sábado, 25 de fevereiro de 2012

Faleceu aos cem anos, a neta do Rei D. Miguel


Dona Maria Adelaide Manuela Amélia Micaela Rafaela de Bragança van Uden,


A família de Dona Maria Adelaide de Bragança van Uden

«Dona Maria Adelaide de Bragança van Uden, 100 anos, neta do rei Dom Miguel, morreu hoje na Caparica, disse à Lusa um dos seus filhos, que adiantou que as cerimónias fúnebres decorrerão "em ambiente familiar"

Dona Maria Adelaide nasceu em Saint Jean de Luz, França, a 31 de janeiro de 1912, tendo sido padrinhos a Rainha Dona Amélia e o rei Dom Manuel II, já no exílio.
Em 1949, com 37 anos, Dona Maria Adelaide de Bragança fixou residência na Costa de Caparica.
(http://realfamiliaportuguesa.blogspot.com)

Nota:
Se desejar conhecer melhor esta senhora poderá encontrar muita informação no blogue da Família Real Portuguesa:
(http://realfamiliaportuguesa.blogspot.com)

Apenas soube do acontecimento por a notícia ter passado em roda-pé, na televisão.
Não me apercebi - e habitualmente vejo os telejornais - que a notícia tenha merecido qualquer desenvolvimento ou comentário.
Foi pena, porque creio que seria interessante que os portugueses soubessem quem foi esta senhora. A História de um País é muito importante, e é bom que o povo a conheça em todos os seus aspectos.

Simpatizo com a Família Real Portuguesa e gostava muito que tivessemos um Rei. Afinal, Portugal teve reis durante quase toda a sua existência como nação.
E considero terrível e lamentável, que numa cilada, tenham matado o Rei e o princípe herdeiro, para impôr ao povo a República. Para quê? Para hoje sermos o país onde são maiores as desigualdades sociais e é maior o fosso entre os ricos e os pobres, e onde só não caímos na banca rota por a Europa nos deitar a mão e nos emprestar o dinheiro para o país se aguentar como país soberano. Soberano até onde?
Desejo, e espero, que haja a abertura suficiente por parte da classe política, no sentido de ser "permitido" um referendo, para que o povo português possa expressar-se livremente sobre se quer ou não voltar a ter uma monarquia.
Considero o mínimo que se pode fazer e também o mais justo.

5 comentários:

Maria disse...

Curioso, também não ouvi nenhuma notícia do falecimento da D. Maria Adelaide.

No entanto, quando ela fez 100 anos, assisti a uma reportagem em que ela própria falou.

A vida é assim mesmo; cem anos é obra!

Bom fim de semana e obrigada pelas notícias sobre a Clara. Beijos para todos.

Pelos caminhos da vida. disse...

Chegar até os 100 anos é maravilhoso, que Deus ilumine a nova caminhada de D.Maria Adelaide.

Um belo domingo para vc amiga.

beijooo.

esperança disse...

Maninha querida, ontem não foi possível comentar, mas li o teu poste. Fomos dar a volta do costume, comi pastel no Gregório, e travesseiro na Piriquita, uma delícia! Fiquei triste, porque os fetos que crescem no muro alto, estão a secar, cheios de sede, e em Sintra que é tão húmido, chamei a atenção do João Pedro para isso, e já hoje roguei ao Senhor por chuvinha.

Quanto á Senhora D. Maria Adelaide de Bragança, que bom ter chegado aos 100 anos talvez tenha sido a recompensa por uma vida dura e difícil. Eu acho que o porte dela é diferente, é selecto, e sei que as suas crianças foram educadas de uma maneira diferente, muito especial!!! Que muito admiro.
Também eu simpatizo com a família Real. D. Duarte de Bragança é um homem bom e preparado para governar e amar o solo Português e o povo, e que o Príncipe D. Dinis também está a ser educado para isse fim, não é fácil, é muito duro.
Eu tenho a ideia que circula na Net uma lista de assinaturas encabeçada por o Sr., Engenheiro Paisagista, Ribeiro Teles, para um referendo ao povo, e porque não há-de haver? Não vivemos em Democracia, que tão cara nos saiu e tanta desilusão nos troce? E o povo não é soberano e quem mais ordena? Então seja feita a vontade do povo e não só a de alguns.

dilita disse...

Viviana
Que bonita imagem; parecem todos irmãos.E numa paz que se "vê"...

Conheço pouco (mas muito é) da vida desta Senhora. Uma grande Mulher!!!
Sobre o facto do seu falecimento, li duas noticias muito simplórias, como é costume.
Os jornais dão relevo é ao mal,
em deterimento do bem.

Quanto a voltarmos a ter uma Monarquia,não sei ainda o que dizer.
No entanto quase se nasce rei, isto é, de pequenino o futuro rei recebe formação e educação com vista a sentir a Pátria, são valores que estão actualmente postos de lado.
Veremos,o que nos espera...
Beijinho.

esperança disse...

Vinho rectificar: O Príncipe da Beira é Dom Afonso de Santa Maria de Herédia de Bragança - 25 de Março de 1996. E não o Infante Dom Dinis.