terça-feira, 4 de março de 2008

Requiem por Maria Gabriela Llansol



A Escritora e a sua Casa em Colares - Sintra

A escritora Maria Gabriela Llansol faleceu ontem vítima de cancro, na sua casa em Colares – Sintra. Nasceu em Campo de Ourique – Lisboa, no dia 24 de Novembro de 1931, contava portanto 76 anos.
Tinha ascendência espanhola pelo lado materno, daí o nome Llansol.
Depois de ter completado os seus estudos superiores, e ter dirigido um Jardim de Infância, partiu para a Bélgica, no ano de 1965, onde se “exilou", regressando a Portugal no ano de 1985, para se “isolar” na bela e verdejante Colares, nos arredores de Sintra, seu local de eleição, onde viria a falecer a 03/03/2008.
Deixa cerca de 30 obras marcadas por uma escrita inovadora e á margem da literatura. È considerada uma das mais inovadoras escritoras de ficção portuguesa contemporânea. O seu primeiro livro foi escrito em 1962 e intitula-se Os pregos na Erva”.
Todo o seu espólio foi doado á Associação de Estudos Llansolianos, criada em 2006 para estudar a obra da autora.
Também em Colares, na sua casa, foi criado “O Espaço Llansol”, que poderá consultar através da Internet – Espaço Llansol – (escrito a lápis). Embora, não conhecendo a sua vasta obra, quero desta forma simples mas sincera, prestar a esta grande escritora portuguesa, a minha sentida homenagem e, uma coisa eu quero, é logo que tenha oportunidade para o fazer, visitar o Espaço Llansol em Colares, pois creio que irei gostar muito.

Sem comentários: