terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Hospital de S. João, no Porto, vence Prémio Mundial de Inovação


Equipa multidisciplinar da instituição hospitalar foi distinguida graças a uma solução para aumentar a monitorização e segurança dos doentes internados. © Hospital de São João

"O Hospital de São João, no Porto, acaba de conquistar um galardão internacional de inovação atribuído pela Microsoft Corporation. A instituição hospitalar conquistou o primeiro prémio no concurso "Microsoft Health Users Group Innovation Awards 2014" com uma solução tecnológica desenvolvida para ajudar a aumentar a monitorização e segurança dos seus doentes internados.

O Centro Hospitalar de São João foi premiado graças à solução informática VITAL (VIgilância, MoniTorização e ALerta), que monitoriza a cada segundo toda a informação de parâmetros fisiológicos e resultados laboratoriais dos doentes em busca de determinados padrões que possam indicar se o paciente se está a deteriorar clinicamente (situação que, se não for detetada atempadamente, pode resultar em entradas em cuidados intensivos ou mesmo em morte). 

Em comunicado, o Hospital de São João explica que o VITAL foi desenvolvido com a ajuda de uma equipa multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros e especialistas em tecnologia de Business Intelligence através de uma parceria com a empresa portuguesa DevScope. 

O instrumento constitui-se, portanto, como uma forma de auxiliar a monitorização dos doentes internados e, consequentemente, aumentar a sua segurança durante a sua estadia no hospital."

 (http://boasnoticias.sapo.pt/)

Nota pessoal:

Foi com enorme regozijo que acolhi esta boa notícia.
Como enfermeira que fui, durante cerca de 40 anos, e com uma saudade imensa do meu tempo de trabalho no bloco operatório do Hospital de Santa Maria - em Lisboa, que, na altura "concorria" com o de S. João  -  ambos eram novos...o de Santa Maria alguns anos mais velho, sorrio de contentamento,  ao me aperceber do quanto os nossos profissionais de saúde se empenham e se se esforçam  para o bem das pessoas  com quem lidam profissionalmente no seu dia - a - dia.
Sinto muito orgulho por eles...e também  por o meu país...que  apesar das dificuldades que atravessa, investe  o máximo que pode  no nosso "exemplar" Serviço Nacional de Saúde, que é um modelo para muitos outros países. Aproveito também  para dizer do meu apreço e admiração  pelo nosso actual Ministro da Saúde - Dr.  Paulo Macedo.


Sem comentários: