de o ter lavado bem lavadinho, com a raíz e folhas, fotografei-o, para que conste. Coloquei-o na mesa, e a meio da refeição, peguei nele. olhei-o bem, mostrei-o ao Jorge e ao Zé, e depois, descasquei-o, cortei ás fatias que distribuí por nós os três. Sugeri que apreciassem o sabor e a consistência e concluí que todos gostamos de rabanetes, embora eu mais que eles.
Quando a gente semei-a e colhe, fica-se contente, nem que sejam apenas rabanetes.

Nota sobre a saúde da Clara:

A Clara piorou. Ante-ontem, depois de estar sem febre há 20 horas, o que foi excelente, voltou a ter febre alta, difícil de baixar. Ficou mais prostrada e com menos apetite. Foi observada por o médico que decidui fazer novas análises e uma ecografia renal da qual se saberá hoje o resultado. Não se sabe se houve um agravamento do problema anterior, ou se a febre resulta de algum contágio hospitalar. o que é frequente acontecer. Estamos tristes, pois em princípio deveria ter tido alta ontem. Assim, nem sequer podemos fazer ideia de quando deixará o hospital. Peço a continuação das vossas orações por a minha pequenina e também por a Joana, a mãe, que está lá com ela, dormindo? num cadeirão e alimentando-se mal, pelo que já emagreceu bastante, ela, que não tem "reservas" nenhumas. Procuramos repousar a nossa alma no Deus- Todo - Poderoso, que é o grande amigo das crianças. A Clara está á sua guarda.
Bem hajam.
O meu abraço

2 comentários:

Maria disse...

Vi, com tristeza, que a Clara ainda não está bem.
O lado positivo é terem dado por isso ainda no internamento; sendo vigiada no hospital pode ser tratada melhor.

Estou convosco em oração. Aguardem com esperança.

Avozinha disse...

Continuamos a orar por ela. As melhoras!