terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Para Glória de Deus - Um Poema de Gióia Júnior


Fonte da imagem:amigosvirtuaisabencoadospordeus.blogspot.com 













 PARA GLÓRIA DE DEUS

Para glória de Deus é que em noites geladas
e em cinzentas manhãs e frias madrugadas,
meus versos tenho escrito - eis a grande verdade.
Que não haja em minha alma a mínima vaidade.
Que vaidade teria a estrela no seu lume
e o mar em seu poder e a rosa em seu perfume?
Tu me deste, Senhor, a lira que dedilho
para que eu glorifique o nome do TEU FILHO,
e o proclame aos mortais e o bendiga e enalteça;
faze que  eu diminua a fim de que Ele cresça.

Dá que eu possa vencer a condição humana
e me afaste, Senhor, dessa estrada profana
que engana e desorienta e desatina e ilude
e corre para o vício e foge da virtude.

A Poesia, é mister que tenha sempre um fim,
deve a poesia fugir da  Torre de Marfim
e sofrer com o povo e sentir mais e mais
as negras aflições dos problemas sociais:

as estrofes, bem sei, não serão menos belas
se trouxerem nos pés a lama das favelas
e os versos não serão, por certo menos nobres
se exigirem o pão para os meninos pobres.
Hoje em dia se pede ao poeta que não sonhe
e não fuja da terra e jamais se envergonhe
de dizer a verdade...É mister que a poesia
seja mais realidade e menos fantasia.

Tu me deste, Senhor, esta lira modesta
a fim de que eu mostrasse em cânticos de festa
que devemos deixar todos os outros alvos,
para encontrar a Cruz, onde nós somos salvos
não pela nossa  glória ou pela nossa luz,
mas pela expiação do sangue de Jesus!

Há quem cante o prazer e as delicias da terra,
há quem chame as nações para os males da guerra,
há daqueles também de fronte coroada
que escrevem muita coisa e que não dizem nada;
e eu, que posso dizer dos pobres cantos meus?

 - Meus versos escrevi para Glória de Deus!

 (Gióia Júnior - no livro - Jesus Alegria dos Homens)

6 comentários:

Maria disse...

Gióia Júnior, é bom recordar os seus belos poemas.

Infelizmente dizer poesia nas igrejas caiu em desuso.

Obrigada pela lembrança. Beijos.

Viviana disse...

Querida Mimi

Imagino quanto recorda o poeta Gióia Júnior!
Quantos poemas deve ter recitado!?

Na Igreja onde culto-o o Senhor, ainda há o hábito de recitar poesias...
O pastor Leal...di-las maravilhosamente.
Peço-lhe muitas vezes para as recitar nos cultos dirigidos pela União Feminina (4ºs Domingos do mês)

Um grande abraço
Viviana

esperança disse...

Boa noite minha querida maninha, oxalá passes uma noite de repeso regenerador…Assim como aquele que tanto amamos, e todos os nossos familiares e amigos.

Muito, muito lindas as belas palavras deste poema de Gióia Júnior. Gostei de o ler…

Viviana disse...

Querida maninha Esperança

É lindo este poema!

Tocante!

Um beijo
Viviana

Elisabeth Lorena Alves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elisabeth Lorena Alves disse...

Olá linda.
Meus seguidores estavam desesperados por esse poema. Peguei aqui, mas mantenho o link em Serviços, para que eles possam conhecer aqui também.
Parabéns pelo belo blog.
Beijos
ELA