sábado, 4 de fevereiro de 2012

Há laços que me ligam á Ilha de Uto - Finlândia


A sala de aula, vendo-se por cima do quadro negro
as fotos dos meus bisavós.



Os meninos bricam no recreio, na neve.


Assim está a ilha de Uto.

Sou Bengelsdorff de nome, pelo lado da minha mãe, cujo pai nasceu na Ilha de Uto - Finlândia, no final do século XIX. Nunca fui a Uto mas conheço alguma coisa desta ilha, situada no mar Báltico, através da minha amiga Brita, professora da escola local, a quem "conheci" através do blogue da escola- http://utonkoulu.wordpress.com/.
Ao abrir a página, o primeiro site em cima é o da escola.
É preciso clicar licar em :Pienen saaren pienessä koulussa

Mantenho contacto com a minha amiga Brita, através da correspondência electrónica e visito o seu blogue regularmente. e ela o meu.

Hoje, sabendo através das notícias que a Europa sofre uma vaga de frio polar -que por sinal "chegou um bocadinho" a Portugal, fui espreitar o blogue para ver como as coisas estão por lá, onde habitualmente o inverno é extremamente rigoroso, e ao olhar as fotos do último post que tem a data de 3 de Fevereiro, ontem, não pude deixar de me emocionar ao ver as fotografias por cima do quadro negro, precisamente o meu bisavô Frederik e a minha bisavó Ida.
A jovem professora dá uma aula ás crianças loirinhas, descontraídamente sentadas e atentas. Reparei como é bonita e confortável a sala de aulas, naquela escola no meio da neve.
As fotos antigas, por cima do quadro negro, poderiam parecer descontextualizadas no ambiente moderno, e por isso, poderiam optar por tirá-las e guardá-las numa gaveta; mas não, é admirável como as têm por importantes e as valorizam, creio que, como um símbolo de gratidão, para com aqueles que foram os fundadores da escola, há muitos, muitos anos atrás.
Confesso que isso me toca profundamente, deixando-me pensativa, não podendo evitar até que algumas lágrimas escapem dos olhos, tanto mais que o meu filho mais velho, o Pedro, é "igualzinho" em tudo, não só fisicamente, ao meu bisavô Frederik Bengelsdorff, o que quer dizer de uma forma muito clara, que nas minhas veias corre o sangue do meu bisavô.
Se os amigos que por aqui passam quiserem espreitar o blogue da escola da ilha de Uto, poderão confirmar o que eu digo e conhecer um pouco sobre aquele "pedaço de Terra" no mar Báltico. Não entenderão nada do Finlandês mas poderão traduzir para o inglês e caso queiram deixar um comentário a Brita domina bem o inglês

NOTA:

Informo com imensa alegria e muita gratidão, para com o Deus de amor, e gratidão também para com todos os bons amigos que intercederam junto de Deus, por a Clara, que acabei da falar com a Joana, a mãe, que informou que a menina está melhor, embora ainda com febre, mas mais baixa e que já lhe foi tirado o soro e que está a alimentar-se bem e já brinca.
Deverá permanecer no hospital mais alguns dias.
Bem hajam, amigos.
Que Deus vos abençoe e retribua.
Abraço-vos com muita força.

2 comentários:

Maria disse...

Que bom que a Clarinha esteja a voltar à normalidade. Festinhas doces para ela.

É muito bonita a gratidão daquela escola em Uto. Ainda mais porque certamente vão contando aos alunos quem são aquelas pessoas.

Um bom Domingo de louvor a Deus.

Viviana disse...

Como sabemos, querida amiga e irmã,

DEUS é fiel

Ele está no controlo desta difícil situação.

Descansamos nEle.
Um grande abraço
viviana