sexta-feira, 21 de março de 2008

O Servo Sofredor


Quem deu crédito á nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor?
Porque foi subindo como renovo perante Ele e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e olhando nós para Ele, nenhuma beleza via-mos para que o desejássemos.
Era desprezado, e o mais indigno entre os homens; homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
Verdadeiramente Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as dores levou sobre si; e nós o reputámos por aflito, ferido de Deus e oprimido.
Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos trás a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.
Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.
Ele foi oprimido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e, como a ovelha muda perante os seus tosquiadores Ele não abriu a sua boca
Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo foi Ele atingido.
E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; porquanto nunca fez injustiça, nem houve engano na sua boca.
Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão.
O trabalho da sua alma Ele verá, e ficará satisfeito: com o seu conhecimento o meu servo, o justo justificará a muitos, porque as iniquidades deles levará sobre si.
Pelo que lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá Ele o seu despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas Ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercede.


Livro do profeta Isaías capítulo 53

Sem comentários: