quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Tudo é Teu! - Um Poema de Pedro Homem de Mello


O Poeta e escritor -  Pedro Homem de Mello


















               
          TUDO É TEU!


Descalço venho dos confins da infância
Que a minha infância ainda não morreu.
Atrás de mim em face ainda há distância,
Menino Deus, Jesus da minha infância,
Tudo o que tenho, e nada tenho, é teu

Venho da estranha noite dos poetas,
Noite em que o mundo nunca me entendeu
Vê trago as mãos vazias dos poetas.
Menino Deus, amigo dos poetas,
Tudo o que tenho, e nada tenho, é teu

Feriu-me um dardo, ensanguentei as ruas
Onde o demónio em vão me apareceu.
Porque as estrelas todas eram suas
Menino irmão dos que erram pelas ruas
Tudo o que tenho, e nada tenho, é teu!

Quem te ignorar ignora os que são tristes
Ó meu irmão Jesus, triste como eu
Ó meu irmão, menino de olhos tristes,
Nada mais tenho além dos olhos tristes
Tudo o que tenho, e nada tenho, é teu!"

 Pedro Homem de Mello

2 comentários:

dilita disse...

Bom dia amiguinha Viviana.

Linda, linda esta poesia!
Obrigada por a ter escolhido e colocado aqui para nós, fiquei a saber mais, porque a conhecia mas estava convencida de que era do Miguel Torga. Admiro imenso estes dois Srs. Poetas; diferentes, mas iguais.
Bem haja viviana, por recordar os valores portugueses.

Permita-me que junte aqui um abraço de agradecimento para a sua maninha Esperança. Reparei bem, e gostei das palavras que deixou neste seu espaço para mim.
(tentei encontrar o seu blog mas não consegui)
Também gosto do que ela escreve, comentários sempre bonitos. Até o nome dela,Esperança,é bonito...
Beijinhos a repartir pelas duas maninhas.
Dilita

Viviana disse...

Querida Dilita

Como me apercebi que os poemas do poeta Pedro Homem de Mello que publiquei neste espaço, têm despertado bastante interesse, estou a tentar pôr mais em evidência a sua obra.

Ele é merecedor pleno!

Quanto ás suas amáveis palavras para com a minha maninha Esperança, fico muito grata

Ela tem uma alma linda!
Também gosto dos comentários que ela aqui deixa.

Obrigada!
Irei "dar-lhe o seu recado".

Um grande a afectuoso abraço,amiga
Viviana