quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Heinrich Heine - O seu Testemunho na hora de morrer


 O poeta alemão Heinrich Heine - 

 Quando chega a hora de morrer...

"Heinirich Heine, o poeta conhecido pela sua zombaria espirituosa, no final da sua vida encontrou a paz com Deus através do Senhor Jesus Cristo. No epílogo da sua colecção de poemas "Romanzero" ele escreveu:

Quando se está no leito de morte, fica-se muito sensível e gostaria-se de fazer a paz com Deus e com o mundo. Desde que eu mesmo sou necessitado da misericórdia de Deus, concedi amnistia  a todos os meus inimigos. Poemas que continham  quaisquer alusões contra Deus, foram entregues com zelo temeroso ás chamas. É melhor que queimem os versos do que o autor dos versos!

Sim, reconciliei-me com o Criador, para grande irritação dos meus amigos "esclarecidos", que  me fizeram acusações sobre essa recaída na "velha superstição", como eles gostavam de chamar o meu retorno a Deus. Voltei a Deus como o filho pródigo, depois que por muito tempo  cuidei dos porcos com os hegelianos. A saudade celestial tomou conta de mim. Na teologia  devo culpar-me de retrocesso, por ter voltado a um Deus  pessoal.


Túmulo do poeta Heinrich Heine -  no Cemiério  de Montmartre em Paris.
Fonte da Iimagem:  www.lyrikwelt.de -

Então, Henrich Heine compôs a sua comovente confissão (tradução livre do alemão)

Destruida está a velha lira,
na rocha, que se chama Cristo,
a lira, que para a má comemoração,
era movimentada  pelo inimigo mau.
A lira que soava para a rebelião,
que cantava dúvidas, zombarias e apostasias.
Senhor, Senhor,  eu me ajoelho,
perdoa, perdoa  as minhas canções.

Para a Igreja em sua fé,
muitas canções de zombaria se ouviu.~
Elas pretendiam desfazer a disciplina e a ordem
com sons suaves e enganadores.
O bando livre triunfa
Em muitas coisas contribuí para ele .
Ó Senhor,  abaixo os olhos,
perdoa, perdoa as minhas canções.

E quando vieram as tempestades de Março
até Novembro escuras e violentas,
envolvi violentas sementes de rebelião
em doces canções.
A muitos corações confundi,
destruindo a felicidade da vida eterna.
De cabeça baixa me humilho,
Ó Senhor, perdoa as minhas canções".

"Mas nem todos têm a graça de ainda encontrar o Senhor no leito de morte, motivo porque a Palavra de Deus exorta com tanta insistência: "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto". (Isaías 55:6)
Existe um momento quando é tarde demais"!

  (Wim Malgo - no livro - O Que Virá Amanhã)

4 comentários:

esperança disse...

Há! Quem me dera!!! Que no coração daqueles, por quem rogo Ao Senhor, haja esta preciosíssima modificação.

Este senhor ganhou o que de mais desejável devemos granjear durante esta rápida passagem por a terra. Que bom!!!...

Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto". (Isaías 55:6)
Existe um momento quando é tarde demais"!

Tem, tenhamos todos, uma noite tranquila.

Sandra Veneziani disse...

Oi minha doce e Linda Viviana. Vim,agradecer o seu carinho,preocupação e orações . Vivi dias muito difíceis , sempre falta um em casa,coração apertado ,nervosismo enfim...mas a morte ensina a gente.Sabe, a gente quer ter resposta pra todas as perguntas, né e na quinta-feira passada. Fui a sacada de casa e me sentei num banco que o Celso fez então. Olhei para o céu e comecei a agradecer a deus.... Desde o dia em que nós conhecemos , o nosso namoro, noivado, casamento, filhos, conquistas, perdas, o nosso neto, a salvação dele e até a sua morte. Sabe,aquele aperto no coração sumiu e. Desde então estou mais tranquila e em paz. Hoje, chorei por saber que ele ainda cuida de mim, a pensão. Que vou receber e além do que eu esperava, deus não. Desampara seus filhos , louvo a deus por isso pelo seu amor,cuidado e proteção. Beijos minha linda- SAN

Viviana disse...

Querida maninha Esperança

Sem dúvida!

Fez a melhor decisão da sua vida!

Um beijo
Viviana

Viviana disse...

Querida Sandrinha

Nada tem que agradecer, amiga linda.
Temos ordens do nosso Paizinho para assim proceder...

Como deve estar a ser difícil, amiga!?
"Falta um em casa"...

Só de pensar...

Que bom que a Sandrinha conseguiu abrir o seu coraçãozinho e expor tudo ao Senhor!

Achei bonito...colocar tudo...desde o namoro...diante do Senhor!
Ele aprecia que assim façamos.

Que bom que "a paz se instalou"!

Ela vai ficar, sim.
O nosso Abba é Fiel!
Quanto Ele nos ama!

Já viu? quanto á pensão...é enternecedor, amiga.Deus é Pai! Ele preocupa-se e cuida dos seus filhos.

Chamava-se Celso, o seu esposo?

Sabe, há alguns anos apoiei e, evangelizei, ajudei, e estive sempre por perto de uma pessoa linda - o Celso - que faleceu aos 45 anos com cancro do estomago.

Ah! mas foi uma história que encheu a minha vida e pela qual ainda hoje louvo e bendigo o Senhor.
Estou desde então a tentar ajudar e apoiar a esposa dele - a Isabel, de quem me tornei grande, grande amiga.

Desejo á Sandrinha um bom dia do Senhor.

Sigo intercedendo...

O meu afectuoso abraço
Viviana